Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Mais de 130 mil pessoas visitaram o Palácio Tiradentes nos últimos quatro anos

Para os interessados em um programa cultural, aliado à história política do Estado e do País, o Palácio Tiradentes, sede do Parlamento fluminense, surge como um roteiro natural. A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro oferece visitas guiadas pelos diversos ambientes do prédio, inaugurado em 1926 para funcionar como a Câmara dos Deputados. No roteiro, os visitantes conhecem o Plenário Barbosa Lima Sobrinho, o Salão Nobre, a Biblioteca D. Maria Portugal e a exposição permanente Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro, que foi totalmente remodelada no ano passado. O número de visitantes comprova o sucesso do serviço: foram mais de 130 mil pessoas nessa legislatura, com média de trinta mil por ano. "Com a inauguração da nova iluminação, em maio de 2006, o Palácio Tiradentes foi integrado totalmente ao corredor cultural do Centro da cidade e ficou ainda mais imponente à noite. Para quem já viu a exposição, fica o convite para uma nova visita", ressalta o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB).

Os visitantes são acompanhados por alunos do curso de História da Uerj, que, em sua maioria, falam inglês, francês e espanhol, a fim de atender turistas, já que a média de estrangeiros visitantes é de três mil por ano. "O importante é tornarmos a visita uma aula de cidadania e democracia. Os monitores conduzem os estudantes, professores, turistas e idosos, profissionais de todas as áreas e cidadãos curiosos pela compreensão do funcionamento da Casa legislativa. É uma aula histórica sobre o País e o processo que culminou na conjuntura política atual", explica o coordenador da exposição, Fábio Guimenes.

Ao agendar a visita guiada pelo telefone (21) 2588-1251, alunos de escolas públicas, grupos da terceira idade e de projetos ou organizações não-governamentais ligadas aos governos municipal, estadual ou federal têm direito a transporte e lanche. De acordo com Guimenes, o número mais expressivo entre os visitantes em idade escolar está entre estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. "O que mais atrai as crianças é a grandiosidade da fachada do Palácio Tiradentes. Ao entrar, elas querem conhecer o plenário e saber onde os deputados trabalham", afirma o coordenador do serviço. A entrada é franca, e a visita guiada funciona das 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Nos sábados, domingos e feriados o serviço está disponível das 12 às 17 horas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira