Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2008 - 10:06

Livro editado pela alerj resgata luta de Brizola pela redemocratização

Através de uma parceria entre o Núcleo de Memória Política Carioca e Fluminense da Assembléia Legislativa do Rio e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o livro "A Força do Povo: Brizola e o Rio de Janeiro", organizado pela historiadora Marieta de Moraes Ferreira, foi lançado no dia 26 de maio (segunda-feira), no Saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes. O presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), participou da solenidade e lembrou que há uma década a Casa, por intermédio do Núcleo de Memória, tem resgatado parte da história da Política nacional e do estado. "No caso do ex-governador Brizola, já tínhamos realizado uma exposição e feito diversas homenagens, mas ainda faltava uma publicação significativa para lembrar esse homem, que foi o político com maior carga nacionalista do País", destacou o peemedebista.

O governador Sérgio Cabral afirmou que veio ao lançamento do livro por razões institucionais, para homenagear os projetos de Brizola quando chefe do Executivo fluminense. "Temos que admirar seus feitos e sua luta pela redemocratização, seu amor pelo povo, pelo País e pela sua história, em parte resgatada por esta obra", pontuou Cabral. De acordo com o governador, seu mandato tem tentado reproduzir o que seria uma máxima da política brizolista de ampliar a oferta educacional para a população. "Ele não foi o último, mas foi o governador que mais investiu em Educação na nossa história. Além disso, para mim, uma síntese do que Brizola representa é a Passarela do Samba, pois simboliza um respeito às manifestações culturais e também à Educação", afirmou.

Segundo a organizadora da obra, a idéia para a realização do livro surgiu há dois anos. Embora a vontade de escrever sobre o político existisse desde quando Brizola era vivo, a oportunidade para publicar os textos recolhidos sobre o ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio foi possível graças à parceria firmada entre Alerj e FGV. "Trabalhar no livro foi muito prazeroso. Tivemos o intuito de retratar Brizola a partir de sua trajetória no Rio de Janeiro, desde as eleições para deputado federal até o seu retorno com a anistia e a candidatura a governador fluminense em 1982", explicou a historiadora Marieta Ferreira. Para o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os atos de Brizola simbolizaram o amor do político pelo País. "Convivi com Brizola durante 25 anos e foi durante esse tempo que conheci o real significado de amor ao povo, de integridade e dedicação política, esse mesmo amor que é retratado no livro", ressaltou Lupi.

O livro dedicado a Leonel Brizola faz parte da coleção "Perfil Político" e os artigos que compõem a obra retratam a vida de seu homenageado – deputado estadual e federal, prefeito, governador de dois estados, líder de massas e fundador de movimentos, entidades e partidos políticos – e discutem temas essenciais de sua trajetória, como o início de sua carreira política em território gaúcho, as sucessivas eleições e seu primeiro Governo no Estado do Rio, o programa de educação implantado nos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), a sombra do populismo, o projeto de chegar à Presidência da República e sua relação com a imprensa e os movimentos sociais.

Também prestigiaram o lançamento os deputados Paulo Ramos, Cidinha Campos e Wagner Montes, todos do PDT, Gilberto Palmares e Alessandro Molon, ambos do PT, Graça Matos e Paulo Melo, ambos do PMDB, Sabino (PSC) e Mário Marques (PSDB) e o deputado federal Vieira da Cunha (PDT-RS), além da secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Benedita da Silva, e o diretor da Fundação Getúlio Vargas, Celso Castro. | www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira