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27/05/2008 - 10:34

Confiança é destaque na APAS 2008

Primeiro dia do evento reflete otimismo do setor independentemente de cenário internacional pouco favorável, em relação à crise de alimentos.

Durante a sessão solene de abertura da APAS 2008 - 24º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, o presidente da associação, João Sanzovo Neto, ressaltou que houve aumento da receita pública do país mesmo sem a cobrança da CPMF. Ele lembrou que, até o final de abril, o crescimento foi 13% superior aos quatro primeiros meses de 2007, e disse que o setor vê com preocupação o movimento visando ressuscitar a contribuição.

Na presença do relator da reforma tributária, deputado federal Sandro Mabel, Sanzovo disse esperar que o parecer a ser enviado ao plenário contemple, de fato, a desoneração da economia. E, ainda sobre o cenário econômico, afirmou que o setor iniciou maio com as esperanças renovadas com o grau de investimento concedido ao Brasil. Porém, o presidente da APAS não deixou de citar fatores internacionais desfavoráveis como a redução mundial dos estoques de alimentos. Sobre esse tema, foi categórico: “Para garantir o abastecimento, governos de todo o mundo terão de derrubar suas barreiras protecionistas e aumentar os investimentos em tecnologia agrícola”.

Para mostrar que o cenário mundial desfavorável não afeta a confiança dos supermercadistas, Sanzovo citou dados da pesquisa Retrato do Varejo, edição 2008, desenvolvida pela APAS em parceria com as empresas Nielsen e LatinPanel. Entre eles, o de que o setor registrou um crescimento real de 6% em faturamento para um aumento de apenas 1,2% no número de lojas, o que mostra um ganho significativo de produtividade.

O governador José Serra respondeu ao pedido do presidente da APAS para que seja feita ampla divulgação na mídia a respeito da “Nota Fiscal Paulista”. Segundo Serra, serão investidos R$ 20 milhões em anúncios. A contribuição da associação nas ações ambientais foi elogiada pelo governador: “Nossa agenda com a APAS inclui itens como conscientização e melhoria ecológica nas embalagens. Os supermercados são nossos aliados, principalmente junto à população”, afirmou Serra, anunciando ainda melhorias nas estradas e no transporte público.

O prefeito Gilberto Kassab também destacou a contribuição da APAS nas ações ambientais: “A entidade dá exemplo ao colocar a sustentabilidade como tema do evento. Agradeço especialmente o apoio da APAS no projeto ‘Cidade Limpa’, que tornou São Paulo a cidade menos poluída visualmente do mundo”, disse Kassab lembrando que os supermercados se adequaram à legislação dentro do cronograma estabelecido.

Na ocasião, foram assinados quatro documentos. O primeiro um acordo entre a APAS e a Volkswagen para oferecer condições vantajosas aos associados na compra de caminhões, por um período de três meses. Outra parceria, com o SEBRAE-SP, tem objetivo de promover o intercâmbio comercial entre redes de supermercados e micro-empresas fornecedoras no interior de São Paulo. A APAS fechou ainda um compromisso para reduzir o consumo de sacolas plásticas no país em, no mínimo, 30%. São parceiros nessa iniciativa cinco instituições, entre elas, a Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos. Por último, foi assinado um protocolo de intenções entre a Associação e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A meta é promover operações conjuntas de educação ambiental, como fazer dos supermercados postos de coleta de pilhas e baterias.

Amanhã, segundo dia da feira, tem início o Congresso de Gestão, com mais de 50 palestras. Bernd Schmitt, da Columbia University, fala nesta terça-feira sobre o “Marketing da Experiência”, destacando as sensações dos consumidores no ponto-de-venda.

Perfil da APAS – A APAS representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento e promover a melhoria do setor. A entidade conta com 1.200 associados, somando 2.200 lojas.

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