Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2021 - 07:43

Centro-Sul Fluminense já recuperaram os empregos perdidos nos piores meses de pandemia, diz Firjan


Cinco dos oito municípios da região já estão ativos.

Indústria foi responsável por criar 67% de todas as vagas abertas em 2021. Setor de Serviços tem melhor resultado do ano até o momento. Em todo o Estado do Rio, seis em cada dez vagas perdidas já foram recuperadas, mostra a plataforma Retratos Regionais da federação.

O mercado de trabalho do Centro-Sul Fluminense registrou saldo de 320 novos empregos em maio. Indústria (+127) e Serviços (+117) lideraram as contratações, seguidas por Agropecuária (+48) e Comércio (+28). Com o resultado positivo no mês, cinco dos oito municípios da região já compensaram todas as vagas perdidas entre março e junho de 2020, piores meses da pandemia. Neste período 1.845 vagas foram perdidas, porém de julho de 2020 em diante 2.101 vagas foram abertas gerando saldo positivo no saldo de empregados e desempregados, como mostra levantamento da plataforma Retratos Regionais da Firjan.

No acumulado de 2021, 901 postos de trabalho foram abertos na região, com destaque para o setor industrial (+609) responsável por 67% do total de empregos. Comércio (+280) e Agropecuária (+54) vem em seguida. Já Serviços (-42) ainda apresenta mais demissões do que contratações no ano. No entanto, os resultados de maio mostram que o setor teve o melhor resultado do ano até o momento, seguindo um movimento também visto em outras regiões fluminenses.

No Centro-Sul, serviços ligados à Administração Pública (+20), Educação (+20), e de Escritório e Apoio Administrativo (+17) lideraram as contratações. Na Indústria, a maior parte dos empregos gerados foi no segmento de Fabricação de Produtos de Borracha e Material Plástico (+49), seguido pela Construção Civil (+17).

Três Rios (+149) registrou maior número de empregos criados para o mês, acompanhado por São José do Vale do Rio Preto (+66), principalmente pelas contratações para o Cultivo de Café (+54), e Areal (+43).

Presidente da Firjan Centro-Sul, Alceir José Corrêa, acredita que a melhora do cenário econômico nacional reflete na confiança do empresário para novas contratações. — Esses dados mostram que uma retomada econômica está ocorrendo e que os próximos meses deverão ser ainda mais aquecidos em todos os segmentos. As empresas voltaram a contratar para atender a demanda do mercado, mas muito ainda preciso avançar para que haja um cenário animador, de confiança total e que estimule novos investimentos. O governo precisa avançar em reformas e projetos importantes que deem garantias e melhores condições para o setor produtivo nacional — enfatiza o presidente.

Estado do Rio caminha para recuperação total dos empregos — Em âmbito estadual, a criação de 17.610 novos postos de trabalho formais em maio, marcou o quarto resultado positivo consecutivo e o melhor desempenho desde novembro. O levantamento destaca que houve saldo positivo em todos grandes setores: Serviços (+11.125), Comércio (+3.211), Agropecuária (+2.003) e Indústria e Construção (+1.271).

Os primeiros meses da pandemia da Covid-19 impactaram profundamente o mercado de trabalho nacional e fluminense, uma vez que as empresas ainda precisariam se adaptar aos novos protocolos de funcionamento e às restrições impostas pelas autoridades para conter a circulação do vírus. Com isso, entre março e julho de 2020, o estado do Rio fechou mais de 191 mil vagas com carteira assinada.

— A partir processo de recuperação gradual do emprego, entre agosto de 2020 e maio de 2021 houve a abertura de 116.989 vagas. Em outras palavras, isso indica que seis em cada dez postos de trabalho com carteira assinada fechados nos primeiros meses da pandemia já foram reabertos no estado — ressalta o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

Na maior parte dos municípios, inclusive, as perdas observadas no início da pandemia já foram mais do que compensadas: 56 dos 92 municípios do estado apresentam saldo líquido de geração de empregos no acumulado de março de 2020 a maio de 2021.

Plataforma Retratos Regionais — A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através do endereço: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira