Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2021 - 07:52

Azul recebe homologação para operar no Santos Dumont


Sob condições meteorológicas adversas. Companhia treinou pilotos e realizou simulações com aeronaves durante quatro meses para procedimentos de aproximação em situações desfavoráveis de pouso no aeroporto fluminense; com certificação fornecida pela Anac, Azul espera melhorar a regularidade de suas operações no SDU.

– Quem viaja regularmente para o Rio de Janeiro com a Azul perceberá que, a partir de agora, corre menos riscos de ter seu voo desviado para o Galeão em caso de o Santos Dumont apresentar condições meteorológicas adversas para pouso. Desde o dia 03 de julho (sábado), a companhia se tornou a mais nova aérea do país a receber da Anac a homologação RNP-AR 0.1, procedimento que permite que aviões realizem procedimentos de aproximação no aeroporto carioca mesmo em cenários climáticos desfavoráveis. Por enquanto, a certificação é exclusiva para aeronaves modelo Airbus A320neo.

Considerado o mais exigente dentre as certificações da Anac, o RNP-AR 0.1 deixa a frota de Airbus da Azul muito menos exposta a alternar voos devido ao mau tempo, especialmente durante o inverno, em que há a presença de nuvens baixas no entorno do aeroporto fluminense. Com o novo procedimento, aviões da companhia têm autorização para manter aproximações de maior precisão até uma altura de até 300 pés (equivalente a um prédio de 30 andares), mesmo sob condições adversas. Sem o uso do RNP-AR 0.1, essas aproximações só podiam ser realizadas até 950 pés (equivalente a um prédio de 95 andares). Ou seja, as aterrisagens passam a ocorrer em condições de baixa visibilidade, mas em total segurança.

— o RNP-AR 0.1 é uma navegação baseada em satélites e que exige uma sintonia muito precisa entre aeronave, operador aéreo e tripulação. Conquistar essa autorização era fundamental para a operação no Santos Dumont, já que ela amplia o nosso patamar operacional, mantém a segurança das aeronaves e torna a Experiência Azul para quem voa — de e para o Santos Dumont – muito mais completa. Esse projeto fluiu de forma fantástica e com muito engajamento de todos os participantes e nossa expectativa é de reduzir o número de voos alternads em 23% — destaca Guilherme Holtmann, gerente geral de Flight Standards e Treinamento da Azul, que comandou os treinamentos para a certificação da aeronave.

Para obter a certificação, a Azul envolveu diversas áreas da companhia, além de equipes da Anac. — Só da Azul foram mobilizados cerca de 30 profissionais, entre pilotos, engenheiros, controladores de voo e planejadores de escala. E cumprimos todas as etapas do processo em menos de quatro meses, antes do prazo estabelecido pelo comitê executivo da companhia. Realizamos mais de 75 voos comerciais simulando o procedimento e treinamos cerca de 170 pilotos também nos simuladores até a aprovação final da Anac — comemora Holtmann.

O próximo objetivo da companhia é iniciar os trabalhos para certificar a frota de jatos de nova geração da Embraer, os 195 E2, para operações em procedimento RNP-AR 0.1.

Perfil — A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo aproximadamente 700 voos diários para mais de 110 destinos. Com uma frota operacional em torno de 140 aeronaves e mais de 9.500 funcionários, a Companhia possui 203 rotas em 31 de dezembro de 2020. Em 2019, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea da América Latina pelo TripAdvisor Travelers' Choice e também foi classificada como a melhor companhia aérea regional da América do Sul pelo nono ano consecutivo pela Skytrax. Adicionalmente, em 2019, a Azul ficou entre as dez primeiras companhias aéreas de baixo custo mais pontuais do mundo, de acordo com a OAG. | www.voeazul.com.br/ri.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira