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21/07/2021 - 15:12

Qual a importância de conhecer seu público-alvo?


Palavra-Chave: público-alvo.

Meta-Descrição: Você conhece seu público-alvo? Nesse post, você confere o que é, qual a sua importância para qualquer negócio e como defini-lo!

Você sabe qual é a importância de conhecer o público-alvo do seu negócio? Se você chegou até aqui, provavelmente já possui uma leve noção do quanto isso é importante para fazer o seu negócio crescer!

Por isso, elaboramos esse post para te explicar, em detalhes, o que é público-alvo, a importância de conhecer o seu e dicas de como defini-lo com precisão. Então, confira tudo abaixo!

O que é o público-alvo? O público-alvo de um negócio se refere a uma parcela da sociedade, a qual abriga o tipo de consumidor para os quais a sua empresa direciona as ações de marketing digital. Ou seja, divulga os produtos e serviços. Basicamente, esse grupo de pessoas possui características em comum, que fazem dos participantes, ótimas oportunidades de vendas. Eles podem ter um mesmo grau de escolaridade, idade, gênero, interesses e objetivos, por exemplo.

Então, em resumo, o público-alvo de uma marca é uma fatia da população que possui todas as características do interesse da sua empresa. Criando o match ideal entre as necessidades das pessoas, e os resultados que você pode entregar.

Qual a importância de conhecer seu público-alvo? Em primeiro lugar, tenha em mente que conhecer o seu público-alvo, suas características e gostos, é um processo fundamental para atingir sucesso. E isso é importante independente do produto ou serviço que você venda.

Esse processo é muito importante, pois é através dele que você conhece o perfil dos seus potenciais consumidores. Com isso, você pode pensar em estratégias, e formas de criar uma comunicação eficiente com eles ao anunciar no google por exemplo, criar uma estratégia específica para SEO e também ao criar um planejamento estratégico.

Conhecer bem o seu público alvo é essencial até mesmo aprimorar ou criar novos produtos e serviços, que consigam atender às demandas específicas desse público. 

Por isso, conhecer o seu público envolve tomar consciência dos problemas, dúvidas e anseios que eles possuem. Desse modo, de acordo com essas informações, você pensa na melhor maneira de chegar até eles e de abordá-los. Tocando, diretamente, na dor que eles possuem, e mostrando que você oferece uma solução, que pode ajudá-los a alcançar o que precisam.

Caso sua empresa decida terceirizar os serviços de publicidade através da contratação de uma agência de marketing digital, também será essencial fornecer uma imagem clara do público alvo, para que a comunicação seja assertiva.

Público-alvo e persona: qual a diferença? Apesar de parecerem a mesma coisa, existem algumas diferenças entre o seu público-alvo e a sua persona. Basicamente, o conceito de público-alvo é muito mais abrangente, enquanto o da persona é mais específico.

O processo de definição do público, parte da análise de grupos de pessoas como um todo, que possuem algumas características em comum, como:

• Gênero;
• Idade;
• Profissão;
• Cidade;
• Etc.

Mas todas são mais abrangentes. Em contrapartida, no processo de criação de uma persona, você cria um “cliente ideal” da sua marca, que é definida de forma humanizada e personalizada, considerando o seu negócio.

É uma ficha com nome, idade, informações e uma breve história de quem é a persona ideal, onde contém todas as características principais de quem mais compra de você.

Portanto, a principal diferença é que a definição de público se preocupa mais com as características gerais de quem você quer atingir. Enquanto a persona se aprofunda em entender os problemas, dúvidas e objetivos que o seu cliente ideal possui.

Como definir seu público-alvo? É necessário defini-lo com clareza. Só assim você terá certeza de que está mirando nas pessoas certas. Então, veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse processo: Faça perguntas — Para conhecer o seu público-alvo, nada melhor do que conhecer os clientes que você já possui. Dessa forma, você pode captar informações sobre eles, e compreender melhor o seu comportamento.

Assim, você consegue reduzir as chances de acabar errando na definição. Afinal, as respostas não são suposições, mas sim, dados reais dos seus clientes.

Essas são algumas ideias de perguntas que você pode fazer:

• Quais são os seus objetivos?
• Quais problemas impedem você de conquistá-los?
• Nome, idade, profissão.
• Quais as expectativas sobre o meu produto e serviço?

Você pode elaborar um questionário, e oferecer algo em troca para os clientes que aceitarem participar da pesquisa. Dessa forma, você consegue ainda mais dados e uma definição mais precisa!

Procure por dados de pesquisas de segmentação de mercado — Você ainda pode utilizar pesquisas já feitas, que se referem à segmentação de mercado na qual você atua, ou deseja atuar.

Essas pesquisas são ótimas para encontrar informações, as quais você não conseguiria obter questionando os seus clientes.

Além disso, também podem ser úteis para criar conteúdo e desenvolver novos produtos. Essas pesquisas podem ser encontradas em revistas sobre o seu setor, materiais de parceiros ou, até mesmo, na página dos concorrentes!

Definir os pré-requisitos para ser seu cliente — Pense, considerando o que você está vendendo, quais são os pré-requisitos para que uma pessoa, realmente, possa usufruir dos benefícios do seu produto ou serviço. Esses pré-requisitos podem ser diversos como, por exemplo:

• A necessidade de possuir algum tipo de equipamento indispensável;
• Necessidade de infraestrutura básica;
• Conhecimento em alguma área específica;
• E vários outros.

Só essas informações já podem te dar uma visão bem ampla do seu público-alvo, sem a necessidade de pesquisa.

Documente todas as informações obtidas — Para finalizar, não esqueça de documentar todas as informações que você conseguiu obter nos passos anteriores. É muito importante que você não perca nenhuma informação. Assim, você não terá que realizar todas as pesquisas de novo no futuro.

Crie um documento e registre tudo! Você pode organizar os dados, e consultá-los para elaborar uma estratégia precisa depois.

É importante que todos os membros da empresa consigam acessar essas informações com facilidade. Afinal, elas são muito úteis para todas as áreas, desde o marketing até o desenvolvimento.

Como falamos no decorrer do artigo, conhecer com precisão o seu público-alvo é fundamental, para que as suas estratégias atinjam as pessoas corretas, e gerem resultados concretos.

Por isso, vale a pena gastar um tempo fazendo essas análises e buscas, na tentativa de conhecer sempre mais sobre os seus clientes.

Outra dica é, de tempo em tempo, sempre procurar fazer pesquisas com os clientes da sua base. Pois os gostos, objetivos e necessidades vão mudando. E isso abre grandes oportunidades para você desenvolver novos produtos para ofertar à eles! Resultado do CopySpider: 1,79%.

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