Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2008 - 11:16

Ticket Car mostra como economizar com alta do combustível

O mês de maio já acumula alta de 8,8% no preço nacional do diesel, resultado do aumento anunciado pela Petrobras no início do mês. Essa alta já reflete no preço do diesel na bomba, revela pesquisa feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), e afeta diretamente transportadoras e demais empresas com frotas que utilizam este derivado de combustível. Segundo o Ticket Car, produto de gestão de veículos da Ticket, o gasto médio mensal por caminhão de uma frota, com combustível, é de R$ 5.000,00.

Com o aumento do diesel, esse custo vai para R$ 5.440. Isso significa que, em um ano, um caminhão consome R$ 5.280 a mais do que consumia antes do aumento. Essa diferença gera um ciclo de aumentos em cascata, já que as empresas são obrigadas a repassar o aumento para os fretes que, por sua vez, obriga as companhias a aumentarem os custos do produto final ao consumidor, impulsionando a inflação.

Para auxiliar o gestor na administração de sua frota, o Ticket Car fez um levantamento no qual mostra que é possível economizar em combustível apesar da alta dos preços. Muitos são os fatores que acarretam essa diferença como, por exemplo, o modelo de pagamento das despesas com o veículo inadequada à realidade operacional do uso da frota.

A falta de políticas e processos de gestão dentro das organizações são apontadas como as grandes responsáveis por esse prejuízo desnecessário e fácil de ser combatido. “É necessário um estudo financeiro, que não exige profundidade, do que é melhor para a empresa. Existem algumas medidas simples que o gestor pode adotar com grande ganho em produtividade e economias que poderão ser destinadas para outros fins dentro da empresa”, explica Marcelo Nogueira, gerente de Negócios do Ticket Car.

Algumas dicas que podem ajudar no dia-a-dia dos gestores e usuários:.Abastecimento - Ter o controle se o veículo corresponde ao tipo de carga transportada, já que a sobrecarga leva a um consumo maior de combustível | Evitar os arranques e rápidas retomadas de velocidade para não forçar o motor | Nunca acelere com o carro parado, nem deixe o veículo ligado sem necessidade | Atente para o melhor combustível a ser utilizado. Na maior parte do Brasil, o uso do álcool se mostra com maior custo-benefício em, relação à gasolina | A calibragem incorreta dos pneus, além de estragá-los, também acarreta maior consumo.

Manutenção: É importante que sejam feitas frequentemente revisões periódicas, verificando todos os componentes mecânicos como fluídos, filtros e equipamentos de segurança para evitar futuros problemas mais graves no veículo.

A manutenção preventiva das condições da frota, além de evitar acidentes e contribuir com o meio ambiente, previne gastos mais significativos com problemas decorrentes e veículos parados por mais tempo na oficina mecânica.

Pneus: Para melhor conservação dos pneus, é necessário, em primeiro lugar, que se use o tipo adequado para o veículo e de acordo com o serviço para qual será usado, como estrada ou cidade | A profundidade dos sulcos do pneu indica se ele está em boas condições ou não. Um pneu gasto aumenta as chances de aquaplanagem e perda de direção nas frenagens | Manter o carro alinhado e balanceado é fundamental para dirigir com tranqüilidade, pois aumentam a estabilidade do veículo e a vida útil dos pneus.

É importante que, no máximo, a cada 15 dias os pneus sejam calibrados de acordo com especificações do veículo.

O Ticket Car - No mercado desde 1990, inicialmente apenas para abastecimento, o Ticket Car é uma linha de produtos e serviços para gestão de despesas de veículos, que inclui gestão do abastecimento e manutenção, serviços de Assistência 24h, Administração de bomba de combustíveis interna, entre outros.

O Ticket Car traz uma economia média de até 20% na gestão de frotas empresariais e é um produto que opera 100% em cartão. Atualmente, atende a mais de 4 mil empresas-clientes. Ao todo, são 220 mil veículos geridos, atendidos por meio de 10 mil estabelecimentos credenciados.

Perfil da Ticket - Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 32 anos de atuação no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte.

Com abrangência nacional, a Ticket atende a 53 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários por meio de uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros.

A Ticket é uma empresa Accor Services – que integra as empresas Ticket, Ticket Seg, Accentiv´ e Build Up - braço de serviços do grupo Accor no Brasil, grupo mundial e líder europeu no segmento de hotéis e serviços, presente no País há 32 anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira