Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2021 - 07:47

Como a Inovação Frugal pode ajudar na retomada de Bares e Restaurantes

Setor de alimentação fora do lar foi um dos mais atingidos na pandemia, mas a sua recuperação pode estar em pensar “fora da caixa”.

Um dos setores econômicos que tem mais sentido a “dor” da pandemia da Covid-19 é o da alimentação fora do lar. Saindo de promissor e em crescimento no biênio 2018/2019 para a maior crise das últimas décadas.

Para se ter uma ideia da situação, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP) declarou que já registrou o fechamento de 50 mil estabelecimentos em todo o estado. Só na cidade de São Paulo esse número chegou a 12 mil.

Mais de um ano de pandemia fez com que muitos se reinventassem, passassem a oferecer delivery e take Away ou criassem soluções inovadoras e diferenciadas como a pizza de R$10, que dentro de limites extremos viu uma oportunidade de crescer.

A pizza de R$10 enxergou que pessoas com poder aquisitivo menor podiam ser seus clientes e criou um novo modelo de negócio de forma criativa e ainda gerando trabalho. Tudo baseando-se na compra de oportunidade, já que a pizza passa na porta do cliente na hora do jantar. As mudanças realizadas se enquadram em um conceito relativamente novo - a Inovação Frugal.

A ideia de fazer mais por menos, agir com flexibilidade e criar um ecossistema com a comunidade são alguns dos pilares da Inovação Frugal que podem ser a resposta na retomada para bares e restaurantes. No caso da Pizza de R$10 as soluções encontradas foram em relação a custos, concentração nas principais funcionalidades e performance e ecossistema frugal, conforme definição de Rosseto (2018).

Para baixar o preço todos os ingredientes passaram a ser pesados para evitar desperdício, limitou-se o cardápio a menos sabores e àqueles com a matéria prima mais barata. A forma de fazer o produto chegar ao cliente também mudou, promovendo uma “uberização” na entrega das pizzas e o marketing passou a ser realizado pelo próprio motoboy.

A Mestra em Varejo Laudiana Oliveira foi a responsável por enquadrar esse modelo de negócio no conceito de Inovação Frugal em sua pesquisa realizada em 2020, na Fundação Getúlio Vargas — Este estudo pode propiciar às empresas, principalmente voltadas ao varejo, uma visão de práticas realizadas a fim de servirem como inspiração para identificarem oportunidades no mercado ou melhorias nos seus modelos de negócios atuais, repensarem nas suas ações para reduzirem custos e beneficiar o consumidor final, gerando, assim, um negócio mais sustentável—.

Laudiana acredita que aplicar esse conceito para ince— Obviamente, cada negócio tem que descobrir a sua forma de fazer mais por menos. O estudo de modelos de negócios, a partir da inovação frugal, poderá auxiliar as empresas a repensarem suas práticas para a redução de custos dos seus produtos sem perder na qualidade—.

Hoje o setor de alimentos e bebidas representa em torno de 20% dos trabalhadores da indústria de transformação do Brasil. O alimentício representa 9,6% do total do Produto Interno Bruto (PIB), com receita de R$ 656 bilhões. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), essa performance o coloca como o primeiro maior em valor bruto de produção da indústria de transformação. Esses números mostram o impacto na nossa economia caso o setor entre em colapso.

— Os desafios para o setor de alimentação fora do lar são muitos nos próximos anos, no entanto têm muitos caminhos promissores a seguir. O que os empresários têm que ter em mente é que será necessário pensar ‘fora da caixa’ e criar soluções novas para sair dessa crise — afirma Laudiana Oliveira. |https://abre.ai/laufgv

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira