Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2021 - 08:15

Anac autoriza voos além do alcance visual a novo modelo de drones


Autorização visa expandir o uso de RPAs em setores produtivos e na construção civil.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu Autorização de Projeto à empresa AL Drones para voos além do alcance visual (BVLOS, sigla em inglês para Beyond Visual Line of Site) do drone eBeeX, fabricado pela empresa suíça SenseFly representada no Brasil pela Santiago & Cintra Geotecnologias.

A aprovação BVLOS significa que os drones podem voar sem que o piloto mantenha contato visual com a aeronave e sem a necessidade de observadores auxiliares para voar longas distâncias. Para que os drones possam usufruir dessa operação, os fabricantes devem demonstrar à Anac que seus projetos cumprem com requisitos específicos de segurança por meio de análises de engenharia e ensaios de voo com a presença de engenheiros responsáveis da Agência.

Com essa autorização, todos os operadores do SenseFly eBeeX no Brasil poderão voar BVLOS. Para isso, é preciso obter um Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA (CAER) para a aeronave. A profissionalização desse setor é fundamental para que mais empresas, de diversos segmentos do mercado, tenham acesso a drones certificados e qualificados para voos além do alcance visual. Esse tipo de certificação ajudará a expandir a operação de drones de forma relevante para a agricultura, mineração, cadastramento e construção civil, que são apenas alguns exemplos da aplicação deste produto.

A autorização de projeto Anac é obrigatória para Drones: ? Classe 3 (250g a 25kg) em voo BVLOS ou acima de 400ft | ? Classe 2 (25kg a 150kg).

AL Drones é pioneira no setor — A AL Drones é a principal referência na autorização para voos BVLOS no Brasil. Foi a primeira empresa a conquistar uma Autorização de Projeto ANac para este tipo de voo, em abril de 2019. Desde então, já conduziu o processo de autorização de cinco modelos de drones junto à autoridade aeronáutica, e possui mais seis projetos de aeronaves em andamento para certificação.

A empresa também foi a primeira a conduzir uma autorização para voos além do alcance visual com drone delivery, em parceria com a fabricante Speedbird Aero, de Franca-SP, referência em logística aérea não tripulada no país.

A AL Drones atua no setor há quatro anos, compondo uma equipe de engenheiros e pilotos com expertise de certificação aeronáutica aplicada às aeronaves remotas. A equipe traz uma bagagem de dez anos de experiência na indústria da aviação, incluindo ensaios em voo, operação e manutenção de aeronaves comerciais. | www.aldrones.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira