Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2008 - 08:10

Pesquisa revela: gestão de projetos assume papel estratégico nas empresa

Estudo realizado com 184 empresas de diversos segmentos (entre elas Petrobrás, Nestlé, Vale, IBM e Lojas Renner) mostra que área de projetos é cada vez mais valorizada por transformar as estratégias em resultados efetivos. Sucesso ou fracasso de um projeto determina o nível de competitividade de uma empresa. Profissionalização aumenta demanda por executivos qualificados, com certificação Project Management Professional (PMP), abrindo um novo campo de trabalho com amplas perpectivas de carreira.

A gestão de projetos deixou de ser encarada como “gestão de problemas” para assumir papel estratégico nas organizações. É o que demonstra o Estudo de Benchmarking em Gestão de Projetos desenvolvido pelo Project Management Institute Brasil (PMI), entidade internacional que regulamenta os profissionais do setor. Em sua quinta edição, o estudo foi realizado com profissionais de 184 empresas e instituições públicas dos mais diversos segmentos, entre elas Petrobrás, Nestlé, Vale, Votorantim, Lojas Renner, Natura, Gerdau, IBM, HP e BNDES. A pesquisa mostra claramente como a valorização da gestão profissional de projetos (ou seja, planejada e executada seguindo uma metodologia e amparada por ferramentas tecnológicas) está diretamente relacionada com o grau de competitividade das empresas.

“Elas estão descobrindo que são os projetos, e não os processos, os verdadeiros responsáveis por transformar as estratégias em resultados efetivos”, destaca Américo Pinto, coordenador geral do trabalho. Nesse sentido, de acordo com as empresas pesquisadas pelo estudo, a gestão de projetos contribui para o maior comprometimento com os objetivos e resultados (81%), disponibilidade de informação para tomada de decisão (76%), melhoria de qualidade nos resultados (72%) e aumento da satisfação do cliente (interno e externo), 66%.

Um exemplo ocorre no segmento de telefones celulares, em que a velocidade de um fabricante em desenvolver e lançar produtos diferenciados determina o seu sucesso ou fracasso no mercado. “Se a empresa, por meio de uma gestão de projetos eficiente, consegue reduzir o tempo de desenvolvimento e lançamento de seus produtos, estabelece uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes”, avalia o coordenador do PMI. Um exemplo demonstrado pelo estudo é a redução do retrabalho dos projetos. Em 2003, quando a gestão de projetos ainda era amadora, este era um ponto crítico para 72% das empresas. Em 2007 esse percentual caiu para 26%

Com o maior reconhecimento da importância dos projetos, valoriza-se também a figura do gestor profissional em detrimento do “amador”. “Enquanto o amador toca as coisas na base da intuição, aumentando os riscos de fracasso, o gestor profissional se vale de metodologias e ferramentas reconhecidas internacionalmente, aumentando as chances de sucesso”, explica Américo Pinto. Segundo o estudo, 65% dos responsáveis pelos projetos das empresas participantes já possuem a certificação PMP (Project Management Professional) conferida pelo PMI. No Brasil, são mais de 4 mil profissionais certificados, e este número aumenta a cada ano. O crescimento desta área revela também um campo de trabalho com amplas perspectivas de ascensão na carreira. Tanto é que o PMI está trazendo para o Brasil novas certificações para atender a esta evolução profissional. A mais recente é a certificação em gerenciamento de programas (PgMP), destinada a gestores que coordenam múltiplos projetos inter-relacionados.

Américo Pinto salienta, no entanto, que as certificações não são suficientes para definir um “executivo de projetos”. “Além das competências técnicas, é necessário que a pessoa tenha uma ampla visão de negócios, de modo a alinhar seu trabalho com o desenvolvimento da empresa. Liderança, comunicação, iniciativa e capacidade de gerir conflitos também são requisitos exigidos cada vez mais exigidos pelas empresas.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira