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28/07/2021 - 09:37

Por decisão interna eles não contratam terceiros


Mesmo com tantas comprovações e experiências de que terceirizar serviços em implantação, desenvolvimento de sistemas ou revitalização de ERP, é uma estratégia repleta de benefícios para as empresas, algumas decidem por não contratar esse modelo de trabalho.

Seja para suprir altas demandas internas, ou com a intenção de economizar na contratação de terceiros, ou mesmo por consequência de alguma frustração de serviço prestado de forma ineficiente, a empresa deixa de contratar terceiros e opta por manter uma estrutura de atendimento interna.

Mas será que esse é realmente o melhor caminho? Para evitar maiores dores de cabeça, perda financeira, ou até mesmo investimentos desnecessários, nesse momento é importante avaliar duas questões chaves: • Será que o problema está em terceirizar? Na forma como é feito o trabalho? Ou na empresa que foi contratada?

• É vantajoso manter esse trabalho com a equipe interna? Ou há mais vantagem em mesclar os serviços com a terceirização de algumas atividades?

Claro que ninguém gosta de perder tempo ou dinheiro com tarefas que diferem do core business da companhia, que tomam tempo e energia que seriam melhor empregadas em atividades pertinentes à operação do negócio.

É exatamente nesse ponto que a terceirização se torna vital, mesmo que alguma experiência ruim tenha influenciado a opinião de gestores da empresa. Mas antes de decidir, e até para que se sinta confortável com a escolha, coloque os prós e contras em sua balança estratégica!

Pense que os dois principais benefícios da terceirização são a otimização do tempo e a redução de custos.

Implantar um ERP ou plataforma de gestão não é uma tarefa fácil, e não só por seu lado técnico, mas pelas atualizações frequentes que a solução recebe, mudanças legais e inovações, além do conhecimento de metodologias específicas que o profissional precisa ter e até mesmo saber como impactar e melhorar processos com o apoio da tecnologia.

Normalmente os profissionais de consultorias são mais qualificados e experientes, vivenciando as rotinas de implantação e gestão de softwares diariamente, em diferentes cenários. Conhecem os desafios de cada setor e sabem como direcionar o potencial dos sistemas para que a empresa obtenha os melhores resultados.

Só nesse aspecto já há uma enorme redução de custos com contratação e capacitação de profissionais. Manter uma equipe interna significa investir não apenas na contratação do analista, mas em toda a estrutura, equipamentos e, principalmente, treinamentos.

Outro ponto importante é que a empresa terceirizada passa a ter a responsabilidade sobre o projeto em execução, com compromissos em contrato sobre prazos de entrega e qualidade dos resultados, incluindo a substituição de profissionais (de forma ágil e sem impactos no projeto), caso seja necessário.

Já em uma operação interna, essas exigências ficariam a cargo da própria empresa, e, uma vez que demandas emergenciais surjam ao longo dos dias, inevitavelmente estas passam a ocupar a posição preferencial da equipe nas atividades, deixando o projeto de implementação ou desenvolvimento em segundo plano.

Algumas companhias alegam que terceirizar a implantação de um sistema, por exemplo, pode acarretar na perda do legado da empresa, uma vez que os analistas terceiros não “vivem” o dia a dia, os processos e operação do negócio, chegando com um modelo pronto de implementação.

Por esse motivo muitas têm optado por manter equipes híbridas, mesclando times internos mais reduzidos, trabalhando em conjunto com profissionais terceirizados.

Esse modelo de trabalho tem gerado ótimos resultados devido a troca de experiências, sinergia entre times e melhor entendimento e aderência das fases do projeto de implantação ou desenvolvimento.

Enfim, terceirizar serviços, sejam relacionados à TI, como no caso de sistemas de gestão, ou de qualquer outro setor, deixou de ser apenas um apoio operacional.

Ainda que com certos receios, vale muito a pena avaliar e contratar o trabalho de consultorias, que agora está intimamente ligado às estratégias de empresas que buscam agilizar seus processos, melhorar seu posicionamento no mercado, aumentar a produtividade e rendimentos e concentrar seu foco no crescimento da companhia.

Copy Instagram — Ninguém gosta de perder tempo ou dinheiro, por isso, deixar de terceirizar a TI do seu negócio, por mais que tenha passado por uma experiência frustrante, não é o melhor caminho.

Pense: Se sua empresa não é uma consultoria em software de gestão, faz algum sentido ter uma equipe própria para implantar seu ERP?

Além da redução de custos e agilidade, há inúmeras vantagens que pesam na balança da terceirização, mas é vital avaliar a consultoria e acertar na escolha da melhor empresa parceira.

Esse modelo de trabalho tem gerado ótimos resultados e nós podemos te explicar por quê. Entre em contato e saiba mais!

Copy Alan — Frustrações por serviços prestados de forma ineficiente por terceiros, geram perda de confiança em qualquer CIO. Alguns, inclusive, optam por manter uma estrutura de TI interna.

Mas será que esse é o melhor caminho? Uma coisa é fato: Desistir de algo que, comprovadamente, trará inúmeros benefício para seu negócio, não é o melhor a se fazer.

A receita é simples: quanto mais a empresa focar em seu core business, mais rendimentos terá. Então... faz algum sentido manter uma equipe interna para implantar seu ERP se seu negócio não for uma consultoria?

Pense no tempo para capacitar esses profissionais e ambientá-los aos processos do negócio. E ainda são necessários investimentos com infra-estrutura e espaços físicos. Será que realmente vale a pena?

O ideal é fazer exatamente o mesmo de quando sua empresa investiu na aquisição do software: pesquise, analise, certifique que a consultoria trará resultados tangíveis para seu negócio, tornando-se uma parceira da sua operação.

Manter profissionais internos é importante sim! Mas não precisa ser uma equipe. A mescla com consultores terceirizados gera ótimos resultados devido a sinergia entre times e melhor aderência das fases do projeto de implantação ou desenvolvimento. Pense nisso! #sistemadegestão #consultoriatotvs #erpsoftware

Carrossel — Por decisão interna eles não contratam terceiros. Esse é o pensamento de gestores que passaram por frustrações ou contrataram serviços de empresas que se mostraram ineficientes.

Mas será que esse é o melhor caminho? Antes de decidir, avalie os prós e contras, e opte por uma consultoria parceira que trará benefícios tangíveis, como agilidade e redução de custos.

Equipes híbridas = mais resultados — Profissionais internos trabalhando em conjunto com terceirizados geram ótimos resultados devido a sinergia e melhor aderência das fases do projeto.

Foque no Core Business do seu negócio! Evite gastos desnecessários de energia com o que não pertence ao core business do seu negócio, deixe que especialistas façam isso para você.

. Por: Alan Lopes, CEO da CRM Services.

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