Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2021 - 07:49

Empresas: a sociedade conta com vocês


Temos notado ao longo do último ano uma principal preocupação nas empresas: como garantir a segurança da saúde física ao mesmo tempo em que se busca um olhar mais cuidadoso com a saúde mental dos seus colaboradores, principalmente em um cenário de isolamento social e home office. Percebemos no mundo corporativo, a importância de se falar sobre saúde mental.

Da mesma forma, o isolamento social necessário para o combate à pandemia potencializou o aumento da violência doméstica em todo o Brasil. E essa foi uma das grandes questões que motivaram diversas empresas a desenvolverem ações direcionadas para o enfrentamento dessa situação. E aqui podemos incluir iniciativas pontuais – auxiliando sua população interna – e sociais – com as companhias abraçando causas da coletividade.

Entre os desafios encontrados neste momento, vemos as empresas assumindo proativamente mais as responsabilidades pela saúde de seus colaboradores ao mesmo tempo em que há o aumento da expectativa destes colaboradores para que eles tenham a sua saúde assistida pelas suas empresas. Isso exige das lideranças esforço e dedicação para realizar uma gestão efetiva e ainda otimizar os recursos investidos em benefícios de saúde, seja com o uso do plano de saúde, programas de monitoramento de saúde, protocolos e entre outros benefícios.

Ano passado, registramos uma grande demanda por programas que apoiassem as empresas a terem um olhar mais cuidadoso com seus colaboradores em relação ao Covid-19. Mas não parou por aí. Com a necessidade de ter uma visão holística da saúde destes colaboradores, houve também uma procura significativa pelos programas de EAP (Employee Assistance Program), pautados em quatro pilares de assistência: jurídica, social, financeira e psicológica. Bem como iniciativas de prevenção e promoção da saúde, como palestras e rodas de conversa sobre saúde mental, considerando não apenas o funcionário, mas toda a sua família e a comunidade em que ele está inserido.

Entre fevereiro de 2020 e maio de 2021, por exemplo, houve em média o aumento de 50% da demanda pelo atendimento emocional por parte dos colaboradores, sendo a ansiedade o principal motivo de procura.

Mesmo com a flexibilização e com as vacinas sendo aplicadas em parte da população, a expectativa é de termos uma expansão de 40% na implantação desses programas em 2021. Isso porque nossa população ainda está temerosa e ansiosa com a pandemia e com as incertezas frente ao futuro. E ela conta com a ajuda da empresa.

Que as empresas sigam desempenhando seu papel, que é fundamental no restabelecimento da tranquilidade da sociedade como um todo!

. Por: Paulo Pavarini, Diretor da Carelink Consultoria e Gestão em Saúde. Cardiologista, com MBA em Gestão de Saúde pela FGV, atua há mais de 25 anos na área de saúde e bem-estar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira