Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2008 - 08:22

Cinco finalistas disputam o Prêmio Inovação em Sustentabilidade do Instituto Ethos e USAID

Premiação, que ocorre dia 28, escolheu iniciativas empresariais e institucionais economicamente viáveis, ambientalmente equilibradas e socialmente inclusivas .

São Paulo – No segundo dia da Conferência Internacional Ethos 2008, será realizada a premiação da melhor iniciativa inovadora em sustentabilidade. Mais especificamente, o Prêmio Inovação em Sustentabilidade, conferido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), vai reconhecer a melhor iniciativa economicamente viável, ambientalmente equilibrada e socialmente inclusiva, que esteja em uso nos temas: Desenvolvimento de Cadeia de Valor, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Tecnologia da Informação.

Iniciativas inovadoras podem ter dois significados: ou são novas metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos; ou ainda, uma nova aplicação para metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos já existentes. O objetivo do prêmio é apoiar essas iniciativas vindas de associações comunitárias, empreendedores sociais, institutos de pesquisa, micro e pequenas empresas, ONGs e universidades, que já tenham apresentado sucesso e que tenham potencial de serem aperfeiçoadas.

Participam da cerimônia de premiação Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos; e Jennifer Adams, diretora da USAID. No total, foram inscritas 104 iniciativas de várias regiões do Brasil. Um comitê multissetorial, integrado por entidades e representantes dos diversos setores da sociedade, escolheu os cinco finalistas ao prêmio de 60 mil reais. O prêmio deverá ser utilizado na aplicação do projeto, que deve ser concluído até dezembro de 2008. Conheça quem são os finalistas e suas propostas de sustentabilidade:

1) “Acesso à água, cidadania e solidariedade no semi-árido”, do Centro de Educação Popular e Formação Sindical - CEPFS - José Dias Campos (João Pessoa – PB): A iniciativa visa ao aproveitamento da água da chuva por proprietários rurais de baixa renda no semi-árido nordestino, por meio da captação e manejo dos recursos hídricos, num processo que também desenvolve o potencial da propriedade e permite o uso sustentável dos recursos naturais da região.

2) “Empreiteira Escola - Morar na Cidadania”, da Associação Lua Nova - Raquel Barros (Sorocaba – SP): Metodologia para capacitar mulheres nas atividades da construção civil, reduzindo a vulnerabilidade de jovens mães e seus filhos em condição de grave risco social. Iniciativa integra projetos de educação, formação profissional e geração de renda na forma de Condomínios Sociais.

3) “Oficina-Escola de Lutheria da Amazônia”, da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia - José Rubens Pereira Gomes (Manaus – AM): Programa de formação profissional de adolescentes e jovens de baixa renda da zona leste de Manaus na construção de instrumentos musicais (lutheria) e pequenos objetos de madeira (marchetaria), com matéria-prima da própria Amazônia e certificada pelo FSC. Depois do curso, os alunos que se destacam passam por um processo de seleção e começam a trabalhar na incubadora de uma fábrica de instrumentos de corda, feitos também com madeira certificada.

4) “Arquitetas da Comunidade” - Joice Genaro Gomes (Campinas, SP): Iniciativa que põe à disposição da população de baixa renda os serviços de arquitetura, junto com capacitação da mão-de-obra da construção civil e formação de um banco de talentos. Com isso, obtém-se uma obra de acordo com as demandas dos usuários, dentro de padrões de segurança, salubridade e eficiência de água e energia. A capacitação da mão-de-obra garante maior qualidade da construção e possibilita maior remuneração dos profissionais no mercado de trabalho.

5) “Franquia Social”, da Agência Mandalla DHSA (João Pessoa – PB): Distribuição de franquia social, pela qual uma organização sem fins lucrativos, detentora de uma marca com tecnologia social já testada e aprovada na prática, repassa seu conhecimento e sua experiência para outra instituição sem fins lucrativos, com o objetivo de implantar e desenvolver projetos de cunho social, de forma profissional e consistente.

Cerimônia de entrega do Prêmio Inovação em Sustentabilidade Ethos-USAID, será no dia 28 de maio, das 20h às 22h. Informações completas sobre a 10ª conferência Internacional do Instituto Ethos no endereço: http://www.ethos.org.br/ci2008/

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira