Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2021 - 07:01

São Lucas Copacabana recebe plataforma robótica Da Vinci Xi


E realiza certificação de cirurgiões em seu centro de treinamento. Com investimento de R$ 20 milhões, a nova plataforma robótica consolida hospital como referência em cirurgia de alta complexidade no Rio de Janeiro.

Com a chegada do robô Da Vinci Xi ao Hospital São Lucas Copacabana, o programa de cirurgia robótica passa a contar com a plataforma mais moderna do mercado e consolida o hospital carioca como referência em alta complexidade no Estado do Rio de Janeiro. O modelo oferece uma série de novos recursos ao cirurgião, responsável por controlar o robô a partir de um console dentro da sala de cirurgia.

— A principal vantagem está em um maior campo de visão — destaca Dr. Fernando de Barros, coordenador do programa de cirurgia robótica do São Lucas Copacabana. — Com a plataforma robótica, o cirurgião é capaz de visualizar a cavidade abdominal em alta definição e em 3D, com a possibilidade de rotacionar a câmera e ganhar ampliação da imagem com comandos automáticos — detalha.

A plataforma Da Vinci Xi traz uma evolução da ótica robótica. Tecnologias, como o “Endoscopic Plus” e o “Sensitive FireFly”, permitem uma imagem mais nítida e a possibilidade de avaliação da vascularização dos órgãos de maneira ainda mais detalhada e fidedigna.

No Da Vinci Xi, as pinças rotatórias, que simulam o movimento das mãos, oferecem uma maior precisão. Os tremores finos são filtrados e replicados de maneira muito mais precisa, até mesmo em locais de difícil acesso. Além disso, os braços articulados são mais finos e maleáveis tornando a cirurgia menos invasiva.

Mais demanda por cirurgias robóticas — Ao longo dos últimos anos, procedimentos médicos utilizando robô têm avançado de forma significativa. No Brasil, a estimativa é que, em 2020, houve um crescimento de 60% no número de operações deste tipo, em comparação com anos anteriores.

No Hospital São Lucas Copacabana, desde sua implantação em 2017, o programa já realizou mais de 1.500 cirurgias do tipo. As cirurgias bariátrica e urológica estão entre os procedimentos mais realizados hoje no hospital. No entanto, outras especialidades como a cirurgia de tórax, ginecológica e coloproctológica também passaram a ter a robótica como aliada.

— Hoje, chegamos a uma média de 50 cirurgias por mês. Há semanas que chegamos a alcançar a marca de quatro cirurgias por dia, utilizando robô — aponta Barros.

Com o aumento da demanda por cirurgias robóticas, cresce também a necessidade de profissionais capacitados. No Estado do Rio de Janeiro, o Hospital São Lucas Copacabana é referência em capacitação, com o centro de treinamento em cirurgia robótica reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

— Nosso objetivo é atualizar nossos profissionais nas técnicas e ferramentas disponíveis por essa nova plataforma. Desde a autorização para a habilitação de cirurgiões robóticos da AMB (Associação Médica Brasileira) em 2019, já formamos mais de 40 cirurgiões e 70 cirurgiões assistentes, atuando em diversas especialidades médicas —ressalta o coordenador.

Por ser menos invasiva, a cirurgia robótica permite procedimentos mais eficientes e menos traumáticos, principalmente para casos de alta complexidade como pacientes portadores de obesidade grave, cirurgias para câncer ou ainda pacientes com cirurgias prévias.

— Para o paciente, a vantagem está em ter uma recuperação com menos dor e cicatrizes, com excelente desfecho clínico— conclui Fernando.

Hospital São Lucas Copacabana — Inaugurado em 1937, o Hospital São Lucas Copacabana é uma das principais referências em medicina de alta complexidade da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Suas principais linhas de cuidado são: transplante hepático, renal, renal e pâncreas, medula óssea, cirurgia robótica, neurocirurgia, oncologia e cirurgia bariátrica.

O Hospital São Lucas dispõe de 211 leitos e 12 salas cirúrgicas, além de Unidade Ambulatorial, com 14 consultórios, Centro de Infusão de Medicamentos e Hemodiálise Ambulatorial.

Possui Acreditação pelo Qmentum International Accreditation Program e Certificação de Serviços de Enfermagem pelo IQG – Health Services Accreditation.

O Hospital São Lucas Copacabana pertence ao ecossistema de saúde da Dasa, a maior rede de saúde integrada do país, que cuida da jornada de 20 milhões de pessoas por ano. São 250 mil médicos parceiros, 13 hospitais referências e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira