Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2021 - 09:12

Cuidados com a varizes na menopausa


As varizes estão mais presentes entre o público feminino. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, elas afetam 45% das mulheres e 30% dos homens. Se na fase reprodutiva, o problema pode se agravar com o uso de anticoncepcional, as veias doentes também são uma preocupação após a menopausa em decorrência de mudanças hormonais, alterações de peso e envelhecimento natural dos vasos sanguíneos.

Os cuidados nesta fase devem ser redobrados. Evitar o sedentarismo, cuidar da alimentação e praticar exercícios contribui para evitar problemas circulatórios. O ganho de peso é outro fator que acontece nesta fase, provocando aumento de gordura e perda da massa muscular. Muitas mulheres precisam fazer a reposição hormonal e esta deve ser feita sempre com supervisão médica. Para as pessoas que já possuem problemas de varizes, é importante ter o acompanhamento de um ginecologista e também de um angiologista, para que esses profissionais decidam, respectivamente, qual a dosagem correta de hormônio e o melhor tratamento, para a paciente não ter problemas futuros.

As varizes não são só uma questão estética, a doença precisa ser tratada, já que as veias dilatadas podem estar associadas a complicações mais graves. É um problema que muitas mulheres e homens me procuram pensando na parte estética. Mas vale lembrar que é uma doença e quando não tratada, cada vez mais vai evoluindo e seus sintomas se agravando, dando maior chance de complicações.

Os sintomas de varizes são perna pesada, dormência, cansaço, inchaço. O diagnóstico é feito pelo exame físico. Geralmente ocorre nos membros inferiores, afetando as veias que devolvem o sangue pro coração, contra a gravidade. Para confirmar o diagnóstico, geralmente solicitamos um ecodoppler venoso colorido tanto do sistema superficial como profundo. As varizes ocorrem no sistema superficial dos membros inferiores. As complicações decorrentes de varizes são muitas como a flebite, que é uma inflamação da veia, que pode evoluir para uma erisipela.Você tem a tromboflebite que é um coágulo dentro da veia, inflamando aquela veia, ou uma trombose venosa que é a formação de coágulo acometendo veias profundas.

Se a variz existe há muitos anos, sem ser tratada, pode surgir a úlcera varicosa que são feridas que se formam em doenças longas datas, que são de difícil cicatrização. Muitas vezes a pessoa tem que tratar as varizes para tratar essa ferida. Quando você resolve tratar uma veia varicosa, não é só se preocupar com a estética. Tem que se preocupar para não evoluir para uma doença grave.

Vale lembrar que não só as mulheres podem ter varizes. Os homens também podem desenvolver o problema e geralmente procuram o médico bem tarde para o início do tratamento. Logo, se você sentir sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas, procure um angiologista para um diagnóstico. Podem ser ou não sinais físicos de doenças venosas. Já se forem varizes e pequenos vasos requerem cuidados especiais.

. Por: Dr. Ricardo Brizzi, Angiologista e Cirurgião Vascular. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pelo setor de cirurgia vascular endovascular do Hospital Badim, do Hospital Israelita e do Hospital Norte D’Or.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira