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11/08/2021 - 08:04

Marfrig lucra 1,7 bilhão de reais no segundo trimestre de 2021

Receita líquida consolidada no período é de R$ 20,6 bilhões, 9% acima do segundo trimestre de 2020. Destaque para a Operação América do Norte, com novos recordes de resultado. Alavancagem financeira cai para 1,45x em reais e 1,55x em dólar (dívida líquida/ Ebtida ajustado) menor nível da história. Companhia submete ao Conselho de Administração proposta de distribuição de dividendos intermediários no valor de R$958,4 milhões. Conselho aprova cancelamento de 20 milhões de ações mantidas em tesouraria e novo Programa de Recompra de até 26,3 milhões de ações

A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao segundo trimestre de 2021.

No período, a companhia registrou receita líquida de R$ 20,6 bilhões, crescimento de 9% na comparação anual. O lucro líquido alcançou R$ 1,7 bilhão, 9% acima do registrado no segundo trimestre de 2020. O Ebitda Ajustado chegou a R$ 3,9 bilhões, e a margem Ebtida foi de 19%. Dessa forma, a Marfrig registrou a maior receita histórica para um trimestre, consolidando a tendência de crescimento em 2021.

Esses resultados foram acompanhados pela menor alavancagem financeira já registrada pela companhia. A Marfrig encerrou o segundo trimestre deste ano com o índice em 1,45x em reais e 1,55x em dólares -- considerando-se a relação entre dívida líquida e o Ebtida dos últimos 12 meses.

— Estamos felizes em anunciar novamente resultados trimestrais históricos. Isso mostra a adequação de nosso modelo de operação e a excelência da nossa gestão — diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig. Com os excelentes resultados alcançados no trimestre, o Conselho da Marfrig aprovou a distribuição aos acionistas de dividendos intermediários no valor de R$ 958,4 milhões. Em abril deste ano, a Marfrig já havia distribuído R$141 milhões em dividendos, referentes ao exercício de 2020. Além disso, o Conselho da Marfrig aprovou o cancelamento de 20 milhões de ações em tesouraria e a criação de um novo programa de recompra de ações de até 26,3 milhões de ações. Essas ações têm como objetivo a criação de valor para os acionistas da companhia.

Operação América do Norte — O grande destaque do período foi a Operação América do Norte liderada pela National Beef — que bateu recordes em diversos indicadores ao aproveitar um cenário de aumento do volume de abates e do consumo no mercado americano, impulsionado pela chamada barbecue season (ou, temporada do churrasco, que coincide com o verão no hemisfério Norte). A receita líquida atingiu a marca histórica de R$ 15,5 bilhões de reais (US$2,9 bilhões ), o que representa um avanço de 7,4% sobre o mesmo período do ano passado. O lucro bruto foi de R$4,1 bilhões, com 9,6% de crescimento na comparação anual. Graças a esse desempenho, a América do Norte representou 76% da receita da Marfrig no período. O Ebtida ajustado foi de R$3,8 bilhõess, 8,7% superior ao registrado no segundo trimestre do ano passado, representando 96% do Ebtida total da companhia no trimestre. — A percepção do mercado é que a Marfrig é, cada vez mais, uma empresa americana — afirma Tang David, vice-presidente de Finanças. — E isso nos traz uma enorme vantagem competitiva global—.

O mercado dos Estados Unidos continua a ser o maior consumidor dos produtos oferecidos pela Operação América do Norte (89%). Entre os mercados internacionais, Japão e Coreia do Sul geram 81% das receitas de exportação da National Beef.

— Fomos beneficiados duplamente no período. A demanda por carne bovina segue alta na região, sobretudo nos Estados Unidos, e aumentamos as receitas do mercado externo, que tiveram reajuste de 30% nos preços — diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig.

Operação América do Sul — A Operação América do Sul da Marfrig gerou receita líquida de R$ 5 bilhões, um crescimento de 14,1% na comparação anual. O desempenho é justificado pelo aumento de 21,1% no preço médio de vendas totais na região. O lucro bruto atingiu 389 milhões de reais, e a margem bruta chegou a 7,7%.

As exportações seguem como destaque e representaram 57,7% da receita total no trimestre. Os maiores mercados da Operação América do Sul da Marfrig continuam sendo a China e Hong Kong, que responderam por 61% das vendas internacionais da companhia.

— Nosso programa de eficiência operacional foi essencial para o momento desafiador na região. Fomos capazes de capturar 30 milhões de reais no trimestre, seguindo a estratégia de reduzir custos e focar na venda de produtos industrializados— afirma Miguel Gularte, CEO da América do Sul. No trimestre, os produtos industrializados representaram 15% da receita total da Operação.

O Uruguai foi o destaque da Operação América do Sul no período. Segundo o Instituto Nacional de Carnes (Inac), os abates aumentaram 33,5% e os preços da arroba caíram 17% na comparação com o segundo trimestre de 2020, o que já sinaliza uma oferta maior de animais nos próximos anos.

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