Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2021 - 09:11

8 motivos para praticar os exercícios cerebrais

Se tem uma coisa que adoro ver é a mudança instantânea em pensamentos e emoções após praticar os exercícios cerebrais em palestras. Entender o funcionamento desta estrutura fantástica faz parte do meu dia a dia na neurociência e na aplicação em saúde e qualidade de vida no trabalho. Por isso, entenda os 8 motivos para começar a praticar desde já!

1. As memórias podem ser registradas apenas em curto prazo ou registradas a longo prazo, mas nem sempre lembramos conscientemente destes momentos. Isso não impede que o cérebro gere comandos baseados em informações armazenadas há muito tempo. Muitos comportamentos acontecem devido a situações ocorridas na infância. Daí a importância em entender e resgatar a nossa história para podermos ter clareza de atitudes e conseguir modificá-las.

2. Pega esta informação e a use com frequência. O cérebro NÃO SABE identificar o que é pensamento imaginário e o que é pensamento de uma realidade, de algo que aconteceu mesmo. Então, se você pensa em um desastre, ele reage ao desastre. Se você pensa em coisas boas, ele reage às coisas boas.

3. Ideias não acontecem para pessoas criativas. Acontecem para todas as pessoas que estimulam conexões neurais. O cérebro ama aprender, saber coisas novas, ver situações diferentes, receber novas informações. Aí sim, ele liga um neurônio ao outro e a ideia surge.

4. Toda e qualquer decisão, obrigatoriamente tem que passar pelo sistema límbico (exceto em lesões cerebrais como a psicopatia), por mais racional que pareça, suas decisões são baseadas em suas emoções, dê atenção a elas.

5. Durante o sono, o cérebro elimina toxinas (que desencadeiam doenças como o alzheimer), desconecta neurônios (alguns pensamentos e aprendizados simplesmente vão embora), regula emoções (obrigada químicos naturais). Por isso, DURMA muito bem.

6. Mudar hábitos é difícil sim, consome muita energia no cérebro. É como se ele falasse: "Por favor, não mude, já gasto energia demais, mudança eu não quero." Acontece que ele passa a aceitar à medida que você repete o novo hábito. Então, identifique o que precisa mudar, Repete, Repete, Repete e claro, se dê uma recompensa pela dedicação e esforço.

7. qualquer desaforo, conflito e injustiça, tendemos a explodir (amigdalas cerebrais trabalhando a todo vapor).

Segura a onda, dê espaço de tempo, espera um pouco e deixa as amigdalas descansarem.

8. O cérebro quer que você pratique atividades físicas, usufrua do milagre da meditação, sorria mais. Quantos realinhamentos acontecem nestes momentos. Comece devagar, mas Comece.

Bônus: O seu cérebro lê gestos, palavras (ditas, ouvidas, escritas), entende pensamentos. Perceba bem o que está deixando-o ler porque é daí que as atitudes surgem.

Levanta a cabeça, cabeça baixa é sinal de tristeza e desânimo. Solte elogios verdadeiros. Conviva com quem te dá amor. Tanta coisa boa nasce destes exercícios cerebrais. Se você já participou de alguma palestra nossa, você já experimentou o prazer de dominar a própria mente.

. Por: Kamilla Sartore, Diretora do Grupo Posturar e especialista em neurociência e comportamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira