Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2021 - 07:36

Produção de aço cresce na América Latina, diz Alacero


Impulsionada pela alta sustentada do consumo. A demanda acumulada de aço até abril cresceu 27,9%, em relação ao mesmo período de 2020.

O consumo acumulado de aço de janeiro a abril registrou crescimento de 27,9% em relação ao mesmo período de 2020, totalizando 25,1 milhões de toneladas (Mt), impulsionado pelo melhor desempenho econômico dos países do região e, em particular, por setores de consumo, como infraestrutura, construção civil e indústria, dados divulgados pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero).

No mês, o consumo de aço aumentou 71,3% em relação a abril do ano pass0ado, atingindo 6,7 Mt, patamar superior ao observado no mesmo mês de 2019.

Segundo a associação, de janeiro a abril, houve aumento de 27,2% nas importações totais em relação ao mesmo período de 2020. As importações intrarregionais representaram 11% das importações totais em abril, acima de 8,1% apuradas no mês anterior. Assim, o mercado interno latino-americano registrou crescimento acima dos 10,4% identificados na média dos três primeiros meses do ano.

Por sua vez, as exportações intrarregionais representaram 49,6% do total exportado pela América Latina em abril. Esse número representa um crescimento de 7,4% em relação ao mês anterior, patamar superior à média de 38,7% observada no primeiro trimestre. Com isso, as exportações fora da região diminuíram e ficaram em 50,4%, em um movimento de maior colaboração entre os mercados latino-americanos. No entanto, no acumulado do primeiro quadrimestre, as exportações totais foram 13% menores que no mesmo período do ano passado.

As atividades de comércio e consumo refletem o bom desempenho da produção de laminados, que entre janeiro e maio cresceu 24,8% em relação ao mesmo período de 2020 para um total de 23,2 Mt. Em maio, a produção de laminados aumentou 66,9% ante a maio do ano passado, atingindo 4,96 milhões de toneladas.

A produção de aço bruto em maio teve alta de 3,2% em relação a abril, acumulando entre janeiro e maio um acréscimo de 19,8% em relação aos cinco primeiros meses de 2020. Vale destacar que maio deste ano produziu 48,2% a mais que Maio do ano passado.

— As empresas siderúrgicas latino-americanas continuam respondendo ao desafio de uma recuperação significativa no consumo e apoiando o comércio regional. O mercado latino-americano está evoluindo positivamente em seu caminho de normalização; embora as importações continuem representando um risco para a produção e para o mercado regional — disse Alejandro Wagner, diretor executivo da Alacero. — O aço continua sendo fundamental para a recuperação da crise econômica e de saúde. Portanto, é fundamental fortalecer as estratégias fiscais e monetárias dos países da região e garantir condições equilibradas de concorrência — acrescentou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira