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21/08/2021 - 08:51

Banco ABC Brasil amplia rede de correspondentes bancários

Em menos de dois anos, clientes na faixa entre R$ 30 milhões e R$ 300 milhões já representam 6% do saldo da carteira expandida de crédito da instituição.

O Banco ABC Brasil (B3: ABCB4) está ampliando sua plataforma de negócios voltados para as empresas com faturamento entre R$ 30 milhões e R$ 300 milhões. Houve um crescimento de 163% nesta faixa de clientes entre março de 2020 e o mesmo mês de 2021, a qual deve crescer ainda mais com a atuação dos correspondentes bancários e de novos produtos e serviços, além das melhorias tecnológicas que têm sido introduzidas. O Banco ABC Brasil vem aprimorando o atendimento neste setor ao longo dos últimos 2 anos e tem a expectativa de alcançar um volume de R$ 3 bilhões em operações de crédito entre as 1.200 empresas clientes, até o final de 2021 (valores em saldo de carteira).

Estes resultados expressivos estão sendo possíveis por conta dos investimentos em tecnologia que o Banco está realizando, e que permitem compreender melhor as necessidades dos cliente e ofertar taxas mais competitivas em financiamentos e diversos outros produtos financeiros.

— Nossa vantagem competitiva vem da intensa tecnologia que estamos desenvolvendo e aplicando na gestão de nossas áreas de atendimento, automatizando tarefas operacionais em uma escala elevada, o que permite aos nossos gerentes e representantes mais tempo para dedicar ao atendimento dos clientes. Além de nossa reconhecida capacidade de análise de risco e de precificação de nossos serviços — explica Antonio Sanchez, vice-presidente comercial do Banco ABC Brasil.

Uma outra iniciativa já começa a dar resultados na originação de novos clientes e negócios: a formalização de parcerias com outros agentes para oferecer produtos e distribuir serviços por um canal mais capilarizado, que são os correspondentes bancários. Chamado ABC Link, esta iniciativa, que vem ao encontro dos investimentos tecnológicos, já conta com mais de 20 escritórios iniciando atuação em apenas 6 meses e outros 50 estão em negociação, para garantir escalabilidade na operação.

— Muitos desses escritórios iniciaram como agentes bancários e agora percebem que estarem ligados a uma instituição com o DNA do atacado, como o Banco ABC, cuja experiência de atendimento corporativo auxilia na interpretação das dores dos clientes e em uma melhor estruturação das operações, as quais devem evoluir para a oferta de todos os produtos e operações financeiras por meio deste canal — diz Adriana Peres, Superintendente de Inteligência Comercial.

Presença em marketplaces de crédito — O investimento do Banco ABC em tecnologia também considera a futura integração com marketplaces de crédito, embora como uma ação distinta das parcerias realizadas por meio do ABC Link (correspondentes bancários). A presença em marketplaces deverá complementar o trabalho mais direto dos correspondentes. Mas, vai ter uma função importante de nos conectar com os clientes middle, em sua maioria, mas, também com clientes menores na contratação de um ou outro produto – especialmente aquelas empresas que estejam se aproximando da faixa de R$ 30 milhões.

— O Banco ABC não é um marketplace, mas, entendemos ser necessário estarmos preparados para atuar em qualquer modelo de operação, já que não há como prever qual deles será preponderante ou mesmo se haverá um modelo preponderante— avalia Sanchez.

A expectativa de crescimento do segmento até R$ 300 milhões no Banco ABC é de 45% a 55% até o final do ano, o que resultaria em uma participação de 7,5% do saldo carteira expandida (+ 1,5 ponto percentual), e aumento para 2.000 empresas clientes.

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