Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2021 - 08:26

Temporada 2021/2022 tem previsão de começar em 5 de novembro


No Terminal Concais, no Porto de Santos.

Com a retomada da temporada de cruzeiros marítimos ao redor do mundo - inclusive na América Latina -, passageiros, tripulantes, empresas transportadoras e vários outros que dependem do setor, aguardam esperançosos pelo anúncio da retomada da temporada 2021/2022 no Brasil.

A expectativa é de que a temporada nacional tenha início em 05 de novembro de 2021. A previsão é de que seis lindos navios passem pelo Terminal Concais, no Porto de Santos, percorrendo a costa brasileira até meados de abril. Para tanto, é necessário que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) bata o martelo sobre os protocolos a serem seguidos.

— Estamos otimistas com a temporada de cruzeiros — diz a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez. Vale lembrar que em 2019, antes mesmo da obrigatoriedade dos protocolos sanitários, o terminal já havia adotado medidas como higienização, obrigatoriedade do uso de máscaras pelos funcionários e dispositivos de álcool gel por todo o terminal. Dados do Governo Federal apontam que até o final deste ano, 160 milhões de brasileiros estejam vacinados. Em São Paulo, a previsão do Governo do Estado é de que toda a população esteja vacinada até outubro. — Faremos todos os controles sanitários necessários, pois sabemos da importância do nosso setor para a retomada de empregos. Para se ter uma ideia, só no Porto de Santos, a temporada deve injetar mais de R$ 132 milhões para a economia de Santos e Região — diz.

Importante destacar que, historicamente, o navio é o único lugar com controle para qualquer tipo de sintomas. — Diariamente, antes da atracação, o navio reporta para a Anvisa todos os passageiros que estiveram no ambulatório e por quais motivos, justamente para ter o controle de liberação do navio,— xplica Sueli e continua. — Em outros eventos como Olimpíadas, Copa América e estruturas como aviões, resorts e hotéis, nunca houve controle de saúde com monitoramento das pessoas que retornam para suas casas. Isso passou a acontecer somente por conta da pandemia — destaca.

As grandes armadoras já se organizaram e implementaram uma série de procedimentos para voltarem a realizar seus roteiros com total segurança. Entre as medidas que estão sendo consideradas pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), estão os testes para detectar a Covid-19 antes do embarque e durante a viagem, a reserva de cabines para possíveis quarentenas, a distribuição de pulseiras que detectam aglomerações e um novo sistema de ventilação dentro dos navios. A entidade também está levantando a possibilidade de limitar a ocupação dos cruzeiros para 70% da capacidade máxima. Os terminais de cruzeiros marítimos, como o Concais, também adotaram os protocolos adicionados aos dos navios para os embarques e desembarques.

Sem dúvida, a expectativa para a temporada é grande. É esperado que 237 mil cruzeiristas embarquem em Santos, ansiosos pela realização de seu sonho de navegar pelo país. — Da mesma forma como todos os outros setores do turismo já retomaram as suas atividades, os cruzeiros marítimos deverão ser os próximos. Sempre prezamos pela segurança e saúde das pessoas que decidem viajar de navio. Nossa expectativa é de que esta temporada seja confirmada o quanto antes e que as pessoas possam curtir seu verão em alto mar — finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira