Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Soja brasileira pode ser barrada em 2007


O governo chinês anunciou que pode adotar medidas protecionistas caso as importações de soja provenientes do Brasil sofram aumento significativo. Sanções também poderão ser impostas caso ocorra variação abrupta nos preços do óleo e do grão de soja ou desestabilização no mercado. O Ministério do Comércio chinês, órgão que será responsável pela imposição das medidas, ainda prevê multas e penalidades para possíveis fraudes nas trocas comerciais no setor, no valor máximo de US$ 6,1 mil. Especialistas em regras da OMC alertam para o possível dano ao exportador brasileiro, dada a falta de clareza dos critérios chineses que contrariam as regras da organização.

Não é a primeira vez que a China impõe barreira comercial no setor. Em 2004, importante carregamento de soja brasileira foi impedido de desembarcar na China em razão de desentendimento comercial ocorrido quando a China acusou presença de substâncias químicas no produto. A exportação brasileira de soja em grão para a China cresceu aproximadamente 42% entre 2005 e 2006, ao passo que as vendas de óleo de soja caíram 33% no mesmo período. Os chineses são os maiores compradores da soja nacional, com participação de mais de 40% no total das compras do grão brasileiro.

Apesar do anúncio realizado pelo governo chinês ainda não ficaram claras quais medidas serão adotadas, tampouco que critérios serão utilizados para avaliar a ocorrência de variação abrupta ou desestabilização no mercado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira