Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2008 - 09:01

TI Verde – laboratório compara consumo elétrico de Switches

Testes do Tolly Group apontam o Switch BlackDiamond 8810, da Extreme Networks, como o mais econômico, consumindo 3,4 vezes menos energia que equipamentos semelhantes.

O laboratório independente de testes da Califórnia (EUA), Tolly Group, realizou um estudo comparativo sobre o consumo de energia dos switches de redes de três grandes fabricantes internacionais: Cisco, Extreme Networks e Foundry. O objetivo foi levantar informações para sustentar políticas de “Green-IT” para empresas que querem racionalizar o consumo elétrico de seus backbones de LAN e partições de agregação de rede.

De acordo com o estudo do Tolly, os switches Extreme Networks da família BlackDiamond 8810 consomem menos energia elétrica, em diversas condições e cargas de tráfego, quando comparados aos sistemas modulares de LAN switching da Foundry Networks e da Cisco.

A preocupação com o consumo de energia dos switches é especialmente importante porque eles sustentam grandes sistemas que não podem ser desligados da fonte de energia e, portanto, estão no centro do seu consumo.

Os switches de núcleo Ethernet servem como alicerce para dados de alta velocidade, aplicações corporativas com grande largura de banda e para serviços de agregação e convergência de grupos de servidores. Considerando sua operação em uma base 24x7, o uso dos switches “corretos” pode, portanto, suportar iniciativas “verdes” e ainda representar grande economia de custo operacional para as empresas.

Segundo a avaliação do Tolly Group os switches BlackDiamond 8810 consomem 3,4 vezes menos energia do que o Switch Catalyst 6509 da Cisco e 2 vezes menos do que o Big Iron RX-16 da Foundry Networks , quando são semelhantemente configurados e transferindo o mesmo tráfego de dados. Durante um período de cinco anos de uso da solução da Extreme Networks, a economia em custos pode chegar a US$ 5 mil dólares por switch, baseado no preço médio nacional dos Estados Unidos para eletricidade comercial, conforme dados de novembro de 2007.

A Extreme Networks, segundo informa o Tolly Group, foi o fabricante que forneceu o chassi mais eficiente em energia e, portanto o mais “verde”, dos três switches avaliados. | Site abaixo na Internet: http://www.tolly.com/DocDetail.aspx?DocNumber=208284

A Preocupação com o Consumo - As empresas buscam infra-estrutura de rede eficiente em energia para construírem seus backbones de LAN e infra-estrutura de distribuição à medida que o custo e a disponibilidade de energia se tornam considerações de porte no design dos ambientes de rede de próxima geração. Além do mais, os gerentes de TI exigem que a infra-estrutura eficiente em energia não signifique comprometer as características críticas que são exigidas dentro dos switches LAN. O portfólio das soluções da Extreme Networks pode atender ambas as necessidades.

As soluções da Extreme Networks fornecem redes altamente disponíveis, prontas para convergência. A Extreme Networks aperfeiçoou seu portfólio de switching com um sistema operacional inteligente, modular de núcleo para a borda (edge-to-core.) O ExtremeXOS, além de avançadas funções de gestão de tráfego, fornece Qualidade de Serviço (QoS) e funcionalidade de segurança assegurada. Isto resulta em um desempenho versátil, rico em características para a convergência de voz, vídeo e dados em uma única rede.

"Os clientes estão em busca não só de desempenho e confiabilidade, mas também de soluções ‘Verdes’ eficientes em energia para corroborar sua infra-estrutura de rede e, por isso, eles podem contar com a Extreme Networks" disse Paul Hooper, diretor de marketing da Extreme Networks. "Os recentes testes do Grupo Tolly confirmam de que forma o nosso switch BlackDiamond pode oferecer eficiência em energia em comparação aos concorrentes principais. Isto ajuda às empresas a atenderem suas metas de uma forma econômica, responsiva e simpática ao ambiente, com respeito a uma infra-estrutura de rede."

De acordo com Leonardo Bon, diretor da Extreme Networks para o Brasil e América do Sul, a preocupação com políticas “verdes” na área de TI já está claramente presente entre as grandes empresas brasileiras de todos os segmentos. “Recentemente, a Federação dos Bancos (Febraban), fez um grande encontro em São Paulo, no qual os bancos expuseram sua decisão em apoiar tecnologias de redes com foco na economia e energia elétrica e, conseqüentemente, condizentes com a baixa emissão de carbono”, assinala Bon.

Perfil do The Tolly Group - O The Tolly Group é um provedor líder global de validação de serviços terceirizados para distribuidores de produtos de TI, componentes e serviços. Para maiores informações sobre testes de laboratórios independentes do Tolly Group, |www.tolly.com

Extreme Networks, Inc. - A Extreme Networks desenvolve, produz e instala soluções de infra-estrutura Ethernet que ajudam a resolver os mais complicados desafios da comunicação corporativa. Nosso compromisso com redes abertas nos posiciona como uma alternativa exclusiva na oferta de soluções de controle consistente e sem precedentes para aplicações e serviços. Nós acreditamos que a abertura é a base para o crescimento, a liberdade e a flexibilidade de escolha. Dirigimos o nosso foco para empresas e provedores de serviços que exigem performance, e redes convergentes capazes de suportar voz, vídeo e dados sobre infra-estruturas de cabo ou wireless.

A Extreme Networks, ExtremeXOS e Summit são marcas registradas da Extreme Networks, Inc. nos Estados Unidos e/ou outros países. | www.extremenetworks.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira