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29/05/2008 - 09:20

Iberostar, exemplo de turismo socialmente responsável

Além da aplicação de cerca de US$ 250 milhões de seus próprios recursos até 2009 no litoral baiano, o Grupo Iberostar vem trazendo um investimento tão importante quanto o financeiro ao município de Mata de São João: o desenvolvimento humano. Na área onde instalou o complexo Iberostar Praia do Forte Golf & Spa Resort e Villas, a rede hoteleira espanhola vem investindo, desde 2005, maciçamente em ações de responsabilidade social.

Ao todo são doze projetos, sete deles realizados nas comunidades próximas e outras quatro nas obras do novo empreendimento do complexo hoteleiro. Dentre eles, se destacam os projetos na área de educação que vão desde cursos de alfabetização até palestras sobre as questões ambientais. As ações visam garantir o exercício da cidadania dos moradores, para que todos possam compreender as mudanças que ocorrem ao seu lado e consigam participar de forma digna e consciente deste movimento.

Outras ações importantes são os cursos técnico-profissionalizantes, que capacitam moradores das comunidades a trabalharem no ramo hoteleiro e os cursos que ministrados por educadores que abordam as questões básicas relacionadas ao meio ambiente, saúde e práticas sócio-comportamentais. Em especial são trabalhados os temas como sexualidade, abuso de menores, higiene, alcoolismo, entre outros.

Assim, o impacto do turismo pode se dar de forma positiva, em colaboração com a comunidade, no auxiliou da preservação das suas tradições e melhorando a qualidade de vida, por meio de mudanças comportamentais e do aprimoramento profissional.

Projeto Juventude Cidadã: foi elaborada uma parceria com a Prefeitura de Mata de São João, onde foram capacitadas os jovens matenses nas práticas de bares e restaurantes.

Cursos de Capacitação: já foram capacitadas mais de 300 pessoas em cursos de formação de garçons, ajudantes de cozinha e camareiras e arrumadores. Os cursos técnico-profissionalizantes são desenvolvidos nas comunidades e tem um mínimo de 200 horas de treinamento: 140 horas de técnicas e 60 horas de aulas de inglês.

Projeto Arte Aqui: faz o levantamento e cadastro de todos os artesãos e grupos artísticos moradores, com intuito de organizar e apoiar a realização de oficinas, estimular a formação de cooperativas e associações. Em novembro, as comunidades receberam uma barraca para vender seus produtos no Iberostar e um grupo de baianas de Campinas se apresentou no hotel.

Projeto Onde eu moro é assim...: tem como objetivo proporcionar, por meio de diversas oficinas, a oportunidade das comunidades se mostrarem, se perceberem e se valorizarem através de atividades artísticas (pinturas, desenhos, textos e fotos) de seus estudantes.

Projeto Mulheres: tem como foco desenvolver a reflexão e valorização do papel das mulheres na comunidade; proporcionar espaço para troca de idéias e informações ligadas ao seu cotidiano (saúde, meio ambiente, sexualidade, alcoolismo, violência familiar, entre outros); promover a saúde através de atividades com o corpo e orientações específicas (DSTs, planejamento familiar, alimentação etc.) São realizados encontros semanais de duas horas. As oficinas de artesanato estimulam a auto-estima das mulheres, promovem a integração e possibilitam a geração de renda.

Projeto Quem faz a história: tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura, escrita, compreensão e interpretação de textos diversos; garantir espaço para troca de idéias e reflexões sobre as transformações que cercam a comunidade; desenvolver a auto-estima dos alunos através do combate direto à defasagem escolar. É realizada, ainda, uma coletânea de textos dos alunos das comunidades, além de exposição de fotos e vídeos.

Formação e fortalecimento de lideranças comunitárias / Construção da Agenda 21: o intuito é construir Agenda 21 nas comunidades de Açu, Malhadas e Campinas. Realizar estudos relacionados aos problemas levantados e levar informações sobre o grupo Iberostar, em relação à área de Recursos Humanos (cursos de capacitação, abertura de vagas, critérios de contratação etc). São realizados encontros quinzenais que têm como pauta as pesquisas de dados para a construção da Agenda 21, problemas do dia-a-dia e pedidos de apoio. Em 2007, duas associações foram abertas com apoio do Iberostar. Os líderes têm procurado ajuda para organizar grupos de artesãos para trabalhar no hotel e têm colaborado com a contratação para a obra.

Programa de apoio às iniciativas das comunidades: visa apoiar projetos de educação, promoção de saúde e esporte das comunidades de Açu, Retiro, Malhadas e Campinas. Incentivar a participação e fortalecimento dos moradores nos processos que objetivam melhoria de sua qualidade de vida.

Programa de Educação Ambiental para funcionários da obra - Estimular ações positivas em relação ao meio ambiente através de observações, reflexões e informações sobre questões ambientais e sociais. Em 2008 serão feitos estudos e campanhas sobre o alcoolismo nas comunidades em questão, além da tentativa de se fixar um grupo do AA na região.

Considerando-se que o empreendimento do Iberostar está localizado em uma das mais importantes áreas de desova de tartarugas marinhas no Brasil, sua preservação é tema de uma das aulas, ministrada por um responsável do Projeto Tamar.

Programa de Educação Ambiental Formação de Multiplicadores na Obra: Foi formado um grupo de 5 multiplicadores, os quais foram selecionados por sua liderança, participação, criatividade e habilidade para desenhar. São desenvolvidas atividades pedagógicas em que os funcionários possam praticar sua expressão oral e escrita, sua capacidade de argumentação e interação com o grupo. Estas atividades permitem aos alunos deste projeto desempenhar adequadamente o papel de multiplicadores dentro da obra. Isto será feito através da montagem de painéis, folders, discussões e dramatizações.

Apoio e monitoramento do alojamento em Campinas: A coordenação do programa de educação ambiental realiza também atividades de apoio e monitoramento do alojamento dos operários situado na comunidade de Campinas. Isso se dá através de conversas com os alunos das aulas de educação ambiental; reuniões com o setor pessoal e diretoria do setor de obras; e visitas mensais ao alojamento.

Alfabetização na obra: Garante a oportunidade dos funcionários serem alfabetizados no local de trabalho. As aulas de alfabetização estão sendo preparadas direcionando a metodologia e as atividades ao seu público alvo. Busca embasamento teórico em Paulo Freire, Emília Ferreiro e Rudolf Steiner (pedagogia Waldorf). O curso de alfabetização deverá continuar até abril de 2008. Os alunos da alfabetização e outros funcionários da obra já levantaram a expectativa de continuidade dos estudos (1ª a 4ª série).

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