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15/09/2021 - 08:12

As medalhas das Olimpíadas e Paralimpíadas no marketing digital


Grandes eventos que atraem a atenção do público, principalmente no atual cenário em que a participação presencial ainda não voltou ao normal, se tornam excelentes oportunidades para que uma marca tenha um aumento exponencial da imagem no ambiente digital. Durante os Jogos Olímpicos, por exemplo, realizados entre 19 e 26 de julho, o Brasil foi o segundo país que mais tweetou sobre a competição em todo o mundo: foram mais de 12 milhões de tweets, segundo levantamento do Twitter. Com isso, segundo dados da rede social, empresas como Havaianas, Apple e Netflix se tornaram as mais mencionadas no período, após postarem conteúdos sobre os esportes.

Esse resultado foi alcançado porque as empresas têm um potencial de alcance muito maior do público-alvo quando eles estão interessados ??e engajados em um mesmo assunto, seja por um festival de música, uma competição ou até mesmo um reality show. Pois, as pessoas estarão acompanhando os acontecimentos em torno daquele tema, checando as notícias, lendo comentários e muito mais. Por isso, saber se posicionar de forma rápida e estratégica aproxima ainda mais a relação do consumidor com a marca.

No entanto, em meio às vantagens de conquistar maiores engajamentos nas redes sociais, as marcas precisam ter atenção quanto ao conteúdo que trazem nas campanhas durante esse período de maior repercussão. Visto que, investir em marketing de oportunidade não é proibido, mas é necessário tomar o devido cuidado para que o tema a ser explorado tenha a ver com os valores que a empresa já defende. Pois, os usuários identificam atitudes oportunistas e descontextualizadas e, quando isso acontece, pode acabar atraindo uma visibilidade negativa para os negócios.

Outra estratégia válida na hora de criar ações para aproveitar o timing de eventos que são sucesso entre o público é estar sempre atento às pessoas que se destacam durante o acontecimento, como foi o caso do jogador de vôlei Douglas Souza. Somente no Instagram, o ponteiro da seleção brasileira passou de 260 mil para quase 3 milhões de seguidores em poucos dias ao mostrar, com bom humor, detalhes da Vila Olímpica, em Tóquio.

Nessas ocasiões, trazer uma associação indireta ao influenciador ou evento, que não contenham símbolos e marcas oficiais, podem trazer resultados assertivos ao expor marcas e produtos. Investir em publicidades com a pessoa em destaque também é uma forma de conquistar o público que já vem acompanhando o atleta, mas sempre com o cuidado de patrocinar alguém cujo os valores estejam alinhados com o que a empresa defende.

Vale destacar ainda que ter planejamento prévio, de preferência de médio a longo prazo, auxilia na hora de tomar decisões mesmo em casos de imprevistos, que podem surgir com tantas atividades acontecendo o tempo todo. Uma empresa que já investe em marketing por dados, por exemplo, conhece o seu público-alvo, o que se torna um diferencial na hora de trabalhar com “assuntos do momento”. Desta forma, é possível elaborar com antecedência estratégias mais personalizadas, de acordo com o consumidor, o que garante resultados mais satisfatórios.

. Por: Rodrigo Nascimento, especialista em marketing por dados e performance e criador da startup Buscar ID.

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