Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2021 - 06:57

"A hora de agir é agora", afirma Maersk sobre descarbonização da frota


Em 2024, a A.P. Moller - Maersk apresentará uma série inovadora de 8 navios porta-contêineres capazes de operar com metanol neutro em carbono.

Durante a abertura da 76.ª Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 21 de setembro (terça-feira), o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou para as questões ambientais, sobretudo para as mudanças climáticas. Em se tratando do objetivo de neutralizar a emissão de carbono no mundo até 2030, Guterres elogiou as iniciativas que estão agindo neste sentido e pediu a mobilização dos governos para que esta meta seja alcançada.

Em agosto deste ano, o grupo A.P. Moller - Maersk, líder global em logística, anunciou que até o primeiro trimestre de 2024 apresentará o primeiro de uma série inovadora de 8 grandes navios porta-contêineres, capazes de operar com metanol neutro em carbono. Segundo o CEO da A.P. Moller - Maersk, Soren Skou, “a hora de agir é agora, se quisermos resolver o desafio climático do transporte marítimo”.

— Este pedido prova que soluções neutras em carbono estão disponíveis hoje em todos os segmentos de navios porta-contêineres e que a Maersk está comprometida com o número crescente de nossos clientes que buscam descarbonizar suas cadeias de suprimentos. Além disso, este é um sinal firme para os produtores de combustível de que a demanda de mercado considerável pelos combustíveis verdes do futuro está surgindo rapidamente — analisa Skou.

Os navios serão construídos pela Hyundai Heavy Industries (HHI) e têm uma capacidade nominal de aproxidamente 16.000 contêineres (equivalente a vinte pés — TEU).

Carbono zero — Mais da metade dos 200 maiores clientes da Maersk definiram ou estão em processo de definir metas com base científica, a exemplo do carbono zero para suas cadeias de abastecimento. Como parte da colaboração contínua da Maersk com os clientes – líderes de sustentabilidade corporativa — como Amazon, Disney, H&M Group, HP Inc., Levi Strauss & Co., Microsoft, Novo Nordisk, The Procter and Gamble Company, PUMA, Schneider Electric, Signify, Syngenta e Unilever se comprometeram a usar e dimensionar soluções de carbono zero para o transporte marítimo.

A Maersk irá operar as embarcações com e-metanol neutro em carbono ou bio-metanol sustentável o mais rápido possível. Fornecer uma quantidade adequada de metanol neutro em carbono desde o primeiro dia de serviço será um desafio, pois requer um aumento significativo da produção de metanol neutro em carbono, para o qual a Maersk continua a se envolver em parcerias e colaborações com jogadores relevantes.

As embarcações serão projetadas para ter um perfil operacional flexível, permitindo-lhes um desempenho eficiente em muitos negócios e adicionando flexibilidade em relação às necessidades do cliente. Eles apresentarão uma configuração de propulsão de metanol desenvolvida em colaboração com fabricantes como MAN ES, Hyundai (Himsen) e Alfa Laval, que representam um aumento significativo da tecnologia do limite de tamanho anterior de aproximadamente 2.000 TEU. Os navios serão classificados pelo American Bureau of Shipping.

— Estamos muito entusiasmados com estas adições à nossa frota, que oferecerão acesso exclusivo ao transporte neutro em carbono em alto mar aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que equilibra suas necessidades de custos competitivos de slots e operações flexíveis. Para nós, este é o tipo de navio de grande porte ideal para permitir o comércio global sustentável em alto mar nas próximas décadas e, a partir de nosso diálogo com potenciais fornecedores, estamos confiantes que conseguiremos obter o metanol neutro em carbono necessário — afirma Henriette Hallberg Thygesen, CEO do Departamento de Fleet & Strategic Brands da AP Moller - Maersk.

Os novos navios vêm como parte do programa contínuo de renovação da frota da Maersk e substituirão uma tonelagem de mais de 150.000 TEU que está chegando ao fim da vida útil e deixando a frota administrada pela Maersk entre 2020 e o primeiro trimestre de 2024.

O que as empresas estão dizendo sobre sustentabilidade — Leyla Ertur, chefe de Sustentabilidade da H&M, afirma que a companhia possui ambições sustentáveis e quer atingi-las nos próximos anos. — Como líder do setor, o H&M Group tem a responsabilidade de combater as mudanças climáticas. Temos a ambição de nos tornarmos neutros para o clima até 2030 e positivos para o clima até 2040. Acreditamos sinceramente que nossas ações climáticas devem ser co-criadas com nossos parceiros. O investimento da Maersk em grandes navios que operam com metanol verde é um passo inovador importante para apoiar os objetivos climáticos do Grupo H&M no frete internacional e estamos orgulhosos de fazer parte desta jornada pioneira.

Para Antoine Simonnet, diretor da cadeia de suprimentos da HP Inc., — a sustentabilidade está incorporada em nossos negócios e continua sendo um valor fundamental na HP. Recentemente, anunciamos alguns dos objetivos de ação climática mais ambiciosos em nosso setor e, para alcançá-los, estamos implementando soluções de transporte mais sustentáveis em nossa cadeia de suprimentos, incluindo esta colaboração de combustíveis verdes com a Maersk. É um passo importante para todas as empresas envolvidas para fazer o maior impacto possível e ajudar a combater a crise climática—.

Maurice Loosschilder, chefe de Sustentabilidade da Signify, entende que “o mundo está finalmente acordando para a crise climática”. — A próxima década deve ser de 'ação climática'. Com Brighter Lives, Better World 2025 — nosso programa de sustentabilidade de cinco anos — estabelecemos uma nova meta para ir além da neutralidade de carbono e dobrar o ritmo em que nos encontraremos o cenário de 1,5 °C estabelecido pelo Acordo de Paris. A promessa é cumprir essa meta ambiciosa em toda a nossa cadeia de valor e fazer isso seis anos antes. Nossa parceria renovada com a Maersk nos ajudará a dimensionar soluções de carbono zero em nossa cadeia de suprimentos e operações logísticas, proporcionando uma grande variedade de

De acordo com Michelle Grose, chefe de Logística e Satisfação da Unilever, a empresa está “está empenhada em acelerar a transição para soluções de transporte limpo, não apenas em nossas próprias operações, mas ao longo das cadeias de valor

— Com logística e distribuição respondendo por cerca de 15% de nossas emissões de gases de efeito estufa pegada, é importante que trabalhemos com parceiros que estão mudando para combustíveis com baixo teor de carbono. Estamos

Combustível verde — Em agosto, Maersk firmou acordos com a REintegrate, subsidiária da empresa dinamarquesa de energia renovável European Energy, para produzir combustível verde para o primeiro navio a operar com metanol neutro em carbono.

A REintegrate e a European Energy estabelecerão uma nova instalação dinamarquesa para produzir, aproximadamente, 10 mil toneladas de e-metanol neutro em carbono que o navio da Maersk consumirá anualmente.

“— Esta parceria pode se tornar um modelo de como dimensionar a produção de combustível verde por meio da colaboração com parceiros em todo o ecossistema da indústria, proporcionando experiências valiosas à medida que progredimos em nossa jornada para descarbonizar as cadeias de abastecimento de nossos clientes — analisa Thygesen.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira