Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2021 - 07:31

Food Grade: Óleo lubrificante usado é rerrefinado


E gera produtos à indústria alimentícia.

Os óleos básicos grau alimentício Lwart podem ser usados em formulações de lubrificantes utilizados nos equipamentos e maquinários da indústria de alimentos.

O mercado de alimentos industrializados é um importante segmento na economia brasileira; o País é o 2º maior exportador desse tipo de produto no mundo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), esse mercado é responsável por 9,7% do PIB Nacional. Com todo o potencial de crescimento para o setor alimentício, a indústria necessita de soluções sustentáveis para um desenvolvimento controlado. Nesse sentido, a utilização de insumos recicláveis, como os óleos básicos grau alimentício da Lwart Soluções Ambientais, é uma alternativa eficiente na cadeia produtiva e fomenta a economia circular na indústria.

A matéria prima que a Lwart utiliza para obtenção dos óleos básicos grau alimentício (também conhecidos como food grade) é o óleo lubrificante usado e contaminado – OLUC. A empresa 100% brasileira com sede em Lençóis Paulista realiza a coleta do OLUC em mais de 3.300 municípios em todo País.

O OLUC, após ser coletado, é processado na planta da Lwart. De acordo com Kelly Domingues, Pesquisadora do Centro de Tecnologia e Qualidade da Lwart Soluções Ambientais, a tecnologia de processo utilizada pela empresa para o rerrefino é o grande diferencial. — Além de remover os contaminantes presentes no óleo usado, como água, combustível, solventes e aditivos degradados, o óleo passa por uma etapa de remoção de impurezas por meio de reações químicas. O produto resultante possui alta pureza que possibilita sua utilização em formulações de produtos grau alimentício, que podem ter contato incidental com alimentos — explica Kelly.

Os óleos básicos grau alimentício da Lwart podem ser utilizados em formulações de lubrificantes utilizados nos equipamentos e maquinários da indústria alimentícia, como por exemplo: Esteiras, rolamentos, correias, fluidos de compressores, costura de latas, moagem de cana de açúcar, entre outros equipamentos.

A organização que gerencia o programa de avaliação de lubrificantes e insumos é a americana National Sanitation Fundation (NSF). Cada componente, incluindo o óleo básico que é utilizado em formulações de lubrificantes de grau alimentício, devem ser aprovados pela NSF. — A organização compara a composição do óleo com uma lista de produtos permitidos para o processamento de alimentos fornecidos pela Food and Drug Administation - FDA, comprovando assim que são livres de componentes tóxicos e aprovados para uso em formulações de lubrificantes grau alimentício— detalha Kelly.

A Lwart Soluções Ambientais é referência mundial em rerrefino de óleo lubrificante usado e a primeira rerrefinadora da América Latina a produzir óleos básicos de alto desempenho, matéria prima principal na produção do óleo lubrificante. A tecnologia empregada no rerrefino do OLUC pela Lwart, consegue reaproveitar praticamente 100% do resíduo que entra no processo industrial. Um processo ecoeficiente no qual nada se perde, todos os produtos gerados são aproveitados de alguma forma.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira