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29/05/2008 - 09:49

Empresa de Cabo Verde apresenta proposta para linhas oceânicas para a Barra e Recreio

O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, recebeu, no dia 28 de maio (quarta-feira), representantes da Moura Company, a maior operadora de transportes rodoviário e hidroviário de Cabo Verde, na África. O grupo está interessado em operar as linhas marítimas que o estado pretende fazer em parceria com as prefeituras, ligando o Centro da cidade à Barra da Tijuca, Recreio, à Região Oceânica de Niterói e Maricá.

Os empresários apresentaram um modelo de catamarã, com capacidade para 500 passageiros, que navega com total estabilidade em mar agitado e é capaz de enfrentar ondas de até três metros sem oferecer risco à segurança dos passageiros. Após conhecer o projeto da Secretaria de Transportes para as linhas oceânicas, os investidores mostraram interesse em operar o sistema e disseram que, para isso, também estariam dispostos a construir quatro embarcações que inicialmente circulariam nos trechos.

- Temos total interesse em sermos parceiros do Estado do Rio de Janeiro. Há mais de dois anos, fazemos o transporte marítimo regular entre nove ilhas do arquipélago de Cabo Verde. Transportamos anualmente 200 mil pessoas. Já temos o know-how e já procuramos no Brasil um estaleiro para construir as embarcações caso essa parceria seja firmada – afirmou António Lopes da Moura, presidente da companhia.

Segundo ele, cada embarcação teria um custo aproximado de US$ 4 milhões. Os empresários já estiveram reunidos com o estaleiro ETP, em Niterói, que ficaria responsável pela eventual construção dos catamarãs. Com vistas à operação do sistema, a Moura Company pretende se estabelecer no Rio de Janeiro e buscar financiamento junto ao BNDES e fundos de investimentos africanos.

A empresa opera em Cabo Verde com dois catamarãs, com capacidade para 315 passageiros e o outro para 225, e já tem encomendados outros cinco, com capacidade para transportar 140 passageiros. As viagens feitas no arquipélago duram em média o mesmo tempo que as previstas para o sistema da navegação em mar aberto no litoral do Rio. O trajeto mais curto leva em média 20 minutos para ser percorrido. Um pouco menos que o tempo estimado pela secretaria para a viagem até a Barra da Tijuca, que seria feita em 27 minutos. Já para o Recreio seriam 43 minutos.

O secretário estadual de Transportes Julio Lopes ficou entusiasmado com a reunião. No entanto, destacou que esse projeto precisa do apoio da prefeitura para ser executado.

-Nós precisamos de alternativas de transporte. As linhas oceânicas são bem-vindas, mas precisamos do aval das prefeituras envolvidas para construir o terminal de passageiros e toda infra-estrutura que o projeto requer. Vou apresentar a proposta da Moura Company e das demais empresas interessadas em ser parceira da secretaria nessa empreitada aos candidatos à prefeitura. Assim, já deixamos esse assunto alinhavado – disse Julio Lopes.

Na seqüência, o secretário também irá conhecer as propostas de operadoras de transporte marítimo de outros países como Croácia, Austrália, Noruega, EUA e Hong Kong, que também já demonstraram interesse em operar o sistema de linhas oceânicas.

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