Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2008 - 09:59

Equilíbrio hormonal e qualidade de vida

Neste livro claro e objetivo, o psiquiatra Sergio Klepacz mostra a importância do balanceamento hormonal para a qualidade de vida. Relatando casos reais, ele aborda a polêmica questão da reposição e destaca os hormônios bioidênticos como uma alternativa natural. O lançamento acontece no dia 4 de junho (quarta-feira), na Livraria da Vila-Lorena, das 19h às 22h.

O equilíbrio hormonal, aliado ao controle do estresse e à alimentação saudável, pode melhorar a qualidade de vida e até conter o envelhecimento. No livro Equilíbrio hormonal e qualidade de vida (88 pp., R$ 25,90), lançamento da MG Editores, o psiquiatra Sergio Klepacz explica como essa relação é possível. Com base em estudos e na avaliação de casos reais de pacientes, ele mostra como o organismo se comporta no decorrer dos anos e por que é tão importante balancear os hormônios para o bem-estar e a saúde. O lançamento acontece no dia 4 de junho, quarta-feira, na Livraria da Vila-Lorena (Al. Lorena, 1.731 - Piso Térreo), das 19h às 22h.

Segundo Klepacz, os mais importantes grupos médicos que trabalham na área do antienvelhecimento já concluíram que um dos principais motivos pelo qual envelhecemos é o fato de que o nível dos nossos hormônios decresce ao longo da vida. E não o contrário. “Para melhor compreender essa afirmação, basta imaginar nosso sistema hormonal como uma balança. Em um dos pratos se encontram os hormônios “construtores”, que funcionam em uma direção, e, no outro prato, aqueles que funcionam no sentido oposto, os hormônios “destruidores”.

Os hormônios construtores (ou anabólicos), explica o psiquiatra, apresentam taxas bastante elevadas na infância e na juventude. Eles propiciam crescimento corpóreo, favorecem o equilíbrio emocional e trazem coragem, otimismo e potência. Os “destruidores”, por sua vez, são hormônios de fuga, de estresse. Quando apresentam níveis superiores aos desejados, causam desequilíbrio físico e distúrbios emocionais e psíquicos.

“À medida que envelhecemos, gradativamente perdemos o predomínio dos hormônios construtores. Quando essa deficiência ocorre, os chamados hormônios destruidores (ou catabólicos) passam a predominar. É por isso que, com a idade, nosso corpo involui: vamos diminuindo de estatura, e até os ossos enfraquecem e perdem sua densidade, ocasionando a osteoporose. Perdemos músculos e ganhamos tecido adiposo”, diz, ressaltando que podem sugerir também problemas emocionais como depressão, medo, insegurança e até certo desânimo em relação à vida.

Segundo Klepacz, esse desequilíbrio ocorre em ambos os sexos: “A diferença é que a mulher apresenta uma queda brusca dos hormônios construtores, enquanto o homem passa por um processo gradual.”.

O nível de estresse diário, a alimentação, a idade e o estilo de vida também são fatores que influenciam o equilíbrio hormonal, de acordo com o autor. Por isso, comer bem, saber lidar com os problemas e fazer atividades físicas podem ajudar a evitar o envelhecimento precoce e melhorar a qualidade de vida.

No livro, Klepacz aborda também a polêmica questão da reposição hormonal – ainda vista com desconfiança por muitos médicos e pacientes. Segundo ele, a reposição é uma alternativa e destaca o papel dos hormônios bioidênticos, como uma das opções naturais de reposição.

Esses hormônios surgiram vinte anos atrás, mediante a extração e manipulação de fito-hormônios contidos em vegetais. “O princípio é bastante simples e baseia-se no fato de que os únicos hormônios bem aceitos por nosso corpo são aqueles iguais ao que fabricamos”, afirma. Dessa forma, segundo ele, pode-se obter uma resposta integral do organismo, uma vez que os hormônios agem em vários órgãos. O cérebro, por exemplo, tem receptores para os hormônios sexuais, o cortisol e o hormônio tireoidiano.

“Os hormônios são forças que se movem com uma intensidade que foge ao controle da vontade. Somente por meio de sua compreensão e mensuração é que podemos dimensionar os estados emocionais de forma real, e uma tarefa quase hercúlea de compreender o outro”, conclui.

Autor - Sergio Klepacz formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1980, e obteve o título de mestre em Psicofarmacologia pela Escola Paulista de Medicina em 1987. Tem trabalhos publicados no Brasil e no exterior e realiza palestras por todo o país. Além da clínica particular que mantém em São Paulo, é médico credenciado do Hospital Samaritano.

Exercendo suas funções como psiquiatra, questionava-se a respeito do baixo índice de cura obtida pelo procedimento clássico baseado em terapias psíquicas e medicamentos. Depois de muito observar as taxas hormonais dos pacientes, concluiu que a rede endócrina exerce grande influência nas doenças emocionais e psíquicas, desencadeando conseqüências físicas como obesidade, insônia, úlceras, asma, alergias etc. Atualmente, preconiza a visão de uma medicina integrada com participação do balanceamento hormonal e da suplementação nutricional como alternativa para os casos de difícil solução.

Klepacz é também autor do livro Uma questão de equilíbrio, também da MG Editores, “Equilíbrio hormonal e qualidade de vida – Estresse, bem-estar, alimentação e envelhecimento saudável” | Editora: MG Editores, 88 páginas | ISBN: 978-85-7255-052-9, por R$ 25,90. Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890. Site: www.mgeditores.com.br | Lançamento: dia 4 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731 - Piso Térreo – S. Paulo).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira