Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2021 - 08:35

Voluntariado: amor solidário em tempos de pandemia


Apesar das medidas de isolamento social, sites especializados e pesquisas indicam aumento no número do trabalho solidário no Brasil.

A solidariedade é a maior prova de fé que o ser humano pode praticar. Por isso, ela está presente na maior parte das religiões. O amor solidário transforma as vidas não só de quem recebe, como de quem doa. No Brasil, o dia nacional do voluntariado ocorre no próximo dia 28 de agosto.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,92 milhões de brasileiros praticaram algum tipo de serviço voluntário até o final de 2019. Este montante representou quase 5% da população brasileira que dedicou recursos financeiros ou mesmo o próprio esforço em uma atividade pontual ou com alguma frequência definida.

Os dados do IBGE indicam que houve um crescimento no tempo dedicado a tais trabalhos. Em 2018, o tempo médio era de 6,5 horas. Em 2019, já houve um crescimento para 6,6 horas. As pessoas que mais se dedicam ao voluntariado têm mais de 50 anos (4,7%) e, de maneira geral, contam com ensino superior completo (7,6%).

Com a chegada da pandemia – e até pelos desafios trazidos com ela – esse cenário se ampliou. Sites especializados em ações solidárias, como a plataforma social digital Atados.com.br, constatou um aumento de mais de 270% de oportunidades de vagas em ações voluntárias à distância, comparando de março a junto de 2020 em relação ao mesmo período em 2019. Além disso, foram registradas mais de 17 mil inscrições para os trabalhos e os acessos ao site cresceram em 147,2% - o que denota a grande procura dos interessados no assunto.

Voluntariado Empresaria — O estudo de 2019 do IBGE apontou que nove em cada 10 voluntários realizaram sua ação por meio do incentivo de empresas, instituições e organizações civis. Isso demonstra a importância que também o mundo corporativo tem dado ao tema, especialmente na atualidade, onde as ações de governança sociais, corporativas e ambientais (ESG) se tornam um nicho de mercado valorizado inclusive pelas bolsas de valores mundiais.

Independentemente do estímulo inicial, o fundamental é que a pessoa interessada na solidariedade encontre como contribuir a partir dos seus interesses e valores individuais. É basicamente isso que importa, pois qualquer um pode se tornar voluntário. Não há restrições ou pré-requisitos exigidos. Basta identificar uma área de atuação que possa colaborar e aplicar seus conhecimentos ou se doar de alguma forma.

A própria Bíbilia Sagrada ensina a ser solidário de maneira prática. No Evangelho de João, está escrito: “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1 João 3: 17-18).

Instituto Livres e o trabalho voluntário — Em 2020, antes mesmo das medidas sanitárias serem adotadas como forma de prevenção à pandemia do coronavírus, o Instituto Livres realizou o seu mais recente mutirão solidário conhecido como Impacto Sertão Livre, na região rural de Paulistana, no interior do Piauí. Durante o mês de janeiro, o projeto mobilizou voluntários de todo Brasil para promoção de ações de alto impacto em pequenas comunidades.

Foram 10 dias de intensa atividade com a presença de 370 voluntários de 23 estados brasileiros, além do México, Argentina e Portugal. Quase 14 mil famílias foram visitadas pelos ‘amarelinhos’ para receberem uma mensagem de fé e amor e 13 comunidades atendidas com exames de saúde, atendimentos de cidadania, oficinas criativas, cursos profissionalizantes e atividades de adoração, ensino da Palavra e cultos. Estiveram conosco o pastor Juliano Son, Paulo Borges Junior, Carlito Paes, Inar Brandão, além dos cantores Zoe Lily, Tarik Mohallem, Junior e Jonatas, Isaque Folha e outros.

Entre as ações realizadas neste período, esteve a promoção de três cursos profissionalizantes nas áreas de assistente de loja, assistente administrativo e empreendedorismo e inovação, com a participação de 300 moradores da região.

Outro projeto solidário de destaque no mesmo ano foi o Juntos pelo Sertão, que reuniu grandes nomes da música em prol das comunidades sertanejas no Piauí. Em um grande festival de música realizado em estilo drive-in no Allianz Parque, em São Paulo/SP, o evento conseguiu arrecadar fundos e foi transmitido pela internet, atingindo ao alcance de 300 mil visualizações. Entre os artistas voluntários que participaram da edição, estavam Aline Barros, Isaias Saad, DJ PV, Gabriel Guedes, Juliano Son, Julia Vitoria, Eli Soares, Fernanda Madaloni, Mauro Henrique, Projeto Sola, Luca Martini, Douglas Gonçalves do Jesus Copy e o pastor Hernandes Dias Lopes.

O Instituto Livres não vê a hora da pandemia passar para poder retomar suas atividades presenciais que tanto transformam a vida no Nordeste, uma das grandes regiões brasileiras que tem menor participação voluntária, segundo informações do IBGE. Para atingir esse objetivo, segue realizando campanhas pela internet e contando com a colaboração de empresas e pessoas.

. Por: Clever Murilo Pires – diretor executivo do Instituto Livres e Mentor de Gestão. Mestre em Economia de Empresas com especializações em Planejamento Estratégico, Finanças Corporativas e Valuation, Digital Transformation, CEO - FDC, entre outras, inclusive voltadas para o terceiro setor. Contador e Administrador de Empresas, Pós-graduado em Gestão de Custos, MBA em Gestão Estratégica de Negócios e mentor pela Rocket Mentoring Scholl. Capacitado em técnicas de Lideranças pela Crescimentum e Coaching Profissional. Mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de diversos segmentos, nas áreas de Gestão, Finanças estruturadas e expansão, Contabilidade, Compliance, Administração, Project Finance, Fusões e Aquisições/M&A, Gestão Baseada em Valor, Custos e Orçamentos, cultura orçamentaria, Business Plan, empreendedor social, coaching de gestão, Estratégias para legado, e Desenvolvimento de negócios; startups, atuando como Diretor de Controladoria, CFO e CEO. Atuação em estruturação de operações de fusão/aquisição e equity via Fundos de Investimento incluindo startups em potencial de escala. Palestrante em empresas e entidades acadêmicas com temas voltados para Gestão, Finanças, Liderança, Potencial de Desempenho, Formação de equipe de alta performance, Balanced Scorecard, Controladoria, Eficiência e Eficácia da Contabilidade no Negócio e Business Plan - Crescimento e Valoração da Empresa, dentre outros. E empreendedor na startup: iOásis. | O Instituto livres é uma organização do terceiro setor que atua desde 2006 com propósito de oferecer desenvolvimento integral às comunidades que habitam em áreas do sertão do Brasil, mais especificamente no estado do Piauí. Fundado pelo músico e compositor Juliano Son, o instituto realiza diversas ações que promovem mudanças efetivas nas condições físicas, emocionais e espirituais das pessoas impactadas. O relatório completo com as ações desenvolvidas em 2020 está à disposição para download no site institutolivres.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira