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05/10/2021 - 15:21

Como escolher a rede social certa para o meu negócio?


Hoje em dia, quando falamos de empresas, a primeira coisa que pensamos é no marketing dela, especialmente no digital. E não é possível pensar no marketing sem falar de redes sociais.

De acordo com uma pesquisa da MarketingSherpa, 70% dos adultos dos Estados Unidos seguem empresas das redes sociais e o cenário aqui no Brasil não é muito diferente. Um estudo do Hootsuite mostrou que 66% dos brasileiros têm pelo menos uma rede social, e deste número 89% buscam produtos e serviços na internet.

Tendo isso em conta, como saber qual é a melhor rede social para o seu negócio? Continue com a leitura que vamos falar um pouco sobre as principais delas.

Escolhendo a melhor rede social para a sua empresa — Uma coisa que você precisa saber ao ter o seu negócio é que é fundamental ser visto pelo público. Se optar pelo offline pode estar em pontos comerciais ou investir em meios mais tradicionais como jornais e revistas. E se optar pelo online é possível mostrar o seu negócio onde o seu público está.

Mas para escolher a rede social ideal para o seu negócio, é preciso saber como cada uma delas funciona, afinal, não é indicado usar a mesma estratégia para duas ou mais mídias sociais.

Saiba mais sobre cada uma delas e qual é a mais indicada para cada negócio.

Facebook — O Facebook é a rede social mais usada pelos brasileiros, cerca de 120 milhões de usuários por mês, 1,4 bilhão no mundo.

O aplicativo permite o uso de diversos tipos de conteúdos nos mais variados formatos, como fotos, vídeos, gifs e textos.

Nele, a empresa pode criar uma fanpage e com investimentos é possível impulsionar publicações, que podem ser segmentadas de acordo com o público-alvo que você escolher.

Se você quer trazer novos clientes ou manter clientes antigos, o Facebook é a rede social indicada. Além disso, ele é uma boa ferramenta para estar em contato com o cliente, tirando dúvidas.

Twitter — Essa rede social começou como um microblog que permitia postagens de até 140 caracteres e hoje passou para 280, além de ser possível publicar fotos, pequenos vídeos, gifs, links e enquetes.

Por não ter solicitação de amizade, as pessoas podem seguir umas às outras, bem como empresas, e é possível seguir um perfil sem ser seguido por ele. Isso significa que as publicações são só vistas pelos seguidores.

Por ser uma plataforma de mensagens rápidas, o Twitter é indicado para empresas que tenham muito conteúdo para publicar várias vezes ao dia. A rede também pode ser usada para quem quer interagir mais rapidamente com os usuários.

Instagram — Com mais de 50 milhões de usuários no Brasil, o Instagram, apesar de ter sido criado para pessoas físicas, logo ganhou as empresas, que estão cada vez mais presentes por lá - é possível criar contas comerciais.

A interação é feita por fotos e vídeos que podem ser postados no feed, nos stories ou no reels. Inclusive, o Instagram tem investido cada vez mais no conteúdo de vídeo, portanto saber usar um editor de vídeo pode fazer o seu conteúdo chamar mais a atenção.

Essa rede social é indicada para empresas que comercializam produtos ou que o serviço tenha algum apelo visual, já que o Instagram é mais visual. Por conta disso, vale a pena investir em tratamento de fotos e vídeos.

YouTube — Nesta rede social o conteúdo é por vídeo. Você pode ter um canal para divulgar os seus produtos, serviços ou até mesmo fazer lives para falar sobre um determinado assunto.

Por ser uma rede social mais visual, investir em uma boa edição de vídeo para o YouTube é fundamental para ter mais impressões e fazer com que a plataforma distribua o seu vídeo para mais pessoas.

LinkedIn — Essa é a maior rede social corporativa. Ela é indicada para empresas que estão em busca de clientes mais qualificados para contatos profissionais e empresas a fim de ampliar o networking.

No LinkedIn, os perfis são como currículos e é possível publicar artigos sobre os mais diversos assuntos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais redes sociais, escolha a que mais se encaixa com o seu negócio e faça uma estratégia para conseguir cada vez mais clientes.

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