Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2008 - 10:36

Belo Horizonte ganha ‘loja verde’ da rede Super Nosso

Madeira de reflorestamento, sistemas de refrigeração com produto que não agride o meio ambiente e consumo reduzido de energia são diferenciais do estabelecimento que foi inaugurado no dia 23 de maio.

Belo Horizonte (MG) – A rede de supermercados Super Nosso foi a primeira de Minas a contar com fluidos refrigerantes que não agridem a camada de ozônio em seus sistemas de refrigeração. A medida é parte de um conjunto de iniciativas em benefício do meio ambiente integradas ao projeto da primeira ‘loja verde’ da rede, com inauguração ocorrida na última sexta-feira, 23, no bairro Luxemburgo.

De acordo com a direção do Super Nosso, a loja verde foi planejada para operar segundo conceitos de sustentabilidade ambiental, com a adoção de recursos que possibilitam o incremento de eficiência energética. Além disso, haverá a otimização do consumo de água, redução do consumo de energia e o uso de produtos ambientalmente aceitos, como sacolas retornáveis.

O novo estabelecimento passa a contar com sistemas de ventilação natural; aproveitamento de energia para aquecimento de água (sobras de calor); controle de iluminação e refrigeração, além de mobiliário e gôndolas fabricados com madeiras de reflorestamento. Outros diferenciais são o visual ‘clean’ e dependências temáticas, com projetos de decoração associados às diferentes áreas da loja.

Trata-se da 10ª loja pertencente à rede, na grande BH, sendo a quarta com o conceito Gourmet, com espaços divididos entre carnes nobres e cortes especiais; culinária japonesa e horti-frutis de alta qualidade, rotisseria e padaria diferenciada, além de itens não encontrados em lojas supermercadistas tradicionais. A loja também oferecerá um vasto número de rótulos de vinhos com importação exclusiva e um somelier renomado internacionalmente.

“O novo Super Nosso foi pensado para atrair um público diferenciado, ávido por qualidade, atendimento de alto nível e que se preocupa com qualidade de vida e sustentabilidade ambiental”, resume Rodolfo Nejm, diretor do grupo. “Hoje damos um passo importante, pioneiro, para que o setor supermercadista se posicione pela sustentabilidade tanto em Minas como no resto do Brasil”, complementa o executivo.

A camada de ozônio e os supermercados - Enquanto boa parte dos supermercados brasileiros ainda conta com sistemas de refrigeração à base de HCFCs, gases que agridem a camada de ozônio, o novo Super Nosso optou pela linha de fluidos refrigerantes ISCEON™, da americana DuPont, líder mundial e pioneira na descoberta de alternativos aos CFCs e HCFCs.

“As empresas supermercadistas já começaram a se movimentar visando à troca dos CFCs e HCFCs pelos fluidos refrigerantes ambientalmente aceitos. A rede Super Nosso antecipou essa tendência em Minas”, ressalta Maurício Xavier, o gerente do negócio de Fluidos Refrigerantes da DuPont para a América Latina.

Xavier assinala que a legislação brasileira, em conformidade com o Protocolo de Montreal – documento assinado em 1989 por dezenas de países comprometidos com a preservação da camada de ozônio −, exigirá das empresas uma rápida mobilização, a partir de agora, visando à substituição e eliminação de substâncias danosas à camada de ozônio, sobretudo CFCs e HCFCs.

Em 2007, por exemplo, as importações de CFCs foram proibidas. Já a partir de 2013 haverá restrições também ao comércio de HCFCs. Com isso, o fluido refrigerante R-22, amplamente utilizado nos sistemas de refrigeração de supermercados, terão sua disponibilidade limitada. A rede Super Nosso, portanto, é pioneira entre as empresas do segmento a demonstrar publicamente a preocupação quanto à preservação da camada de ozônio.

“Demos início a um trabalho de consultoria que visa a auxiliar as redes supermercadistas do País a substituir e eliminar substâncias danosas à camada de ozônio”, afirma Xavier. O executivo acrescenta que a substituição dos CFCs e HCFCs pode ser feita de maneira simples, por meio de uma operação chamada Retrofit®, que prevê a troca do fluido refrigerante em uso pelos da linha ISCEON™, mediante pequenas modificações nos equipamentos e baixo investimento.

“Essa operação, em geral, tende ainda a proporcionar melhoras em relação à performance e eficiência energética de equipamentos de refrigeração”, conclui Xavier.

Alguns destaques da ‘loja verde’ do Super Nosso Luxemburgo.: Equipamento de refrigeração que não agride a camada de ozônio: Trata-se de um produto específico para sistemas de refrigeração, tais como refrigeradores e congeladores, que serve para resfriar ou congelar alimentos. Este produto não agride a camada de ozônio | Sacolas retornáveis de algodão e de juta;

Refrigeração e Iluminação: Controles de refrigeração e iluminação projetados para reduzir o consumo de energia. | Ventilação: Ventilação adequada para diminuir a temperatura interna da loja | Madeiras do mobiliário: Móveis e gôndolas produzidos em madeira de eucalipto de reflorestamento e/ou de demolição | Aproveitamento da Água Quente: Haverá aquecimento da água quente com menor consumo de energia.

Rede Super Nosso - O primeiro supermercado Super Nosso foi inaugurado em Novembro de 1998 no bairro Buritis. Desde então, novas outras lojas foram abertas com localização privilegiada. O Super Nosso tem grande enfoque nas seções de Hortifruti, Frios, Adega e Padaria, esta última com o ‘selo’ das Delícias Super Nosso. A ‘loja verde’ do bairro Luxemburgo, com o novo conceito Gourmet, trabalha com carnes grelhadas na hora, ampla seção de peixes e ótima qualidade de sushi. Super Nosso: o supermercado mais querido de Minas Gerais. www.supernosso.com.br

Perfil da linha ISCEON™ - Trata-se de um grupo de produtos do portfólio de soluções globais da DuPont para aplicação nas áreas de refrigeração e condicionamento de ar. Seu principal benefício é viabilizar e ampliar as possibilidades de Retrofit® no setor de varejo, entre outros. A linha ISCEON™ é formada por diferentes compostos.

Perfil da DuPont - A DuPont é uma empresa voltada para a ciência. Fundada em 1802, utiliza a ciência na solução de problemas e na criação de soluções essenciais e sustentáveis que tornam a vida das pessoas melhores, mais seguras e saudáveis em todo o mundo. Atuando em mais de 70 países, a DuPont oferece uma ampla gama de produtos e serviços inovadores para mercados como agricultura, nutrição, eletrônica, comunicação, segurança e proteção, casa e construção, transporte e vestuário. || Sites: www.fluidosrefrigerantes.br.dupont.com e www.fluidosrefrigerantes.mx.dupont.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira