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14/10/2021 - 09:00

Portos do Paraná apresenta Plano Estratégico para o Quinquênio 2022-2027

A Portos do Paraná submete em dezembro ao Conselho de Administração (Consad) o seu Plano Estratégico para o quinquênio 2022-2027. Por isso, mantém em pleno curso a Agenda Estratégica, que está modelando os produtos institucionais que deverão balizar as decisões da empresa pública pelos próximos anos. Após o término da análise da Matriz Swot, o próximo passo da Gerência de Planejamento Estratégico (GPLanes) em conjunto com os gestores da empresa pública é focar nos Objetivos, Mapa e Projetos Estratégicos além do BI e Acordos de Resultados.

— A Agenda Estratégica tem o objetivo de entregar produtos institucionais para a organização até o final do ano e essa entrega não é um fim, muito pelo contrário, é um início de um novo momento onde passamos a trabalhar pautado em resultados, indicadores e objetivos claros e factíveis que serão desenhados de acordo com o que a Diretoria Executiva tem em seu entendimento juntamente com a Presidência — justifica o presidente Luiz Fernando Garcia.

Para tanto, a Agenda Estratégica estabeleceu um calendário (Roadmap) com o dia 10 de dezembro para entregar o Plano Estratégico ao Consad. — O Roadmap detalha todos os produtos que serão entregues em 2021 e esses produtos resultarão em um mapa estratégico que visa o que a organização almeja atingir para os próximos cinco anos já que o resultado final será o Plano Estratégico 2022-2027 — explica Honorato Chudson, Gerente de Planejamento Estratégico.

De acordo com ele, para acompanhar os resultados da Portos do Paraná serão usados o Business Intelligence (BI) com indicadores automatizados e vinculados também a sistemas pré-existentes como Appaweb, Senior, Cargaonline entre outras ferramentas que ainda estão em análise e poderão ser agregadas.

— O BI vai ter uma entrega beta até o final de 2021 com alguns indicadores que já foram criados e inseridos dentro desse Business Intelligence e a meta na Gerência para o próximo ano é ajudar as diretorias a criar seus próprios dashboards, de tal maneira que ao final disso seja possível convergir para um único só BI — avisa Honorato.

Com todas as ferramentas preparadas e as estratégias definidas serão realizados os Acordos de Resultados. —Os acordos de resultados são os firmamentos de objetivos com base nos projetos estratégicos identificados e mapeados por cada diretoria. Uma vez definido o objetivo estratégico, serão avaliados quais projetos estratégicos estão convergindo para as metas definidas e quais diretorias estão envolvidas na execução desses projetos — aponta o presidente Luiz Fernando.

Tudo isso está sob o direcionamento da Gerência de Planejamento Estratégico. — A GPLanes pode ser entendida como uma consultoria interna da organização, orienta e ajuda todas as diretorias com esse fim, com os objetivos, com os indicadores, promovendo inclusive as Reuniões de Análise da Estratégia – RAE, que serão realizadas entre o diretor-presidente e todos os Diretores da organização — destaca Honorato.

Identidade — O empregado votou e ajudou a Portos do Paraná a construir uma nova Identidade Estratégica. Foram 101 respostas ao formulário enviado pela GPLanes. Nelas, os portuários propuseram que a empresa pública precisa priorizar a Sustentabilidade, Intelecto-Humano, Qualidade, Segurança e Governança. Transparência e relação porto/cidade foram alocados para a perspectiva de resultados do mapa estratégico. A nova proposição da missão, visão e valores foi analisada, ajustada e aprovada pela Diretoria Executiva na última quarta-feira, dia 6, e estará presente no Plano Estratégico 2022-2027 a ser apresentado em dezembro, ao final do trabalho.

— Fizemos uma revisão da nossa identidade estratégica com nossa Missão, Visão e Valores onde toda a organização teve a oportunidade de participar ativamente votando, caracterizando suas preferências e a maneira como enxergam a Portos do Paraná. Já tínhamos uma proposta anterior e apenas adaptamos ao momento atual pensando nos próximos anos — analisa o Gerente de Planejamento Estratégico.

Nova fase — A partir do dia 07 de outubro (quinta-feira), a Agenda Estratégica segue com um engajamento maior dos Gerentes. —Estamos partindo para a etapa dos Projetos e Ações Estratégicas e os Gerentes terão uma participação de extrema importância dentro da identificação e mapeamento desses projetos — finaliza Honorato.

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