Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2008 - 10:56

Qual o valor do teste para seu negócio?

Testar faz parte do dia-a-dia de qualquer pessoa. Estamos a todo momento testando produtos, reações, sensações, mesmo que de maneira instintiva ou intuitiva. Isso acontece na hora de comprar um carro (test-drive), quando experimentamos um vinho, quando vamos contratar um funcionário (período de experiência) e nas mais diversas situações do cotidiano. O teste é inerente ao ser humano e sempre esteve diretamente ligado à curiosidade, à vontade de experimentar e tornar algo melhor.

No mundo corporativo não é diferente, basta observarmos grandes indústrias, como a automobilística, a farmacêutica, de eletroeletrônicos e tantas outras. Imagine o quanto elas não investem em testes antes de lançar no mercado um novo carro, um avião, um remédio? Só garante a qualidade quem testa e, nesses casos citados, garantir a qualidade é questão de vida ou morte, literalmente.

Outro exemplo é o tempo de garantia que as empresas dão a seus produtos. Tenha certeza de que os prazos só são extensos depois que os fabricantes realizaram uma longa maratona de testes, para se certificarem de que não haverá problemas durante esse período. Obviamente, se o produto apresentar defeito para vários consumidores ou se uma determinada falha for recorrente, é porque os testes foram mal executados.

Todo esse paralelo traçado com a vida cotidiana ajuda a entender melhor a questão do Teste de Software e de sua importância estratégica para o universo da Tecnologia da Informação. À medida que o emprego de sistemas de informação pela sociedade cresce espantosamente, com boa parte dos negócios dependentes cada vez mais de softwares e computadores, passa a ser crucial contar com software de qualidade, ou seja, um software que fornece resultado correto quando alimentado com dados válidos e que identifica corretamente dados inválidos.

O Teste de Software tem por finalidade agregar qualidade ao produto antecipando a descoberta de falhas e incompatibilidades, reduzindo assim o custo do projeto. Novamente voltamos à questão do valor do teste para o negócio. Quanto custa para um banco ficar com sua rede fora do ar por meia hora? Ou quanto uma companhia de cartão de crédito perde se seu sistema estiver indisponível numa tarde de sábado? Não é melhor investir em testes a fim de minimizar essa possibilidade de erro?

Por mais paradoxal que pareça, o objetivo do teste de software é encontrar defeitos nos sistemas, para que eles possam ser corrigidos antes da entrega final. Muitos podem pensar que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O que se busca é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, mostrando se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

Cada vez mais, percebemos o interesse das empresas em buscar modelos que agreguem maior qualidade e produtividade. Nesse contexto, os processos de testes e qualidade de software pasam a ser enxergados como itens cada vez mais estratégicos para a condução de projetos de software de qualquer porte.

De maneira simplificada, os testes não apenas proporcionam softwares mais estáveis, mas garantem que os investimentos em TI poderão ser comprovados, dentro de prazos, custos e qualidade esperada, diminuindo os riscos dos projetos.

. Por: Roberto Murillo, sócio-diretor da RSI Informática. [ A RSI - fundada em 1993, a RSI é uma empresa especializada em serviços voltados para a garantia da qualidade da informação. Pioneira no Brasil no desenvolvimento de metodologia e ferramental para testes e qualidade de software, a RSI é parceira das empresas líderes mundiais do segmento. Oferece ao mercado uma gama de serviços que vai desde consultoria, treinamento, diagnóstico e implantação de metodologias até serviços de teste e homologação independente de software, “on-site” ou no modelo “fábrica de testes”.

Com escritórios em São Paulo (sede), Brasília e Rio de Janeiro, a companhia presta serviços para corporações com alta dependência por tecnologia de informação e dispostas a investir na prevenção de falhas em seus sistemas através da melhoria na qualidade de seu software. A empresa mantém seu diferencial sustentado por três pilares: foco em um mercado altamente especializado; alto investimento em pesquisa e desenvolvimento e gestão estratégica do capital humano].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira