Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2008 - 10:57

País de economia forte = novo grau de investimento

O Brasil se encontra bastante fortalecido economicamente, tanto que este momento favoreceu a conquista do selo de investment grade, agora em maio pela agências de classificação de riscos Standard & Poor’s e, agora mais recente, a canadense DBRS. A crise dos “subprime” nos Estados Unidos vêm abrindo espaço para que os países emergentes, principalmente os que compõem os BRICs, consigam absorver uma parte da fatia dos investimentos mundiais, que hoje começam a sair das mãos dos norte-americanos.

O Brasil cresceu 5,4% em 2007 e, em linhas gerais, a economia mostra-se forte, a começar pelo controle da inflação, que está abaixo da meta de 4,5% estabelecida para este ano. O controle inflacionário é reflexo direto da política adotada na redução da taxa básica de juros, definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que hoje está em 11,25% ao ano.

Além do controle inflacionário, houve também aumento do poder aquisitivo; aumento da arrecadação tributária; implantação da nova legislação contábil; fusões de grandes empresas como Bovespa e BM&F; crescimento do número de IPOs, entre outros. A somatória de tudo isso favoreceu ao país a conquista do grau de investimento. Estamos no caminho.

. Por: Eduardo Pocetti, CEO da BDO Trevisan e diretor de assuntos internos do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira