Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2008 - 07:02

Renomados hematologistas nacionais e internacionais abrem a 1ª Conferência Pan-americana de Talassemia, no Rio de Janeiro

O evento, que será realizado de 30 de maio a 1º de junho, no Rio de Janeiro, é destinado a médicos hematologistas, profissionais da saúde e interessados pelo tema. Para abordar sintomas, diagnóstico e tratamentos da talassemia - anemia hereditária causada pelo mau funcionamento da medula óssea – a Conferência contará com a presença dos especialistas americanos Alexia Thompson; Allan Cohen, George Buchanan; Peter Grimberg; e John Wood; dos italianos Antonio Piga, Caterina Borgna-Pignati e Renzo Galanello, além do médico francês Pierre Brissot. Integrantes do Comitê Científico da Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) também farão parte das apresentações.

Um dos destaques da Conferência será o painel “Avanços nos tratamentos e terapia quelante para mielodisplasia, anemia falciforme e hemocromatose”.

Organizadores do evento: Alianza Latina; Cooley’s Anemia Foundation (EUA); Fundacione Argentine de Talasemia (Fundatal); Latin American Alianze (EUA); Thalassaemia Action Group (EUA); Thalassaemia Foundation of Canada (Canadá); com o apoio institucional da Thalassaemia International Federation.

1º Conferência Pan-Americana de Talassemia, de 30 de maio a 1º de junho, no Hotel Windsor - Avenida Sernambetiba, 2630 – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ. Inscrições e informações: www.abrasta.org.br

Talassemia - Anemia hereditária que faz com que o portador produza glóbulos vermelhos menores e com menor capacidade de transportar oxigênio aos tecidos. Para corrigir essa falha, o paciente com talassemia major, forma mais grave da doença, precisa de transfusões de sangue a cada 20 dias, durante toda a vida. Porém, as transfusões contínuas causam no organismo acúmulo de ferro, que precisa ser retirado por meio de um procedimento chamado de terapia quelante.

Abrasta - Fundada em seis de agosto de 1982 por um grupo de pais de portadores de talassemia, a Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA) é uma entidade beneficente sem fins lucrativos. Divulgar a doença, proporcionar tratamento adequado, dar suporte às famílias após o diagnóstico e incentivar a adesão de doadores de sangue são os seus principais objetivos.

Por meio dessas ações, a entidade busca apoio dos profissionais da saúde, visando ao diagnóstico precoce e à conscientização dos casais sobre a doença e o planejamento familiar. Em paralelo, os pacientes recebem indicação e encaminhamento ao tratamento ideal, incluindo auxílio para que exames de acompanhamento sejam feitos regularmente (ultra-sonografia, densitometria óssea, ecocardiograma e medição de ferro, açúcar e hormônios, dentre outros).

Para alcançar as metas estabelecidas, a entidade promove anualmente a Conferência Internacional de Talassemia e outros eventos, como Jornadas de Talassemia regionais e workshops, que contribuem para a atualização de médicos e profissionais da saúde e informam os pacientes sobre avanços no tratamento. Além disso, a Abrasta participa de outros eventos, nacionais e internacionais, ligados à talassemia, com o objetivo de colher e disseminar novidades.

A Abrasta possui um comitê científico formado por renomados especialistas de todo o país, que se reúnem a cada dois meses para trocar experiências, discutir e acompanhar os projetos da associação, visando a avanços no tratamento. Esses profissionais também colaboram com a entidade para a organização dos eventos, sugerindo temas e proferindo palestras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira