Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2021 - 03:39

Regata Santos-Rio leva público ao êxtase antes dos desafios do vento leste


A manhã do dia 22 de outubro (sexta-feira) ofereceu à população santista um momento único, com desfile das embarcações e apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

A 71ª Regata Santos-Rio ficará na memória do público santista que lotou o Deck do Pescador, na Ponta da Praia, para aplaudir as tripulações no desfile dos barcos e vibrar com as manobras da Esquadrilha da Fumaça. Na manhã desta sexta-feira (22), os caças da Força Aérea Brasileira sobrevoaram a flotilha várias vezes, encantando os velejadores e o público, que transformou o deck em “arquibancada da vela”.

Após o momento único, os 30 barcos rumaram para o meio da Baía de Santos, de onde largaram ao meio-dia rumo ao Rio de Janeiro com vento sueste de 11 nós (20 km/h). A semana na Baixada Santista foi nublada e chuvosa, mas nesta sexta-feira, até o Sol decidiu aparecer e abrilhantar as ações que envolveram o dia da largada.

A previsão do vento subindo de sueste para leste e aumentando de intensidade ao longo da noite, deve fazer com que as tripulações naveguem na maior parte do percurso no contravento, o que aumenta os desafios. O medalhista olímpico Kiko Pelicano, timoneiro do Duma prevê dificuldades. — Será uma regata dura, que exigirá muito da tripulação. Em 2020 eu não corri, mas as rajadas de leste passaram dos 30 nós. Espero que neste ano seja mais suave — desejou o velejador do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).

O parceiro de Kiko na conquista do bronze olímpico na Classe Tornado nos Jogos de Atlanta (1996), Lars Grael, segue para o Rio de Janeiro no comando do Avohai. A dupla possui cerca de 20 participações na Santos-Rio. conforme o tempo de regata, é provável que algumas tripulações cheguem ao Rio de Janeiro impulsionadas pelo vento em popa da frente fria prevista para entrar no domingo.

Manhã de festa para a vela — O dia foi perfeito. O ápice do desfile foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, uma surpresa para o público e tripulações. A largada também foi perfeita, com todos respeitando a linha de partida. Agora, é esperarmos que todos cheguem seguros ao Rio, buscando as melhores condições para velejar — comemorou o velejador e assessor náutico do Iate Clube de Santos (ICS), Odoardo Lantieri.

O assessor de diretoria de Vela do ICRJ, Ricardo Baggio, o Kadu, afirma que os velejadores serão recepcionados de braços abertos. — A largada foi bem tranquila e espero que assim seja a regata. Na chegada, o ICRJ está preparado para colocar toda sua estrutura à disposição das tripulações. Desejo que todas permaneçam para o Circuito Rio e para as confraternizações, até o ano passado suspensas devido à pandemia— . A Regata Santos-Rio abre o Circuito Rio de Vela Oceânica, que ainda se estenderá de 30 de outubro a 02 de novembro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira