Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2008 - 07:05

Prêmio Ser Humano mostra que empresas estão investindo mais em ações de gestão de pessoas

São Paulo – Um dos mais importantes prêmios da área de gestão de pessoas da América Latina, o Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia” 2008, promovido pela ABRH-Nacional, chega a sua fase decisiva mostrando um crescimento significativo nas ações de gestão de pessoas promovidas por empresas de todos os segmentos de negócios. A instituição acaba de divulgar os casos classificados para a final, que somam 59 ações que se destacaram em um universo de mais de 300 inscritos nas modalidades Gestão de Pessoas (categorias Empresarial, Profissional e Acadêmica) e Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social (categorias Empresa e Organizações do 3º Setor).

Segundo Ralph Arcanjo Chelotti, Presidente da ABRH-Nacional, o Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia” 2008 é o melhor indicador da ação das empresas, profissionais de RH e Gestão de Pessoas e universidades no que diz respeito ao planejamento e desenvolvimento de ações focadas em gestão de pessoas, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, que objetivam, entre muitas coisas, aprimorar o relacionamento humano no âmbito das empresas. O anúncio dos vencedores nas cinco categorias acontece no próximo dia 03 de junho, em evento solene no HSBC Brasil (antigo Tom Brasil), em São Paulo (SP).

“Esta premiação anual que a ABRH-Nacional promove é um fator de criação de conhecimento, uma vez que estimula organizações, profissionais de RH e universidades a produzirem casos que vão a julgamento e terminam registrando ações de enorme qualidade no que diz respeito a relacionamento humano nas empresas. Com 16 anos de existência e 14 edições, o Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia” já tornou de conhecimento público centenas de ações de gestão de pessoas pesquisadas, planejadas e desenvolvidas por companhias nacionais e multinacionais, além da consultores e a academia brasileiros”, comenta Chelotti.

Segmento empresarial – No segmento empresarial, entre os 38 casos classificados para a etapa final na área de Gestão de Pessoas, sete são de empresas no segmento de serviços públicos (gás, energia, serviços), evidenciando a preocupação do segmento em melhorar a qualidade do relacionamento com seus funcionários. Bancos, com seis casos e Serviços, também com seis casos, seguem logo atrás. Entre os casos classificados neste segmento há outros cinco de indústrias, quatro do setor de saúde (laboratórios e hospitais), três de empresas de telecomunicações, dois de empresas do setor petroquímico e companhias das áreas de agronegócio, associações, comércio, construção e seguros, cada uma com um caso.

Profissionais de RH - Entre os profissionais de RH, com 12 casos classificados, pelo menos cinco fazem considerações sobre ética, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida no trabalho. “Pensamos que isto evidencia uma clara tendência no Brasil, ou seja, a de uma preocupação crescente com os aspectos sociais, humanos e ambientais das relações de trabalho. Este indicador é importante porque sinaliza para todos os profissionais do setor que preocupações como esta começarão a fazer parte da realidade dos gestores de pessoas de modo crescente no futuro”, explica Chelotti.

Academia – No que diz respeito aos casos apresentados por estudantes ou professores universitários, os temas abordados tratam da gestão de pessoas, competências e perfil organizacional até aspectos de gestão de pessoal internacionalizado ou expatriado.

Responsabilidade Social – Entre os quatro casos classificados nesta modalidade, figuram um laboratório farmacêutico, uma indústria, um banco e uma instituição de ação social, cujos projetos convergem praticamente para o mesmo tema: educação.

No próximo dia 03 de junho, a organização do Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checchia” 2008 irá divulgar os três ganhadores em cada categoria. Os jurados são selecionados pela ABRH-Nacional entre profissionais, consultores, professores e especialistas dos segmentos em que são apresentados os trabalhos, e toda a premiação é auditada pela MGI Senger Wagner. O Prêmio conta ainda este ano com o patrocínio diamante do Bradesco Capitalização, patrocínios prata da Losango e da Mapfre Seguros e apoio da Petroquisa. | www.premioserhumano.com.br.

Perfil da ABRH-Nacional - Há mais de quatro décadas a ABRH-Nacional busca difundir para a sociedade brasileira a importância da atividade de gestão de pessoas e Recursos Humanos, disseminando o conhecimento do mundo do trabalho com o objetivo de desenvolver pessoas e organizações. Vinculada institucionalmente à 22 Seccionais, a ABRH-Nacional promove e difunde a produção de conhecimento por meio de produtos como o Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), o Fórum Nacional em Gestão de Pessoas na Administração Pública (FPAP), o Fórum dos Presidentes, o Fórum dos Dirigentes de RH da América Latina, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, e por meio de suas publicações oficiais como a página semanal veiculada às quintas-feiras no jornal O Estado de S. Paulo; a revista Melhor Gestão de Pessoas, da Editora Segmento; um portal na internet; o Guia Brasileiro de RH e uma série de outras atividades relacionadas à gestão de pessoas. A ABRH-Nacional é filiada a entidades internacionais como a Federación Interamericana de Asociaciones de Gestion Humana (FIDAGH) e à World Federation of Personnel Management Association (WFPMA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira