Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2008 - 07:30

Aracruz pretende conquistar 25% do mercado de fibra curta de celulose até 2015


Investimento no modal hidroviário do RS vai reduzir custo e garantir excelência operacional.

São Paulo - A Aracruz Celulose (Bovespa: ARCZ6), líder mundial na produção de celulose de eucalipto e uma das maiores exportadoras do Brasil, anuncia que como parte do projeto de expansão da sua Unidade Guaíba, no Rio Grande do Sul, vai apostar firme no potencial hidroviário do Estado. A companhia pretende construir três terminais fluviais para transporte de madeira - em Guaíba, Rio Pardo e Cachoeira do Sul, este último em um segundo momento, a partir de 2015 - e também um terminal privativo marítimo para escoamento de celulose em São José do Norte.

A hidrovia do Jacuí, localizada no Vale do Rio Pardo, tem importante papel para o futuro da logística no Rio Grande do Sul, pois atravessa regiões com alta capacidade de produção agrícola ligando-as a Porto Alegre e ao Porto de Rio Grande. Hoje, ela está subutilizada, e os volumes que a Aracruz pretende transportar representam um acréscimo de 25% na movimentação atual. O objetivo é assegurar e manter a navegação perene no Rio Jacuí entre Rio Pardo e Guaíba, com volume diário de até 10 mil toneladas. O transporte hidroviário deverá operar de maneira ininterrupta, durante todo o ano, e responder pela movimentação de 50% de matéria-prima até a fábrica.

Essas iniciativas vão demandar investimentos de US$ 170 milhões, e fazem parte do investimento total de US$ 2,6 bilhões, anunciado em abril pela Aracruz, para a construção de uma segunda linha de produção da Unidade Guaíba da empresa, no Rio Grande do Sul, que terá sua capacidade ampliada para 1,8 milhão de toneladas anuais de celulose branqueada de eucalipto.

Veracel 2 - A Aracruz, juntamente com a sua sócia Stora Enso, deve priorizar a expansão da capacidade produtiva da Veracel, na Bahia, com a construção de uma segunda linha de produção com capacidade de cerca 1,4 milhão de toneladas anuais, cuja entrada em operação poderá ocorrer até o início de 2012.

A Veracel Celulose S.A., uma joint-venture 50/50 da Aracruz e da Stora Enso que entrou em operação em maio de 2005, é mundialmente reconhecida pela excelência operacional, que lhe confere o mais baixo custo de produção na indústria global. A fábrica, localizada no município de Eunápolis, no sul do Estado da Bahia, tem capacidade de produção anual de 1 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto.

Estratégia de crescimento - O aumento de capacidade da Unidade Guaíba e a expansão da Veracel vão contribuir para a consecução da estratégia de crescimento sustentável da Aracruz, que tem como objetivo suprir 25% - o equivalente a cerca de 7 milhões de toneladas anuais - da demanda global por celulose de fibra curta de mercado até 2015. Com esse mesmo objetivo, a Aracruz também pretende anunciar, ainda em 2008, a conclusão dos estudos de viabilidade para um terceiro projeto de expansão no Brasil, que deverá ser uma fábrica nova. | Site: www.aracruz.com.br/projetosdeexpansao .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira