Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2021 - 09:05

Fortalecimento do futuro de baixo carbono: hora da madeira


Manifesto Internacional da Madeira será lançado antes da COP-26.

Como forma de ajudar na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, está sendo lançado um manifesto internacional para a ampliação da utilização da fibra da madeira na economia, inclusive na construção e em novos usos. Apresentado na véspera da COP em Glasgow, o manifesto é uma colaboração entre as indústrias madeireiras europeias e seus colegas no Canadá, EUA, Nova Zelândia e Austrália.

Comentando sobre o manifesto Sampsa Auvinen, presidente do CEI-Bois disse — A madeira é o único material estrutural sustentável que cresce em todo o mundo que pode permitir uma descarbonização substancial do ambiente construído com base em modelos de negócios existentes e tecnologia comprovada; fornecendo vastos sumidouros de carbono em nossas áreas rurais e reservas de carbono em nossas cidades—.

O presidente da EOS, Herbert Joebstl acrescentou: — Um número significativo de estudos de Avaliação do Ciclo de Vida concluíram que a madeira é uma alternativa amiga do clima em comparação com outros materiais de construção porque não só é sua produção menos intensiva em carbono, mas também retém carbono por mais tempo. Construir com madeira é parte de uma estratégia de crescimento sustentável do setor florestal que pode ajudar o setor de construção a reduzir sua pegada de carbono—.

O CEO da Australian Forest Products Association, Ross Hampton observou: —A própria ciência da ONU descobriu que a madeira proveniente de florestas manejadas de forma sustentável causa o maior impacto, mitigando o carbono—.

Na quarta Avaliação do IPCC consta que uma estratégia de gestão florestal sustentável destinada a manter ou aumentar os estoques de carbono florestal, enquanto produz um rendimento anual sustentado de madeira, fibra ou energia da floresta, gerará o maior benefício sustentado de mitigação.

O lançamento será no Royal Institute for British Architecture, como parte de uma Cúpula de Ambiente Construído mais ampla envolvendo Architects Declare. O arquiteto de engenharia de madeira líder internacional, Andrew Waugh, lançará o Manifesto. Você pode se inscrever para participar virtualmente no endereço: ahttps://bit.ly/3Crkuc0

As indústrias europeias da madeira — As Indústrias de Trabalho da Madeira na Europa impulsionam o desenvolvimento de uma bioeconomia europeia sustentável e são contribuintes essenciais para o crescimento e o emprego. Em 2018, o valor da produção do setor atingiu cerca de 240 bilhões de euros. O setor conta com quase 180 mil empresas na Europa, a maioria de pequeno e médio porte. Dada a estrutura das PMEs da indústria (deve-se ter em mente que alguns países não consideram empresas com menos de 20 empregados, portanto, os números globais tendem a subestimar substancialmente o emprego nos setores industriais de pequeno e médio porte), o real número total de trabalhadores nas indústrias da madeira da UE-28 deve ser estimado em mais de 2,1 milhões em 2018.

CEI-Bois é a Confederação Europeia das Indústrias do Trabalho da madeira. Representa 21organizações europeias e nacionais de 15 países e é o órgão que apoia os interesses de todo o setor industrial europeu da madeira. | www.cei-bois.org

A Organização Europeia da Indústria de Serrarias (EOS) representa cerca de 35.000 serrarias que fabricam tábuas serradas, armações de madeira, madeira laminada, decks, pisos, marcenaria, cercas e vários outros produtos de madeira. A EOS representa cerca de 80% do total da produção europeia de madeira serrada, num setor que movimenta cerca de 35 bilhões de euros e emprega cerca de 250 mil pessoas. www.eos-oes.eu

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira