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04/11/2021 - 10:50

Banco Mercantil do Brasil tem nota elevada em dois graus pela Fitch Ratings

Fitch Ratings elevou a avaliação Nacional de Longo Prazo para ‘BBB+ (bra)’. Em setembro, S&P já havia elevado nota da instituição em dois graus, para 'brA'. Relatório do RiskBank também elevou a classificação para BRCP.1

O Banco Mercantil do Brasil (B3: BMEB3, BMEB4) teve a segunda elevação de rating por agências internacionais de classificação de risco em menos de dois meses. A Fitch Ratings elevou o Rating Nacional de Longo Prazo de 'BBB-(bra)' para 'BBB+(bra)', e o Rating Nacional de Curto Prazo de 'F3(bra)' para 'F2(bra)'. Em setembro, a S&P Global Ratings (S&P) já havia elevado o rating de crédito de emissor de longo prazo em dois graus, de 'brBBB+' para 'brA'.

Em seu relatório, a Fitch destacou a evolução do modelo de negócios proporcionado pelo aumento da concessão de crédito consignado a beneficiários do INSS. O banco fechou o primeiro semestre com uma carteira de crédito de R$ 7,5 bilhões, um crescimento de 45% na comparação anual, dos quais R$ 4,6 bilhões são oriundos de empréstimos consignados, “operações geralmente menos voláteis do que outras de varejo”, de acordo com o relatório. O BMB foi o primeiro colocado em oito lotes negociados no último leilão para pagamento de beneficiários do INSS, tornando-se o sexto maior pagador de benefícios do Brasil, recebendo aproximadamente 100 mil novos clientes por mês.

O crescimento da concessão de crédito para o cliente pessoa física já havia sido lembrado pela S&P, que destacou a queda dos non-performing loans (NPLs) para 3,95%, versus 7,85% um ano antes, provocando uma redução de 12% nas despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa.

— Avançamos dois dígitos nos principais indicadores que apontam para um crescimento de longo prazo com menor exposição ao risco — afirma Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil do Brasil.

Outra justificativa apresentada pela Fitch para a elevação da nota está na rentabilidade apresentada nos últimos balanços. No acumulado até junho, o resultado operacional/ativos ponderados pelo risco chegou a 4,2%, atingindo a média de 3% nos últimos quatro anos. Ainda no acumulado até junho, o lucro líquido atingiu R$ 101 milhões, alta de 37% na comparação com o primeiro semestre de 2020. A agência ainda apontou os avanços em governança corporativa, o fortalecimento da administração do banco e a melhora no apetite por riscos como fatores determinantes para a nota.

Já o RISKBank, metodologia avançada de mensuração de risco bancário que envolve análise quantitativa e qualitativa, elevou a classificação do Banco Mercantil do Brasil para BRCP1, em função da resiliência da instituição financeira diante do cenário econômico nacional, mostrando o fortalecimento do seu modelo de negócios e exibindo melhora sustentável dos fundamentos financeiros.

Ainda de acordo com o RISKBank, o BMB vem sendo beneficiado pelos investimentos em sua transformação digital, crescendo expressivamente sua carteira de crédito no primeiro semestre de 2021, com 45% das transações comuns sendo realizadas pelo aplicativo AppMB.

Outro destaque do relatório do RISKBank foi o foco do banco no público 50+ e os esforços para aprimorar a governança e conquistar novos clientes (3,1 milhões no 1S21) a fim de se posicionar como o melhor ecossistema financeiro para esse público. Neste sentido, destacam-se a adesão ao segmento Nível 1 de Governança Corporativa da B3, a expansão na receita de venda de seguros e a criação do Domo Digital (“hub” de inovação e tecnologia).

A Fitch Ratings é uma das três maiores agências internacionais de classificação de risco de crédito. O RISKbank foi criado em 1997 e utiliza uma metodologia avançada de mensuração de risco bancário.

Mercantil do Brasil - O Banco Mercantil possui uma rede com mais de 270 pontos de atendimento, distribuídos em 180 cidades em oito estados do país. Atualmente é o único banco de varejo reconhecido com a Certificação ISO 9001 pela qualidade no atendimento e que aderiu voluntariamente, há mais de 10 anos, ao Sistema de Autorregulação Bancária. No próximo dia 12, a instituição apresenta ao mercado os resultados do 3º trimestre de 2021. | www.mercantildobrasil.com.br/RelacoesInvestidores

A empresa vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 3,2 milhões de clientes ativos, 75% dos quais são pessoas físicas com 50 anos ou mais, o banco mineiro carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única. Não à toa, o banco foi eleito em 2021 a Empresa do Ano no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar, tendo o banco sido premiado entre os três primeiros colocados nos últimos quatro anos no GPTW em Minas Gerais.

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