Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2008 - 08:04

Apaixonados por Azeitonas


Vale Fértil lança nova campanha para demonstrar toda a sua dedicação ao fruto.

Curitiba– Líder no mercado de azeitonas no Brasil, a Vale Fértil lança, neste ano, sua nova campanha: Apaixonados por Azeitonas. Além da paixão pelo o que faz, a empresa zela também pela qualidade, variedade e inovação de seus produtos. Para isso, a empresa mantém uma equipe especializada em pesquisas em laboratórios e parques fabris de alto padrão tecnológico, que utilizam equipamentos e know-how importados de países como Argentina e Espanha.

A paixão da Vale Fértil pela azeitona começa com o cuidado do plantio da fruta, que é feito em olivais próximos à Cordilheira dos Andes, nas províncias de La Rioja, Mendoza e San Juan, na Argentina. O local é perfeito para que as azeitonas cheguem ao mais alto padrão de qualidade, já que uma oliveira leva cerca de 20 anos para atingir seu tamanho ideal (3,5 a 4 metros) e render frutos saborosos, apetitosos e nutritivos.

A oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L. e uma das suas características mais marcantes é a longevidade – cada árvore pode chegar a mais de 2.500 anos de idade. É dela que o fruto azeitona é colhido de duas formas: a azeitona verde e a azeitona preta.

A azeitona - De todo o consumo brasileiro de azeitonas, 70% delas são importadas da Argentina. E, desta produção, a Vale Fértil é responsável por 12 mil toneladas/ano de azeitonas, que corresponde a 30% das vendas no mercado brasileiro.

A azeitona verde é o fruto não maduro da oliveira. Para estar apta ao consumo, a azeitona da Vale Fértil passa por um processo alcalino além de ser colocada na salmora, onde é fermentada para adquirir a textura e sabor ideal para ser consumida. Todo este processo é feito na Unidade Industrial da Vale Fértil, em São José dos Pinhais (PR). Já a azeitona preta é o fruto maduro, que permanece mais tempo na oliveira. Suas principais características são sabor levemente amargo, cor escurecida, que varia do roxo ao preto, e textura um pouco mais mole do que a azeitona verde.

Benefícios para a saúde - Além do alto padrão de qualidade com que as azeitonas da Vale Fértil são produzidas, outros benefícios incentivam o consumo destes frutos, principalmente em relação à saúde. A azeitona possui em sua constituição as vitaminas A, B1, B2 e C, antioxidantes fundamentais para o metabolismo. Além disso, as azeitonas são ricas em sais minerais, como fosfato, potássio, sódio e silício, além de um óleo rico em ácidos graxos insaturados, componentes essenciais para aumentar o bom colesterol do organismo.

Estudos preliminares sobre a azeitona demonstram outros possíveis benefícios do consumo por parte dos diabéticos, no que se refere a reposição de açúcares quando da descompensação causada pelo uso da insulina.

O azeite de oliva -Além do fruto que é consumido como principal aperitivo na mesa dos brasileiros, a azeitona também é matéria-prima para outros produtos da Vale Fértil, como o azeite de oliva. Para produzir 250 mililitros do azeite, são necessárias cerca de 2 mil azeitonas.

Assim como a azeitona, o azeite de oliva também traz benefícios para a saúde. Ele reduz a quantidade de LDL, mais conhecido como o mau colesterol, do organismo. Isso acontece porque o azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada, o que favorece para a redução de risco de infarto e derrame cerebral, uma vez que diminui a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos.

Outra constatação sobre os benefícios do azeite de oliva está na grande quantidade de polifenóis, que previne as oxidações biológicas e reduz a formação de radicais livres, que são nocivos à saúde – responsáveis entre outros problemas, pelo envelhecimento e pelas doenças degenerativas, como o câncer.

Além da azeitona e do azeite de oliva, a Vale Fértil tem uma linha completa com mais de 200 produtos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira