Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2008 - 08:06

SKF nos Jogos Olímpicos de Pequim

A empresa foi escolhida pela chinesa Goldwind para fornecer rolamentos para produção de 33 turbinas que gerarão energia limpa durante as Olimpíadas 2008.

A SKF estará presente nas Olimpíadas 2008 em um dos projetos mais importantes: fornecimento de energia elétrica limpa para todo o complexo esportivo durante o evento. A empresa vai fornecer os rolamentos necessários para a fabricação de 33 turbinas de geração de energia eólica que a chinesa Goldwind, especializada neste tipo de produto, fabricará para os Jogos de Pequim.

As turbinas que serão entregues são de 1.5 MW, as maiores que a Goldwind pode fornecer. Para garantir a confiabilidade necessária para essa operação é fundamental que os equipamentos para montagem dessas turbinas sejam de alta qualidade, uma vez que precisam funcionar mesmo submetidas a variações climáticas extremas.

Dentro deste processo, os rolamentos são peças fundamentais para o bom funcionamento das turbinas de 1.5 MW, pois apesar de não possuírem caixa de engrenagem, são compostas por um mastro principal onde as lâminas e o rotor estão conectados, o que gera a necessidade de rolamentos que permitam que esse mecanismo funcione em perfeita harmonia para a produção de eletricidade de qualidade.

Por conta disso, a Goldwind escolheu a SKF como fornecedora, pois a empresa sueca possui uma grande expertise como cooperadora na fabricação deste tipo de equipamento, sendo, inclusive, a responsável pela produção dos rolamentos da maior turbina do mundo.

A SKF designou dois tipos de rolamentos para essa complexa operação. Um é o rolamento de rolos cilindricos, de quase 1 metro de diâmetro exterior, e o outro é o rolamento de rolos cônicos de duas carreiras, com mais de 600 mm de diâmetro. Segundo a empresa, a combinação destes dois modelos garante o bom funcionamento das turbinas de acordo com todas as escalas de condições climáticas previstas durante os Jogos Olímpicos de Pequim.

Desde o primeiro contrato firmado entre a organização dos Jogos Olímpicos de Pequim e a Goldwind, mais 10 turbinas já foram encomendadas, sempre com a SKF envolvida. Desta forma, o projeto já prevê a entrega de 43 turbinas, o que permitirá gerar altas quantidades de energia eólica em Pequim, garantindo o abastecimento de eletricidade limpa para o local mesmo após o término dos jogos.

Perfil da SKF - O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 7,2 bilhões em 2006, o grupo está presente em 130 países, com 100 plantas industriais espalhadas pelo mundo e 15 mil distribuidores autorizados.

Além de rolamentos para as mais diversas aplicações (a SKF produz atualmente 60 mil tipos de rolamentos), o grupo oferece sofisticados equipamentos de monitoramento de condição de máquinas e ferramentas de manutenção, sistemas de lubrificação, vedações e componentes mecatrônicos, garantindo a otimização dos ativos de seus clientes. A soma dos conhecimentos da SKF, embutida nas suas soluções para uma manutenção pró-ativa, multiplica a performance dos ativos de seus clientes.

Além do setor industrial, o grupo também é líder em produtos e soluções para o setor automotivo, que engloba além de rolamentos, bombas d’água, kits de polias e tensionadores de correia, atuadores hidráulicos, cruzetas, rolamento com sensor ABS, entre outros.

A companhia chegou ao Brasil em 1915, oito anos depois de sua fundação na Suécia. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada na planta industrial de Cajamar, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo.

No Brasil, a SKF emprega 650 funcionários. O faturamento da unidade local em 2006 foi de R$ 550 milhões, 10% superior ao registrado em 2005. No segmento industrial, a SKF tem clientes como Votorantim, Gerdau, Cargill, Melhoramentos, Klabin, Petrobras e Bunge. Já no automotivo, a companhia atende grandes montadoras como Fiat, Ford, GM, Volkswagen, DaimlerChrysler, Volvo e Scania.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira