Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2021 - 10:00

#Cop26: o Brasil é ativista, menina, negra, trans e indígena


A Conferência da Cúpula do Clima, que acontece entre os dias 01 e 12 de novembro, tem discutido sobre energia, empoderamento público e da juventude, natureza e uso da terra, ciência e inovação, transporte e cidades, regiões e espaços organizados, entre outros assuntos. Enquanto lemos notícias sobre a ausência de uma pauta governamental forte, sentimos a vibração positiva de jovens lideranças brasileiras no evento.

O nome delas você talvez ainda não saiba, mas a capacidade de transformação e a importância e força de suas vozes com certeza alcançarão em algum momento seus ouvidos.

Espero que este artigo chegue em boa hora e corrija esse equívoco, aos interessados no tema apresento essas líderes ativistas que, apesar da pouco idade, democratizam a informação e demonstram domínio desta pauta essencial aos dias atuais.

A jovem indígena, Txai, de apenas 24 anos é representante do povo Paiter Suruí de Rondônia. A única brasileira a discursar na abertura oficial do evento participou da cerimônia que aconteceu ontem na Escócia e contou com falas de líderes mundiais como o Príncipe Charles e o Primeiro Ministro Britânico Boris Johnson.

Em seu discurso, ela lembrou do assassinato de Ari Uru-eu-wau-wau, morto por defender uma das terras indígenas mais perigosas do país. Além disso, citou seu pai, o Grande Cacique Almir Surui, e fez também outras referências à Ailton Krenak, aos Zapatistas do México e até a uma música dos Racionais MCs.

Além Txai, outras jovens brasileiras participam do evento e representam uma promessa um futuro mais diverso e conectado a realidade em nosso país. Conheça algumas delas:

Amanda Costa é jovem embaixadora, da ONU, delegada no Brasil no G20 Youth Summit, e consultora editorial de futuro sustentável, da Força Meninas. Amanda é mobilizadora da juventude brasileira para construir um futuro sustentável.

Paulista de 22 anos, é também fundadora de Diretora Executiva, do Instituto PerifaSustentável (@perifasustentavel), uma iniciativa pioneira que acredita na importância de uma agenda de desenvolvimento para o Brasil, a partir da justiça racial e ambiental.

A paraibana Ellen Monielle, a paulista Mahryan Sampaio e a amazonense Vitória Pinheiro compõem a delegação de lideranças jovens negras da PerifaSustentável. Meninas surpreendentes por suas trajetórias incríveis mesmo com a pouca idade, elas representam o Brasil no evento e contam suas perspectivas em atualizações diárias em suas redes sociais.

O retrato da nova liderança brasileira que emerge em meio a uma crise global é uma resposta esperançosa para o nosso cenário presente e um passo de fé para a construção de um novo futuro mais diverso, equalitário e inclusivo.

. Por: Deborah de Mari, fundadora e CEO da Força Meninas, criadora do prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina”, uma das 100 pessoas mais influentes em políticas de gênero no mundo, na categoria de tecnologia e inovação, pela Apolithical, instituição do Reino Unido; pesquisadora de gênero e finalista do MIT Solve 2020.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira