Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2021 - 09:31

“Eduardo Sued – Ousadias cromáticas”


O celebrado artista de 96 anos ganha dupla mostra simultânea com conjunto importante de obras inéditas, produzidas entre 1989 e 2020, escolhidas em seu próprio ateliê em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Além de pinturas, serão expostas experiências tridimensionais feitas em diferentes suportes e materiais.

A Danielian Galeria e a Cassia Bomeny Galeria apresentam a exposição “Eduardo Sued – Ousadias cromáticas”, com um conjunto importante e expressivo de obras inéditas do artista Eduardo Sued (1925, Rio de Janeiro), oriundas de seu ateliê, em Jacarepaguá. Além de pinturas, serão expostas experiências tridimensionais feitas em diferentes suportes e materiais, que o artista chama de “pintura-relevo”, onde há a junção da tela com tocos de madeira. Aos 96 completados em 10 de junho, o celebrado artista continua ativo, trabalhando diariamente em seu ateliê. A curadora Vanda Klabin, que acompanha sua trajetória desde os anos 1980, selecionou os trabalhos que serão expostos nas duas galerias, simultaneamente, e escreveu o texto crítico que acompanha a dupla mostra.

Vanda Klabin conta que as duas exposições “sintetizam a trajetória de Eduardo Sued”. “São momentos diferenciados em sua produção, onde tudo é cor. As mostras permitem um olhar amplo e reflexivo sobre a trajetória desse grande artista, um pensador e o maior colorista do cenário artístico nacional. Um turbilhão de formas e de cores. Em suas próprias palavras: ‘Tudo é cor, pode haver sonatas, sinfonias ...’”. —Sued sempre revitaliza a linguagem pictórica, com liberdade e intensidades cromáticas. A cor tem um lugar polissêmico em sua obra. Suas pinturas refletem a relação entre a luz, a superfície cromática, uma geometria, o espaço e o tempo. A preocupação com a luminosidade está presente em todas as suas obras — afirma.            

Na Danielian Galeria estão obras dos anos 1980, período que Sued desenvolveu —uma orquestração de áreas negras, com vibrantes faixas coloridas divididas em segmentos desiguais —explica a curadora. “São obras de uma estrutura geométrica com oposiç?es cromáticas mais ousadas e trabalhos de grandes dimensões, onde as proporções e as cores se alteram”.  Ela acrescenta que “nos anos 1990 Sued introduz novos elementos em seus trabalhos: usa tinta de alumínio e pinceladas mais espessas e descontínuas, além de retornar às colagens, presentes nos trabalhos dos anos 1970”.

Na Cassia Bomeny Galeria estão concentradas “os vastos cinzas e pratas, que trazem uma luminosidade diferente, acentos mais reduzidos – o cinza matinal ou vespertino, de natureza diversa, pelos tons mais baixos e opacos, um contraste sutil com essas tonalidades e uma identidade cromática própria com seu valor luminoso”.

“Eduardo Sued – Ousadias cromáticas”, de 11 de novembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022, na Danielian Galeria Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea, Rio de Janeiro. Telefones: +5521-2522-4796 +5521- 98830-3525 |Email:[email protected] | https://www.danielian.com.br | Protocolo anti-Covid. Curadoria: Vanda Klabin. Entrada gratuita.

Cassia Bomeny Galeria, segunda a sexta, das 10h às 19h, sábados das 10h às 15h (sob agendamento pelo Whatsapp +5521-97390-5995), Rua Garcia D’Ávila, 196, Ipanema, Rio de Janeiro. Telefone: 5521-3085-3000 |Email:[email protected] | https://cassiabomeny.com.br | Protocolo anti-Covid

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira