Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/05/2008 - 10:14

Braskem integra ativos petroquímicos da Petrobras e fortalece sua estratégia empresarial, afirma a empresa

Novo acordo de acionistas entre Odebrecht e Petrobras consolida parceria estratégica

São Paulo - A Braskem (Bovespa: BRKM3, BRKM5, BRKM6; NYSE: BAK; LATIBEX: XBRK), líder em resinas termoplásticas na América Latina e terceira maior produtora petroquímica das Américas, anuncia a aprovação da Integração das participações da Petroquisa no capital da Copesul, Ipiranga Petroquímica, Ipiranga Química e da Petroquímica Paulínia, conforme deliberação de Assembléia Geral Extraordinária realizada nesta sexta-feira. Com base nessa decisão, a Odebrecht, como acionista controlador da Braskem, celebrou com a Petrobras um novo acordo de acionistas que reforça ainda mais a aliança estratégica entre as empresas. A aprovação desse acordo representa a conclusão de mais uma etapa importante da consolidação do setor petroquímico brasileiro.

Os ativos petroquímicos da Petrobras e Petroquisa que foram integrados pela Braskem são: • 36,4% do capital total da Copesul - Companhia Petroquímica do Sul (“Copesul”) | • 40% do capital total da Ipiranga Química S.A. (“IQ”) e Ipiranga Petroquímica S.A. (“IPQ”) | • 40% do capital total da Petroquímica Paulínia S.A. (“PPSA”).

A integração dos ativos possibilita ganhos de escala e sinergias, maior capacidade de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e melhoria da competitividade da cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos. “A conclusão dessa etapa consolida a posição da Braskem como um competidor de destaque na petroquímica global e reforça sua aliança estratégica com a Petrobras”, afirma José Carlos Grubisich, presidente da Braskem.

Com a incorporação de ações, a Braskem se tornou titular de 100% do capital votante e total da Ipiranga Química, da Ipiranga Petroquímica e da Petroquímica Paulínia e de 99,17% do capital votante e total da Copesul. Nesse processo, a Petrobras recebe ações ordinárias e preferenciais classe “A” da Braskem, aumentando sua participação acionária para 30% do capital votante e 23,08% do capital total da Braskem, tornando-se sócia minoritária relevante. | Site: www.braskem.com.br/ri | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira