Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2021 - 10:04

Neoenergia registra crescimento de geração eólica


Ventos superaram a expectativa do ano e tiveram aumento de 12,48% no terceiro trimestre de 2021.

No período de ventos altos, que vai de julho a outubro, a Neoenergia registrou um aumento ainda maior do que o esperado na geração eólica de seus parques, localizados no Nordeste. A companhia contabilizou 748 GWh no terceiro trimestre de 2021, um aumento de 12,48% em comparação ao mesmo período de 2020, impulsionado pelos ventos além da expectativa no ano. Adicionalmente, o período foi marcado pelo início antecipado da operação comercial das 53 primeiras turbinas do Complexo Chafariz (PB), acrescentando capacidade instalada de 184 MW à companhia, que chegou a 700 MW.

Durante a alta dos ventos, a velocidade diária pode alcançar picos de 12 a 15 m/s ou até mais. Existem ainda momentos em que a maioria dos aerogeradores atingem suas capacidades máximas de geração e os parques podem registrar, em um dia, fatores de capacidade elevadíssimos, acima dos 90%. Nesses meses, as velocidades médias dos ventos são bem maiores se comparado ao restante do ano, elevando, consideravelmente, o fator de capacidade médio nesse período para acima dos 50% ou até 60%.

A capacidade instalada da fonte eólica ultrapassa a marca de 19 GW, sendo a segunda maior fonte da matriz energética brasileira. Atualmente são 726 usinas em operação no Brasil, gerando energia limpa e renovável, proporcionando uma redução nas emissões de CO2 da ordem de 22.900.000 Ton/ano.

Com a conclusão de Chafariz, prevista para até o final de 2021, serão somados 471 MW, totalizando um incremento de 987MW de energia proveniente dos ventos. Além disso, a companhia concluirá o projeto do complexo eólico Oitis (PI/BA), que será o maior parque eólico da Neoenergia e estará entre os maiores complexos eólicos do Brasil. O projeto adicionará 566,5 MW à capacidade instalada da empresa.

A Neoenergia:?companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15,6 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 1,4 mil km de linhas em operação e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.??

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira