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11/11/2021 - 10:04

Via registra R$ 2,0 bilhões em GMV no 3T21: alta de 133% no marketplace


Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo

O lucro líquido ajustado pelos efeitos não recorrentes foi positivo pelo sétimo trimestre consecutivo em R$ 101 milhões no terceiro trimestre de 2021 (margem líquida de 1,4%). No acumulado de nove meses, o lucro líquido ajustado pelos efeitos não recorrentes somou R$ 413 milhões, uma grande virada em relação ao prejuízo de R$ 63 milhões reportado em igual período do ano anterior.

Marketplace somou cerca de R$ 2,0 bilhões em GMV, +133% a/a e contribuiu com cerca de 30% das vendas digitais no terceiro trimestre de 2021. GMV bruto foi R$ 11,1 bilhões no terceiro trimestre de 2021, 6% maior a/a e R$ 33 bilhões no nove meses de 2021, alta de 25%. As vendas digitais representaram 60% do GMV no terceiro trimestre de 2021. TPV de nossa plataforma de soluções financeiras foi R$ 10,4 bilhões.

Pelo t oitavo trimestre consecutivo superamos o desempenho do mercado online e ganhamos market share. Nosso desempenho de vendas foi bem positivo no trimestre apesar de um cenário econômico desafiador e forte ambiente competitivo. As vendas digitais representaram 60% do GMV total no 3T21. Nosso GMV bruto totalizou R$ 11,1 bilhões impulsionado pelo forte desempenho do marketplace que mudou de patamar para quase R$ 2,0 bilhões em GMV, um salto de 133% a/a.

Vendas digitais — O impacto do reforço da provisão trabalhista realizada no Ebitda foi de R$ 1,0 bilhão. O Ebitda ajustado operacional totalizou R$ 669 milhões no terceiro trimestre de 2021, com margem Ebitda ajustada operacional de 9,1%, +1,1 p.p. vs. Terceiro trimestre de 2020. No acumulado de nove meses, o Ebitda ajustado operacional foi 11% maior a/a para R$ 1,7 bilhão e margem de 7,6%.

Market share — Nossa plataforma de soluções financeiras é um grande vetor de criação de valor para o Ecossistema Via. O TPV mostrou evolução de 23% a/a para R$ 10,4 bilhões, incremento de R$ 2,0 bilhões vs. setembro/20. No terceiro trimestre de 2021, destacamos as principais entregas da plataforma de soluções financeiras: moeda banQi já é aceita nas compras do e-commerce CB, oferta simplificada de conta banQi na jornada do ecommerce CB, adesão ao PIX nas lojas e no e-commerce em todas as bandeiras, link de pagamento para +300mil entregadores da ASAPLog, lançamento do programa de recompensa banQi, wallet banQi, possibilidade de pagamento com cartões de terceiros no shopping banQi, nova UX para o aplicativo do banQi e o

O lucro líquido ajustado pelos efeitos não recorrentes foi positivo pelo sétimo trimestre consecutivo em R$ 101 milhões no terceiro trimestre de 2021 (margem líquida de 1,4%). No acumulado de nove meses, o lucro líquido ajustado pelos efeitos não recorrentes somou R$ 413 milhões, uma grande virada em relação ao prejuízo de R$ 63 milhões reportado em igual período do ano anterior.

Comentário através de mensagem da administração — Em abril deste ano, quando mudamos nossa marca corporativa, traduzindo a digitalização e a gigantesca mudança da companhia, afirmei que a Via está em constante dinâmica de transformação. Hoje estamos aqui para demonstrar a consistência de nossa estratégia de mudanças, para apresentar os avanços das iniciativas digitais e tecnológicas em todo o nosso ecossistema e para mostrar como toda essa evolução se traduz em um melhor nível de serviço e na ampliação de nossas conexões com nossos milhões de clientes quando, onde e como eles querem. Para milhões de brasileiros, a Via sempre foi e continuará sendo a sua única alternativa de crédito. E agora, esta solução estará também disponível para milhares de parceiros do marketplace de forma 100% digital. Esse é o ecossistema Via, com o cliente no centro, que cresce pela inclusão e pelo relacionamento com todas as camadas da população brasileira. Divulgamos hoje um Fato Relevante com importante atualização referente à nossa provisão para demandas judiciais trabalhistas. Foram necessários ajustes estruturais para endereçar nosso legado e refletir importante mudança de tendência no ritmo de entrada de novas ações trabalhistas e custo das ações do legado. Esse ajuste está relacionado à grande transformação que estamos vivendo e reflete o cenário dos últimos dois anos com uma pandemia mundial sem precedentes, que impactou profundamente a situação econômica e social do país. As adequações realizadas neste trimestre nos permite manter o forte ritmo de crescimento e alcançar a rentabilidade compatível com a Via que estamos construindo.

A Via de hoje é comprometida com governança, resultados e inclusão financeira. Nossa plataforma de soluções e serviços financeiros está cada vez mais abrangente. O banQi promove inclusão no Brasil por meio da oferta adequada de serviços financeiros, com tecnologia intuitiva, transparência e informação precisa aos clientes. Mais do que um aplicativo, é uma plataforma de reconhecimento, de capacitação e educação, de concessão de crédito e de suporte ao consumo. Os clientes banQi apresentam alta recorrência, totalizando cerca de R$ 1,4 bilhão de TPV transacionado até o terceiro trimestre de 2021 e com baixo custo de aquisição. O empréstimo pessoal, lançado há apenas três meses, já alcançou uma carteira de mais de R$ 65 milhões e 50 mil contratos, com indicadores de inadimplência bem inferiores à média de mercado. São quase oito milhões de downloads do aplicativo do banQi, cerca de quatro milhões de contas digitais banQi, das quais 1 milhão nos últimos três meses.

Afirmamos que 2021 é o ano do marketplace e ganhamos escala em tempo recorde embarcando em nossas plataformas mais de 100 mil sellers e 34 milhões de SKUs. Temos um relacionamento com nossos sellers muito próximo e transparente, como a base que permeia todas as relações com nossos parceiros. O gigantesco crescimento do nosso marketplace, que iniciou 2021 com dez mil sellers, reflete a ambição da estratégia traçada para ser o melhor ambiente de negócios para vendedores de todos os tamanhos. E traduz também: (i) a assertividade do processo de hunting de novos sellers, (ii) o avanço da nossa plataforma de marketplace e (iii) nossa atrativa proposta comercial. O aumento no número de sellers e no sortimento contribuirão para destravar e gerar valor para a Via, posicionando nosso marketplace para disputar a liderança nesse mercado. Nossos clientes, que encontram produtos de marketplace em qualquer canal de venda da Via, inclusive o vendedor online, já compraram desde saxofone, trator à alarme sonoro de maritaca. Para nossos parceiros, criamos a Via Academy, que treina e capacita empreendedores de todo o Brasil para iniciar e ampliar suas vendas. Nossa malha logística, a maior do país, já está a serviço do marketplace, reduzindo custos para os lojistas e melhorando a experiência dos clientes. O Via Ads, solução de publicidade para turbinar as vendas dos nossos sellers, já está no ar. E toda a estrutura de crédito oferecida pelo banQi para pessoas jurídicas está sendo customizada para atender nossos lojistas. Algo que só a Via, com a maior expertise e tradição em concessão de crédito do país, pode oferecer.

A retomada da expansão está sendo essencial para aprimorar nossa estratégia omnicanal daqui para frente. Durante o terceiro trimestre, abrimos 19 lojas, perfazendo um total de 59 lojas nos últimos 12 meses ao final de setembro. Além da inauguração, em novembro, da megaloja da Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo, que é a tradução física de nossa estratégia de inovação, tecnologia e centralidade do cliente, cerca de 70 lojas serão abertas no quarto trimestre, totalizando cerca de 110 inaugurações no ano de 2021 (ou 130 se incluirmos as lojas abertas desde o quarto trimestre de 2020). Estaremos em 85 novos municípios em 2021, 19% acima do número de municípios em 2020. Com as novas lojas, abrimos também novos mercados. Cada uma dessas aberturas potencializa ainda mais nossas vendas online, assim como amplia nossa malha logística e nos aproxima do consumidor para poder crescer nossas entregas same-day e 24 horas. A retomada da expansão em 2021, em conjunto com a boa performance da nossa estratégia digital, será uma alavanca importante para sustentar nosso desempenho nas lojas físicas e impulsionar o crescimento do GMV total em 2022 e nos próximos anos, uma vez que planejamos manter esse ritmo de abertura de lojas daqui para frente. Mais que isso, será essencial para ampliar nossa participação de mercado e aumentar nossa base ativa de clientes, que evoluiu para 28 milhões em setembro, aumento de quase 28% a/a. A estratégia omnicanal, sem dúvida alguma, também é uma poderosa ferramenta de fidelização: cliente omnicanal tem gasto médio 2x maior que o cliente monocanal, com o dobro de frequência de compra. E temos muitas novidades na estratégia de aquisição de novos clientes, com novas ofertas de entretenimento, streaming, música e diversas parcerias que estão sendo anunciadas com Microsoft, HBO Max, Resso, entre outras.

Continuamos crescendo mais que o mercado em GMV online, em linha com nossa ambição de alcançar no mínimo 20% de participação de mercado em 2025. Nos nove meses de 2021, apresentamos crescimento de GMV bruto bastante robusto, de 25% para R$ 32,8 bilhões comparado com igual período de 2020. Este crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo desempenho de nossas vendas digitais (1P+3P+retira rápido), que representaram 60% do GMV total acumulado no ano, com destaque para a contribuição do marketplace, que alcançou R$ 4,7 bilhões no 9M21, um incremento de R$ 2,5 bilhões em relação a igual período do ano anterior (+111,3%).

No acumulado de nove meses, o Ebitda ajustado operacional, desconsiderando o efeito da provisão trabalhista conforme abordado em Fato Relevante publicado nesta data, somou R$1,7 bilhão no período, O Ebitda ajustado mostrou uma evolução de 11% vs. 9M20, com uma margem Ebitda ajustada de 7,6%. Da mesma forma, o lucro líquido ajustado foi de R$ 413 milhões no acumulado do ano, uma reversão quando comparado ao prejuízo de R$ 63 milhões reportado no 9M20. Esses números confirmam nossa capacidade de superar desafios, executar a estratégia e manter a consistência das entregas, mesmo diante de um mercado extremamente competitivo e de um ambiente econômico desafiador.

Desde que assumimos como management, temos avançado muito em nossa estratégia e apresentado resultados condizentes com nossas entregas. Ir além do varejo foi um mantra lançado no início da transformação. O ecossistema da Via, em constante crescimento, é a tradução dessa visão. Vamos nos associar, investir, adquirir e acelerar quem puder transformar o nosso negócio. Por meio do programa de inovação aberta - Via Next - incorporamos ao ecossistema quatro empresas: Go Public, byebnk, Poupa Certo e Uffa. Empresas voltadas para facilitar o acesso a crédito, o pagamento de dívidas e a educação financeira de nossos clientes. Estamos com os olhos abertos para investimentos em todo o tipo de empresa com fit em nossos negócios e na vida dos milhões de brasileiros com quem nos relacionamos. Dentro dessa vertical de inovação da Via temos squads buscando acelerar nossa transformação digital e disseminar por toda a empresa a cultura de inovação, além de nos conectar com outras startups para implementar soluções imediatas para questões da Companhia.

Logística na Via é muito mais que o físico, é tecnologia e integração sistêmica suportando a operação como um todo. Nosso nível de serviço segue melhorando, já realizamos entregas no mesmo dia (same-day-delivery ou SDD) em até 15% de nossas vendas em 65 cidades de 14 estados. Entregamos em 24 horas num alcance de 92% do PIB nacional, incluindo leves ou pesados. Não basta apenas vender, temos que continuar evoluindo nosso nível de serviço, com especial atenção para o controle de pós-venda dos sellers do marketplace, que segue o mesmo padrão rígido da nossa operação 1P. A retomada da expansão de lojas também vai adicionar mais 100 cidades em nossa malha logística e deve certamente alavancar as vendas online nessas praças, ampliando ainda mais nosso alcance e potencial para geração de GMV.

A estratégia de crescimento segue atrelada aos princípios e ao plano de ESG. Nesse trimestre, em parceria com a EqualWeb, lançamos o primeiro marketplace acessível do Brasil. A ferramenta de acessibilidade conta com mais de 30 soluções para pessoas que precisam de adaptação visual ou auditiva. O projeto entrou no movimento de acessibilidade para todas as plataformas e sites da companhia, reafirmando nosso compromisso com a inclusão. O Reviva, maior programa de reciclagem do varejo brasileiro, que hoje recolhe eletroeletrônicos de porte médio, garantindo o descarte e a reciclagem corretos, será expandido para mais de 500 lojas até o fim de 2021. Os dez veículos elétricos inseridos em nossa frota para a realização das entregas de última milha aos clientes já percorreram cerca de 155 mil quilômetros, evitando a emissão de 65 toneladas de CO2. E, também no 3T21, encerramos o Desafio Casas Bahia, um concurso nacional para criação de startups entre jovens periféricos do ensino médio de todo o Brasil. Ao todo, beneficiamos 1.522 jovens, estudantes da rede pública de ensino em 558 municípios em 26 estados brasileiros, que criaram 297 startups. As três escolhidas na final serão aceleradas pelo Distrito, nosso parceiro em inovação aberta. Tudo o que fazemos, em todas as áreas, segue o princípio balizador de nossa estratégia: o cliente está no centro de nossa Companhia. É para ele, e para o encantamento dele durante todas as etapas de seu longo relacionamento conosco, que desenhamos os nossos planos e ações. E nossos clientes correspondem: pelo 16º ano consecutivo, a Casas Bahia foi reconhecida como Top of Mind pela Folha de São Paulo na categoria Loja de Móveis e Eletrodomésticos. Desde a criação desta premiação, lideramos o ranking. Estamos na cabeça e no coração dos brasileiros. Agradeço aos meus companheiros de management, aos nossos conselheiros e a todos os nossos colaboradores pela consistente execução da estratégia de transformação da Companhia. E reforço minha gratidão e nosso compromisso com os milhões de clientes da Via, nossos acionistas, os milhares de sellers que embarcaram em nosso marketplace, nossos fornecedores e com todos os parceiros que participam dessa Via que não para de se transformar. Os caminhos que imaginamos juntos são os caminhos de um grande futuro — .conclui a mensagem, o CEO da Via Varejo, Roberto Fulcherberguer.

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