Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/11/2021 - 13:13

Cartão de crédito sem limite: como administrar


Você possui um cartão de crédito sem limite? Está louco para ter um? Esse é o sonho de consumo de muita gente e, em geral, é oferecido para pessoas cujos gastos regulares passam dos R$15 mil. Porém, junto com os benefícios também surgem os problemas. Afinal de contas, essa é uma forma muito fácil de acabar endividado.

Isso porque quando você tem um limite pré-estabelecido, a própria operadora controla sua faixa de gastos máxima. Porém, quando esse controle torna-se menos rígido, é possível que seu planejamento financeiro se desequilibre rapidamente.

Sendo assim, no artigo de hoje, vamos dar algumas dicas fundamentais para você evitar o endividamento com esse cartão de crédito tão desejado. Venha com a gente!

Comece a se organizar hoje mesmo — Muitas vezes pensamos que é preciso ter um conhecimento aprofundado em finanças para conseguir controlar nossos gastos. Isso não é verdade. Algumas mudanças de atitude básicas são mais do que suficientes para ter um bom planejamento financeiro e evitar as dívidas.

Tenha uma tabela para planejamento financeiro — Ver suas despesas e receitas é muito mais eficiente do que apenas saber esses números de forma decorada. Afinal, quando algo fica apenas no pensamento, ele parece menos real e, consequentemente, temos uma tendência maior a ignorar.

Sendo assim, crie uma tabela, seja no Excel, no celular ou na caderneta e liste todas as suas receitas e todos os gastos que você possui, começando por aqueles que são fixos. A cada semana atualize a planilha com os novos custos ou receitas e veja quanto ainda sobre do seu dinheiro.

Estabeleça um limite máximo para gastar mensalmente — Mesmo que o seu cartão seja sem limite, você mesmo precisa estabelecer o máximo que pode gastar com esse crédito que possui. Isso vai evitar gastos por impulso, controlando ainda mais as suas finanças.

Não use o cartão em compras pequenas — Uma pequena lembrança para uma amiga, um almoço de trabalho, a ida ao cabeleireiro e o estacionamento do shopping, tudo isso são exemplos de gastos rotineiros e de baixo custo. Porém, apesar de terem um valor reduzido, eles podem pesar no orçamento caso você perca o controle dessas despesas. Sendo assim, evite utilizar seu cartão de crédito sem limite para pagar esse tipo de compra e opte sempre pelo débito.

Tenha uma reserva de emergência — Ter uma reserva de emergência é fundamental para lidar com eventualidades que ocorram em momentos específicos. Desse modo, caso seus gastos tenham ficado acima do esperado em determinado mês, você não precisará recorrer ao parcelamento da fatura e arcar com juros, basta utilizar o capital de emergência que possui.

Me endividei com um cartão sem limite, o que faço? Caso você não tenha seguido as dicas anteriores ou tenha chegado aqui no texto já com dívidas, não se preocupe que também temos dicas para a sua situação. Desse modo, nos tópicos seguintes, vamos apresentar algumas ações que você precisa tomar para acabar de vez com os débitos que possui no cartão.

Reduza custos — Qualquer gasto desnecessário que você tenha deve ser eliminado. Sendo assim, crie uma tabela financeira e observe todas as suas despesas, desde as mais básicas até as que possuem um alto custo. A partir daí, risque todas aquelas que não fazem tanta diferença em seu cotidiano e veja a economia que consegue ter.

Assim, além de não fazer novos débitos, com a sobra de capital é possível juntar dinheiro para a quitação das dívidas.

Não opte pelo pagamento mínimo — Nunca realize o pagamento mínimo do cartão. Isso apenas posterga o débito existente para o mês seguinte, que se acumula com os novos gastos que você realiza, criando um endividamento sem fim. Portanto, organize-se para realizar a quitação integral do cartão.

Deixe os cartões em casa — Para evitar criar novos débitos, deixe todos os seus cartões de crédito em casa. Assim, mesmo que surja um impulso de comprar algo de última hora, você não terá o cartão em mãos, o que lhe dará um pouco mais de tempo para pensar se realmente aquela aquisição vale a pena.

Faça um empréstimo para quitar toda a dívida — Caso as dicas anteriores não resolvam o seu débito, vale a pena realizar um empréstimo e, assim, quitar de forma integral todo o valor que estiver devendo. Porém, é muito importante planejar bem esse novo gasto.

Sendo assim, avalie as taxas cobradas, o preço das parcelas e a instituição financeira com a qual fará a transação. No mercado, a fintech CashMe, por exemplo, trabalha com juros reduzidos (0,85% ao mês + IPCA) e parcelamento em mais de dez anos, o que gera um valor de parcela reduzido. Tudo isso graças ao seu empréstimo com garantia de imóvel , que também é conhecido como home equity.

Lembre-se que o empréstimo precisa cobrir todo o valor da dívida com o cartão, caso contrário você acabará mais endividado do que antes. Depois de observar todas as dicas aqui apresentadas, temos certeza que será mais fácil utilizar seu cartão de crédito sem limite de forma consciente e sem incorrer em débitos desnecessários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira