Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2021 - 07:04

Acordos bilaterais são assinados durante visita ao Oriente Médio, diz Itamaraty


O Presidente da República do Brasil, Jair Messias Bolsonaro aprofundou relações internacionais e aprofundou cooperações entre os países.

A convite de Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante de Dubai, e Sua Alteza Xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice Comandante Supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, Sua Excelência o Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, fez sua segunda visita aos Emirados Árabes Unidos de 13 a 16 de novembro de 2021, juntamente, vários ministros, bem como representantes do Congresso e do setor privado, integraram a delegação presidencial.

. Em Dubai, o senhor Presidente da República foi recebido Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum. À luz da parceria estratégica entre as duas nações, os dois líderes discutiram as relações bilaterais e formas de aprofundar a cooperação à luz de oportunidades futuras, enfatizando os interesses comuns para sustentar os laços de amizade entre os dois países. Ademais, o Senhor Presidente da República concedeu à Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum a Grã-Cruz da Medalha Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira concedida a chefes de estado.

. Durante a reunião, foram assinados diversos acordos e memorandos de entendimento, incluindo o Memorando de Entendimento entre o Centro de Estudos e Pesquisas Estratégicas dos Emirados (ECSSR) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Memorando de Entendimento entre o Ministério da Educação dos Emirados Árabes Unidos e o Ministério da Educação do Brasil sobre cooperação na área de educação.

. O senhor Presidente da República destacou que a visita acontece em meio às celebrações do Jubileu de Ouro dos Emirados Árabes Unidos, comemorando a unificação dos sete emirados em um estado moderno que desempenha papel importante na comunidade internacional. Além disso, o Senhor Presidente da República destacou os notáveis desenvolvimentos alcançados pelos Emirados Árabes Unidos nas últimas cinco décadas. Por sua vez, Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum parabenizou o Brasil pela celebração do 200º aniversário de sua independência, a comemorar-se em 2022.

. Em 14 de novembro de 2021, o senhor Presidente da República participou da cerimônia de abertura da 17ª edição do Dubai Airshow, maior evento comercial aeroespacial do mundo. As autoridades emiráticas saudaram a expressiva participação do Brasil, por meio de pavilhão nacional e de pavilhão da Embraer, representando a indústria de Defesa brasileira.

. Em 15 de novembro de 2021, o Presidente Bolsonaro participou da celebração do Dia do Brasil na Expo 2020 Dubai. O presidente parabenizou os líderes emiráticos pela realização da Expo 2020 Dubai, primeiro grande evento global aberto ao público e presencial desde o início da pandemia de Covid-19.

. O Senhor Presidente da República foi recebido por Sua Alteza, o Xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, em Abu Dhabi. As duas partes discutiram relações bilaterais e questões regionais de interesse mútuo. Ademais, Sua Alteza o Xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan foi agraciado com a Grã-Cruz da Medalha Nacional do Cruzeiro do Sul pelo presidente Bolsonaro.

. Ambos os líderes analisaram questões bilaterais urgentes e concordaram em continuar a aprofundar a Parceria Estratégica bilateral. As duas partes manifestaram interesse em realizar a primeira reunião no âmbito do acordo de Parceria Estratégica assinado entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos em 2022, para discutir tópicos que poderão incluir paz e segurança, desenvolvimento sustentável, cooperação econômica, energia renovável, e os setores de turismo, cultura e esportes.

. Os líderes reafirmaram a importância de promover a cooperação econômica bilateral e expressaram sua intenção de aprofundá-la. Em 2021, o total de ativos dos Emirados Árabes Unidos no Brasil ultrapassou US $ 10 bilhões, enquanto 30 empresas brasileiras operavam nos Emirados Árabes Unidos.

. Em 15 de novembro de 2021, o presidente Bolsonaro participou da cerimônia de abertura do Fórum de Investimentos Brasil-Emirados, que demonstrou o desejo dos líderes empresariais dos dois países em estreitar o relacionamento econômico bilateral.

. O presidente brasileiro reconheceu o importante papel que os Emirados Árabes Unidos desempenham no setor de logística global e no Brasil em particular. Os líderes dos Emirados saudaram à adesão das operadoras brasileiras à iniciativa World Logistics Passport do governo de Dubai e expressaram o desejo de empresas e fundos dos Emirados Árabes Unidos expandam, ainda mais, sua significativa participação nos setores brasileiros de logística e infraestrutura.

. Confiantes na experiência e na capacidade do agronegócio brasileiro para ajudar os EAU a obter êxito em sua estratégia de segurança alimentar, ambos os países expressaram intenção de fortalecer a cooperação bilateral no setor agrícola, conforme descrito no Memorando de Entendimento sobre a Parceria Estratégica de 2019.

. As duas partes reafirmaram disposição de aprofundar a cooperação no combate ao crime e na regulamentação da extradição e da reabilitação social de pessoas encarceradas. A este respeito, ambos os países assinaram, em 13 de novembro de 2021, Acordo sobre a Transferência de Pessoas Condenadas.

. Os líderes reafirmaram a importância da cooperação em defesa e expressaram intenção de realizar reunião do Comitê Conjunto de Defesa bilateral. Ambos os países expressaram o desejo de estabelecer cooperação na área de produtos de defesa, enfatizando iniciativas conjuntas no setor de pesquisa e desenvolvimento.

. Com o intuito de fortalecer ainda mais as relações bilaterais, os líderes acolheram iniciativas nos setores de cultura, educação, turismo e esportes, tendo assinado Memorando de Entendimento sobre Educação que servirá de base para cooperação educacional na forma de intercâmbio e programas de bolsas de estudo.

. Enfatizando a importância de promover a tolerância e a coexistência para a estabilidade regional e a prosperidade econômica, o Presidente Bolsonaro saudou a assinatura dos Acordos de Abraão entre os EAU e o Estado de Israel. O lado emirático reiterou que os Acordos de Abraão representam oportunidade histórica que facilita a cooperação, a pacificação e o diálogo inter-religioso.

. Reafirmando o importante papel desempenhado pelo Brasil e pelos Emirados Árabes Unidos em suas regiões, os líderes de ambos os países trocaram opiniões sobre questões prementes e reiteraram a disposição de realizar consultas regulares, uma vez que ambas as nações foram eleitas membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o mandato de 2022-2023. Os dois lados ressaltaram o compromisso de promover a paz e a estabilidade em suas respectivas regiões e no mundo, como extensão de suas convicções na importância do multilateralismo e no papel vital que as Nações Unidas desempenham na manutenção da paz e da segurança internacionais.

. O presidente Bolsonaro expressou sua gratidão à liderança dos Emirados Árabes Unidos pela calorosa recepção e hospitalidade estendidas a ele e à sua delegação. Desejou aos Emirados Árabes Unidos sucesso na realização da EXPO 2020 Dubai, que continua a colocar os EAU como um hub global para tolerância, coexistência e engajamento internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira