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01/06/2008 - 07:07

Pesquisa online amplia conhecimento sobre o consumidor


Para especialista da inglesa TNS, líder global no segmento de pesquisas Ad Hoc (customizadas), a pesquisa online oferece resultados confiáveis, permite investigar targets importantes e possibilita mais insigths sobre os consumidores do que a pesquisa offline (face to face).

Com a rápida disseminação da Internet, a pesquisa de mercado online já se converteu na forma predominante de pesquisa em alguns mercados e segue com perspectivas de crescimento. “Essa modalidade de pesquisa vem despertando cada vez mais a atenção de empresas em todo o mundo e, apesar de a Internet ainda ter abrangência relativamente baixa em algumas regiões, esse interesse começa a ocorrer, com maior intensidade, nos países emergentes”, afirma Trixie Cartwright, diretora regional para pesquisa interativa da TNS para a América Latina.

Segundo Cartwright, a abordagem online se adapta perfeitamente a determinados segmentos da população. “Atualmente é muito mais fácil abordar, pela Internet, targets importantes como, por exemplo, pessoas de classes mais altas, usuários de tecnologia avançada, early adopters (pessoas que adotam rapidamente novos produtos) e future shapers (consumidores com poder de desenhar o futuro do mercado). Em países em que a abrangência da Internet ainda é baixa, é possível investigar os grupos acima mencionados que se encontram perfeitamente representados online”, destaca.

A especialista considera, ainda, que antes de se optar por qualquer tipo de metodologia é preciso comparar, pela forma convencional e online, a variação dos resultados obtidos. “É importante salientar que todas as formas de pesquisa têm vantagens e desvantagens, daí a necessidade de se avaliar preliminarmente algumas questões específicas”, aconselha.

O efeito entrevistador - A presença do entrevistador também representa uma diferença importante ao se comparar entrevistas online e offline. “Estudos research on research (análises realizadas para avaliar a variação dos resultados obtidos com abordagens e metodologia distintas ) freqüentemente apontam diferenças no nível de detalhamento e na qualidade da informação coletada em entrevistas online (sem a presença do entrevistador), comparado a entrevistas offline (conduzidas por um entrevistador)”, compara.

A pesquisadora explica que os entrevistados online não têm motivos para se sentir coibidos em suas respostas, uma vez que estão sozinhos ao responder o questionário e, por isso, não estão “abertos” aos julgamentos do entrevistador. “Estudos recentes têm mostrado alterações nos resultados ao avaliarmos temas socialmente indesejáveis ou tabus, e indicam claramente que os resultados obtidos em pesquisas online são mais representativos da realidade”, constata.

O questionário acima, feito na Espanha, mostra que a pesquisa online é um excelente instrumento para se obter repostas mais honestas, principalmente quando são avaliados temas delicados, controversos ou socialmente indesejáveis.

O efeito tempo - Os entrevistados online respondem as pesquisas no momento em que lhes for conveniente, por isso as chances de estarem submetidos a pressões de tempo são menores. Além disso, não contam com a presença do entrevistador que os distraia ou interrompa sua linha de raciocínio, de maneira que têm mais liberdade para refletir sobre suas respostas.

Dessa forma, a metodologia online tende a obter uma maior quantidade de menções de marcas em perguntas espontâneas incluídas em estudos de marca ou de comunicação. Isso também causa um efeito nas perguntas abertas. Nesse caso, os entrevistadores atuam como filtro entre o que o entrevistado responde e o que está escrito. É possível que algumas vezes os entrevistadores percam algumas partes do que foi respondido e/ ou tenham que reduzir ao que eles consideram como os pontos-chave das respostas.

A TNS realizou um estudo específico para avaliar esse efeito em perguntas abertas. Nessa análise (com utilização das metodologias online e offline), foi solicitado aos entrevistados que descrevessem a propaganda de bebida que haviam visto recentemente. Os resultados mostraram que a média de palavras em entrevistas online é quase o dobro e, o que é mais importante, o conteúdo resultante da pesquisa online trouxe um conhecimento mais aprofundado sobre as atitudes e opiniões relacionadas à propaganda. Além disso, os entrevistados utilizaram a pontuação e o estilo de escrita para ajudar a demonstrar o impacto emocional da comunicação.

Qualidade das respostas - Existe um questionamento sobre a metodologia online ser “aberta” a entrevistados sem grande interesse de participar da pesquisa, e que somente navegam pelo questionário “clicando” com grande velocidade para receber o incentivo prometido. Cartwright conta que diversos estudos realizados têm demonstrado que a qualidade da informação obtida por pesquisas online é, muitas vezes, superior à das metodologias offline. "Mas isso somente é realidade quando o comportamento fraudulento e não confiável é compreendido e controlado por medidas efetivas de qualidade", frisa.

A TNS investe na realização de estudos específicos com o objetivo de compreender e desenvolver um conjunto de medidas de qualidade para todas as etapas do processo de pesquisa online, das regras para a realização de estudos via painel ao desenho de questionários que garantam a validade e a confiabilidade das respostas.

Pesquisa online: a chave para o futuro - As metodologias offline seguirão proporcionando grandes benefícios aos clientes, especialmente nos mercados em que a penetração de Internet ainda é muito baixa. Por outro lado, a realidade é que a tendência de realizar pesquisas através de soluções online é cada vez maior. A chave é identificar as oportunidades existentes e assegurar que a qualidade e a confiabilidade dos resultados sejam mantidas ou melhoradas. A TNS sabe que a investigação online é chave para o futuro dos negócios, e, por isso, está realizando grandes investimentos para oferecer um serviço de excelência nos estudos via Internet, com painéis de grande qualidade, soluções interativas e grande expertise nesse tipo de pesquisa.

Trixie Cartwrigth é diretora regional para pesquisa interativa da TNS para a América Latina, baseada em Buenos Aires – Argentina. É especialista em pesquisa interativa, e desde o início de 2008 está voltada ao suporte de pesquisa online na América Latina, trazendo para a região seu expertise para o crescimento deste setor.

TNS InterScience - Com tradição de 24 anos em pesquisa de mercado, a InterScience Informação e Tecnologia Aplicada, que após a incorporação em 2005 pela holding inglesa TNS (Taylor Nelson Sofres), líder mundial no segmento de pesquisas Ad Hoc (sob encomenda), passou a se denominar TNS InterScience, tem se destacado pela utilização de metodologias inovadoras e conhecimento dos diversos setores de mercado para auxiliar a tomada de decisões em processos relacionados a desenvolvimento de produtos, avaliação de marcas e comunicação, segmentação e satisfação de clientes. A TNS possui uma rede global de empresas e marca presença em mais de 70 países, o que permite oferecer, de forma consistente em todo o mundo, soluções inovadoras de pesquisa e profundo conhecimento para análise dos resultados. O objetivo estratégico da empresa é ser reconhecida como líder global na entrega de informação, conhecimento e insights que auxiliem os clientes na tomada de decisões. || www.tnsinterscience.com.br

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